Verbo FM

A vida e o tempo

Recentemente em uma pequena viagem de descanso, tive a grata oportunidade de testemunhar um episódio que ministrou muito ao meu coração. Observei um homem aproximar-se de uma pequena loja à beira mar onde um senhor de cabelos grisalhos parcialmente escondido por um divertido boné, pintava um quadro ao lado de vários deles já concluídos e prontos para venda.

Um outro senhor aproximou-se e indagou a respeito dos preços. Percebi que havia uma disparidade entre o encantamento pelos quadros e sua real condição de adquiri-los. Percebendo o fato, o velho pintor começou um diálogo através do qual ambos foram envolvidos numa deliciosa troca de informação a respeito do que cada um fazia, suas paixões, onde a vida pulsava em cada um deles, seus sonhos. Aquele momento, não fosse a parte final daquele encontro, seria apenas poético.

O suposto comprador ao se despedir desculpou-se pelo fato de ter feito o Pintor perder seu tempo precioso naquela conversa sem efetuar uma venda. A reposta do pintor me marcou. Ele disse: ” se tivesse comprado o quadro talvez não me daria o seu tempo. Você não levou o quadro mas levou um pouco da minha vida, meu tempo é a minha vida, ela é feita de tempo. Você deixou um pouco da sua e levou um pouco minha.”

Conheci um ascensorista (operador de elevador) que acreditava ser um poste. Dizia isso por sua rotina e o desinteresse das pessoas pelo do seu trabalho. Fiz amizade com ele e lhe falava todo dia o quanto era importante. Ele me disse que  esperava ansioso todo dia pelo nosso encontro. Não vendíamos e não comprávamos nada, apenas fazíamos um negócio de atenção e tempo. Como disse o velho pintor, meu tempo é a minha vida. Eu deixei um pouco da minha e levei um pouco da dele.

Somos muito seletivos quanto a quem doamos o nosso tempo. Até certo ponto é uma ato de prudência (muitos querem roubar o nosso tempo e nossa energia). Todavia temos que ponderar a respeito do fato de estarmos prontos a “perder tempo” com alguém cujo relacionamento possa nos trazer algum dividendo. Também podemos não ter muito ânimo para investir ou dar atenção à alguém que nunca, teoricamente,  poderá fazer alguma coisa por nós.

As pessoas, sem erro de concordância, é tudo que Deus tem. Se dou importância e meu tempo para elas, estou dando minha vida e meu tempo para Deus. Estou exercitando cada dia dar importância ao que elas são, o que fazem, como se sentem, no que posso ajudar. Sei que dá trabalho, mas que escolha eu tenho? Jamais poderei dizer que dei minha vida se não estiver disposto a dar o meu tempo.

Creio que uma chave importante é não supervalorizarmos o que somos e o que fazemos em detrimento do que  a outra pessoa é e o que faz. Nunca mais fiquei irritado com as pessoas que me abordam no trânsito para me deixar uma propaganda. Todo mundo gosta de ser respeitado no seu trabalho. É o trabalho delas, não é menos digno que o meu. Posso dar um pouco do meu tempo para elas, gosto de ser tratado assim, é uma via de mão dupla!

Eu preciso muito das pessoas. Não das coisas que elas têm, mas do que elas representam. Preciso do seu tempo, isto é, da vida que elas têm. Elas precisam da minha vida e do meu tempo, da minha sincera atenção. Quando pergunto a alguém “como vai?”,  quero saber a resposta, não quero viver de protocolo. Dá trabalho eu sei, mas faz mais sentido. Sempre tem alguém precisando do nosso tempo. Não damos porque ainda achamos que as coisas são mais importantes do que as pessoas.

Deixe seu tempo com as pessoas, sua atenção, sua sinceridade. Vai deixar um pouco da sua vida. E Isso é o que importa.

Um beijo grande!

5 Comentários

  • Como dizem os Santa Helenenses…Que querido!
    Muito bom e muito adequado para um tempo e uma igreja que corre tanto com tantos eventos.

    Deus o abençoe.

    Verbo da Vida Santa Helena,PR

    Resposta
  • Maravilhosas palavras. O melhor é saber que o autor vive cada uma delas. Ainda podemos viver o que falamos e pregamos que cremos.

    Resposta
  • Sensacional!!! Para todos nós meditarmos.
    Obrigado por sua sensibilidade Pr. Edimilson.
    Abração

    Resposta
  • Que Texto poderoso! Amei! Amei mais ainda porque sei que o autor vive o que escreve.
    Vamos viver o que falamos e escrevemos! Vamos viver a Palavra!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!