Verbo FM

A porta estreita

por Perilo Borba

“Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida!” (Mateus 7.14 – NVI)

Não sei se você já ouviu a expressão “estreito de Jeová”, mas eu já ouvi muito nos ajuntamentos pentecostais, talvez ela tenha sido gerada do versículo acima. É bem verdade que muitas vezes ela é usada com uma conotação errada, como se Deus fosse “nos espremer” até, talvez, com coisas que não condizem com o caráter dEle, como doenças, por exemplo.

Mas, não podemos negar o fato de que, realmente, existe um estreito de Jeová. Porém, somos nós mesmos quem devemos nos espremer.

Por qualquer beco, porta ou caminho estreito que tenhamos que passar, precisaremos moldar o nosso corpo a medida do mesmo, talvez nos virarmos e andarmos lateralmente, diminuir a barriga, retirar pesos e deixar coisas que temos carregado. Não é a porta ou o caminho que muda ou que faz alguma coisa, somos nós quem fazemos. Semelhantemente, para viver a vida de Deus, para entrar pela porta que se chama Jesus Cristo e seguir este caminho que é a verdade e vida e leva ao Pai, temos que nos moldar.

Jesus contrastou esta porta estreita com outra porta e outro caminho, bem mais largos, espaçosos: “Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição” (Mateus 7.13)

Naturalmente, sempre vamos preferir uma porta mais larga e um caminho mais espaçoso, pois os mesmos não irão requerer de nós nenhum tipo de esforço ou ajuste. Espiritualmente, é necessário termos limites, sermos moldados, abandonarmos algumas coisas… precisamos escolher o “estreito de Jeová”. Porém, o fim sempre será vida! Esta porta estreita significará alívio, transformações e, por mais contraditório e louco que pareça, liberdade.

O caminho do mundo é espaçoso, é sem limites, mas não é de liberdade, é de libertinagem. O fim dele? Perdição. É um caminho enganoso. Promete liberdade, termina em prisão. Promete alívio, termina em peso. Promete bem-estar, termina em preocupação.

Entretanto, Jesus não fez propaganda enganosa. Para ganhar discípulos ele poderia ter feito outro tipo de publicidade do seu caminho. Mas Ele é verdadeiro e deixou bem claro: “Se quiser vim, é estreito!”, em outras passagens: “Tome sua cruz e siga”, “Perca a sua vida se não você não será digno de Mim”… Mas, o final também é certo: alegria, paz, saúde, sonhos realizados, ressurreição… achar a verdadeira vida!

Lição dessa semana: É melhor perder algo para poder entrar pela porta estreita e seguir o caminho apertado, do que perder a própria vida no final do caminho largo e enganoso deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!