Verbo FM

Dai-lhes vós de comer

OLHAR SOCIAL-01É bem possível você já ter ouvido ou lido várias vezes acerca da primeira multiplicação dos pães e peixes (Lucas 9:10-17), e todos nós ficamos maravilhados ao ver como o Senhor Jesus resolveu um “pequeno problema”, o qual, naquele momento, era alimentar uma grande multidão (5 mil homens, fora mulheres e crianças).

Na verdade, nós nos empolgamos quando vemos que Ele não só alimentou e saciou a fome de todos, mas também quando observamos que, no final, ainda sobraram 12 cestos cheios.

Mas, é provável você nunca ter observado um detalhe social nesta passagem, quando no verso 12 diz que os discípulos se aproximaram do Senhor e disseram: “Despede a multidão, para que, indo aos lugares e aldeias ao redor, se hospedem e achem o que comer, porque estamos em lugar deserto”. Podemos notar que a solução que os discípulos acharam para resolver o “problema” (a fome) foi exatamente a forma que muitos de nós (como Corpo de Cristo), atualmente, usamos para resolver os problemas sociais que vemos a nossa volta.

Porém, é um engano despedir a “multidão”, sem antes fazermos algo da nossa parte para solucionar o problema dela. Observamos também que eles não só chegaram pra Jesus mostrando o problema, mas chegaram com a “solução” que eles achavam ser a ideal: despedir a multidão. Sempre será mais fácil e mais cômodo para nós fugirmos do problema do que buscarmos resolvê-lo.

É bem provável estarmos agindo como os discípulos, fugindo da nossa responsabilidade, “jogando” para Deus a responsabilidade de uma ação que, na verdade, cabe a nós darmos o primeiro passo. No verso 13, Jesus ensinou como devemos agir diante de tal situação. Ele disse: “Dai-lhes vós de comer”. Em nenhum momento, nessa passagem, vemos Jesus perguntando o que eles tinham para dar, nem muito menos Ele ordenou que eles comprassem a comida ou fizessem algum tipo de “sacrifício”, tudo que Jesus queria era uma postura baseada em fé e amor para com a necessidade do próximo.

É muito fácil lançarmos a responsabilidade social nos “ombros” dos outros, mas cabe a Igreja (Corpo de Cristo) ter uma postura que o mundo nunca irá ter, nem muito menos compreender, que é andar em amor, tornando-se um suporte, um canal, alguém que leve as pessoas à Cristo não só em palavras, mas também em atitudes.

Observe que o que para os discípulos era muito pouco (5 pães e 2 peixinhos), para Jesus foi o suficiente para o milagre acontecer, isso nos mostra que o tudo que o Senhor queria era uma ação pessoal dos discípulos, uma atitude acertada de coração em semear com alegria, pois o Senhor é Aquele “que dá sementes ao que semeia” (II Coríntios 9.10).

Jesus não está interessado na quantidade do que podemos oferecer, mais sim na intenção do nosso coração. Como resultado, todos se alimentaram, saciaram a sua fome e a “boa medida, recalcada, sacudida e transbordante” pôde ser vista nos doze cestos cheios que restaram. Sabemos que as boas obras não levam ninguém à salvação, mas uma pessoa nascida de novo, encharcada com o amor de Cristo, certamente, sempre será impulsionada a fazer boas obras… Pense nisto! E lembre-se: Atitudes falam mais do que palavras!

Jairo e Pâmela Pachêco são os fundadores e presidentes da IDE – PROJETOS SOCIAIS, uma ONG responsável por várias boas obras na cidade de Soledade-PB. Dentre eles, o Projeto Pequeninos que têm assistenciado e alimentado centenas de crianças carentes. Clique Aqui e Saiba Mais

ide-projetossociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!