Verbo FM

Ministrar e crescer. Diante de?

por Perilo Borba

Deus é onipresente e onisciente. Ou seja, Ele está em todos os lugares e perscruta todas as mentes e corações. Tudo Ele vê, tudo Ele ouve, tudo Ele sabe, nada pode ser escondido dEle (Hebreus 4.13).

Fiz questão de lembrar isto antes de ir direto ao que quero falar no post dessa semana: sobre MINISTRAR E CRESCER.

Essa ministração refere-se a todo tipo de serviço prestado na obra do Senhor. Ao contrário do que alguns erroneamente se acostumaram a pensar, ministrar não é apenas pregar e ministro não é só quem prega a Palavra atrás de um púlpito para um determinado público. Ministrar é servir, seja em que função for no corpo de Cristo.

Esse crescimento refere-se ao espiritual, ao desenvolvimento da nossa salvação com temor e tremor, ao nosso aperfeiçoamento, moldando o nosso caráter para frutificarmos o amor mais e mais. Significa o fortalecimento do nosso espírito, evidenciado pela nossa maturidade cristã.

Usarei o exemplo bíblico de dois meninos. O primeiro deles é Samuel. Vejamos os versículos abaixo:

“Porém Samuel MINISTRAVA PERANTE O SENHOR, sendo ainda jovem… E o jovem Samuel CRESCIA DIANTE DO SENHOR” (I Samuel 2.18 e 21).

Samuel ministrava e crescia. Penso que a ministração, o serviço, é um dos pré-requisitos para o crescimento espiritual. Nunca cresceremos espiritualmente sem estarmos servindo, sem ministrar na obra do Senhor.

Penso também que todo aquele que está crescendo é porque de alguma maneira está ministrando. Porém, nem todos que estão ministrando estão crescendo. Talvez porque caíram no extremo do ativismo de servir na obra do Senhor sem ter a comunhão com o Senhor da obra.

Samuel ministrava ao Senhor, já sabemos. Mas, Ele ministrava DIANTE DO SENHOR. Isto me dar uma ideia de que ninguém, ou talvez apenas poucos estavam vendo. Entretanto, alguns versículos depois, podemos ler: “E o jovem Samuel ia crescendo, diante do Senhor, como TAMBÉM DIANTE DOS HOMENS” (I Samuel 2.26).

Samuel continuou ministrando, mas Samuel continuou crescendo. Agora, não mais somente diante de Deus, os homens agora passaram a ver os frutos (evidências) desse crescimento de Samuel.

O outro menino é Jesus, veja: “E o menino ia crescendo e fortalecendo-se, ficando cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele” (Lucas 2.40). Alguns versículos depois: “crescia Jesus… diante de Deus e diante dos Homens” (v. 52). E Ele só tinha 12 anos de idade. Imagina o que Ele não ministrou e cresceu diante de Deus nos próximos 18 anos que ainda antecederam o início do Seu ministério, aos 30, quando aí sim milhares de homens passaram a ver as evidências?

Falei tudo isto para mostrar que a nossa prioridade precisa ser ministrar e crescer sempre, mesmo que ninguém veja, reconheça ou aparentemente esteja sendo alcançado por isto. Deus está vendo, está se agradando de nós e está nos preparando para que, no tempo certo, quando tivermos que estar diante dos homens, eles vejam e desfrutem das evidências do nosso serviço e crescimento.

Primeiro é diante de Deus… depois, no devido tempo, será diante dos homens. Jesus exortou os discípulos sobre evitarem ministrar para serem vistos pelos homens (Mateus 6.1). Esse tipo de motivação para o serviço nunca vai gerar crescimento, pelo contrário, irá lhe estagnar.

“Não servindo somente à vista como para agradar aos homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor. E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que do Senhor recebereis como recompensa a herança; servi a Cristo, o Senhor” (Colossenses 3.22-24) 

3 Comentários

  • Que Deus continue abençoando sua vida.
    Essa reflexão me ajudou muito estou cursando Teologia estudando no momento sobre, “Tipologia” .

    Resposta
  • Amem.. Amem…Amem
    Obrigado Perilo por essa reflexão de Deus para nossas vidas..
    tirei algumas concluões, compreendir que existem lindas comparações entre Samuel e Jesus..
    agora deu pra entender porque samuel precisoi ser
    SACERDOTE …PROFETA….JUIZ…UMA TIPOLOGIA DE CRISTO BIBLICAMENTE FALANDO…
    DEUS CONTINUE ABENÇOANDO.

    Resposta
  • Excelente todos los escritos!!
    Saludos desde Paraguay
    Soy Formado en Rhema Ponta Pora.
    Gracia y Sabiduria sean multplicadas sobre tu vida Perilo Borba.
    Un abrazo!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!