Verbo FM

Verbo no Rio incentivou a prática de exercícios físicos

Saúde do corpo foi tema da Semana Verbo em Forma, evento que ocorreu em Pedra de Guaratiba, Rio de Janeiro (RJ).

A Igreja Verbo da Vida em Pedra de Guaratiba, Rio de Janeiro (RJ), promoveu a Semana Verbo em Forma, uma semana dedicada ao cuidado com o templo do Espírito Santo — nosso corpo.

Rachel Garcia, Coordenadora da Associação Alumni e educadora física, foi quem idealizou o Verbo em Forma, um projeto do Ministério Verbo da Vida – MVV que visa a saúde do corpo e bem-estar. Ela foi uma das convidadas para estar na Semana Verbo em Forma, junto ao seu esposo Thiago Garcia. O evento contou também com a participação de Paulo Borges, educador físico e líder dos Invictus Teen (departamento de jovens da igreja) e da médica psiquiatra Laís Quintanilha.

Várias ministrações baseadas na Palavra e também atividades práticas envolveram não só a igreja, mas também a comunidade.

Na terça-feira, Paulo Borges ministrou de forma bastante objetiva, falando sobre a importância de compreendermos o corpo como templo do Espírito Santo e a importância de assumirmos a nossa responsabilidade em mantê-lo saudável.

“Assim como um espírito forte é um espírito bem treinado em fé e alimentado com a Palavra, o nosso corpo físico precisa também ser bem cuidado com alimentação saudável e treinado com atividades físicas. Muitas vezes, quando não andamos em saúde, o mundo entende que Deus não está nos abençoando, mas a verdade é que Ele já nos abençoou com saúde divina. Não entendemos tudo, mas algumas vezes enfermidades chegam por negligência nossa. Quando cuidamos do nosso corpo, glorificamos a Deus. Temos um propósito a cumprir e os nossos hábitos relacionados ao cuidado com o nosso corpo vão interferir diretamente no cumprimento dele.“ Paulo Borges Paulo Borges

Após a Palavra, foi a hora de partir para a prática. Os participantes assistiram a uma aula demonstrativa de treino funcional com atividades simples que podem ser realizadas em casa.

Na quinta-feira, Rachel ministrou para toda igreja. Citando o texto de 2 Coríntios 4.7, que fala sobre o tesouro do Evangelho em vasos de barro, ela mencionou a fragilidade do nosso corpo diante da preciosidade do que carregamos: a unção e propósito. Por isso, a necessidade do autocuidado.

“A manutenção do que obtive pela minha salvação passa pelas minhas atitudes. Quando eu não cuido do meu corpo, eu negligencio a tão grande salvação que recebi. É verdade que já fomos curados e temos direito à saúde divina, mas o andar nessa saúde divina passa por nossas escolhas. Assim como não vivemos mais deliberadamente no pecado, não podemos mais viver deliberadamente sem cuidar do nosso corpo. Deus nos deu uma mensagem preciosa para anunciar ao mundo. Se matamos nosso corpo, não podemos mais levar a Mensagem”, Rachel Garcia.

No sábado pela manhã, foi realizada a Corrida e Caminhada Verbo Amar, evento aberto a toda comunidade, promovido pela ONG  Verbo Amar, e teve um percurso de 5 quilômetros com 180 participantes inscritos e mais 100 voluntários envolvidos, que promoveram atividades recreativas e demonstrações dos projetos esportivos da ONG enquanto a corrida acontecia.

Os três primeiros colocados das categorias femininas e masculinas foram premiados de acordo com o regulamento, mas todos os participantes que terminaram o percurso receberam também uma medalha.

O pastor do Verbo da Pedra, Edimilson Nunes, encerrou a programação com uma palavra acerca de perseverança: “Nosso corpo é templo do Espírito Santo, vamos correr nossa carreira com saúde, paz e alegria, lembrando que vencedor é quem permanece até o final, isso serve para todas as áreas da vida”.

No sábado à noite, a Semana Verbo em Forma foi encerrada com um simpósio, mediado por Paulo Borges, com a participação de Laís Quintanilha e Raquel Garcia.

Laís falou sobre cuidados com a saúde mental, desmistificando questões como ansiedade e depressão, que muitas vezes podem ter causas químicas (desequilíbrio hormonal). Ela também acrescentou sobre a importância de considerarmos os profissionais da medicina, e a interação entre a saúde mental e a saúde do corpo.

“Somos seres em três dimensões: corpo, alma e espírito. Uma dimensão influencia a outra, por isso devemos cuidar de cada parte do nosso ser e não lidar com alguma delas como menos importante. O que acontece no nosso cérebro influencia nosso corpo e vice-versa. O desejo de Deus é que tenhamos vida plena e, para isso, precisamos cuidar da nossa saúde mental” Laís Quintanilha.

Em seguida, Rachel compartilhou dicas práticas de como começar a se exercitar e mudar a alimentação, partindo de metas alcançáveis e evoluindo gradativamente.

A noite foi encerrada com perguntas do público às palestrantes, que puderam tirar dúvidas e trazer mais instruções.

A Semana Verbo em Forma foi considerada um marco na vida da igreja, um verdadeiro cuidado de Deus com cada um.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!