Verbo FM

É melhor não prometer

por Perilo Borba


“É melhor não fazer voto (promessa) do que fazer e não cumprir” (Eclesiastes 5.5)

Quantas vezes não temos sido precipitados no falar. Não só com as pessoas, mas até com Deus. Quantas coisas já dizemos que iríamos fazer e não as fizemos? Pense nisso: era melhor que não tivéssemos prometido, do que não termos cumprido a nossa promessa.

Precisamos valorizar mais as nossas palavras não só a ponto de agirmos correspondentes a elas, mas também a ponto de não as pronunciarmos de forma precipitada, impensada ou impulsiva.

Como diz um provérbio chinês (ou, segundo algumas pessoas, árabe), “Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida”. Suas palavras, uma vez faladas estão faladas. Segundo a Bíblia, elas podem lhe condenar ou lhe justificar, lhe prender ou lhe livrar… palavras têm poder!

Jesus relatou a história de um homem que tinha dois filhos. Um deles disse que iria ajudá-lo na vinha e não foi. O outro disse que não queria ir (foi sincero), mas depois se arrependeu e foi. Jesus perguntou: Qual deles fez a vontade de Deus? A resposta certa era que foi o segundo (Mateus 21.28-31). Isto me ensina que as minhas ações importarão mais do que as minhas palavras. Todavia, se eu tiver mais cautela e prudência antes de falar, evitarei frustrar pessoas e não ser infiel para com o meu Pai.

Quantos liderados têm perdido a confiança de seus líderes, ou vice-versa? Quantos pais estão descredibilizados diante dos filhos, ou vice-versa? Quantas empresas estão deixando seus clientes insatisfeitos? Quantos homens e mulheres não estão ficando com a má reputação de mentirosos? Isto é sério! O Ap. Bud Wright costumava dizer: “Se suas palavras não valem nada, você não vale nada!”.

Eu estou procurando me vigiar cada vez mais, pois não quero ser, como dizem: “cachorro que late (ladra) mas não morde”. É melhor não latir se não for morder. Jesus corrigiu Pedro quando este disse: “Vou contigo até a morte”. Qual o fim da história? Ele negou o Mestre em três situações antes mesmo do galo cantar.

Como também dizem: “é melhor prevenir do que remediar”. É melhor não falar do que ter que se arrepender ou concertar depois. Enfim, aprendamos que “há tempo de calar e há tempo de falar” (Eclesiastes 3.7). Particularmente, eu não acredito que seja à toa que o “calar” esteja primeiro… A gente chega lá!

1 Comentário

  • Sábias palavras,Perilo.A palavra de Deus diz que se conseguirmos dominar a boca, dominaremos o corpo inteiro. Amém!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!