Verbo FM

Orar é o nosso melhor “protesto”

Por Perilo Borba

Este Domingo foi um dia atípico em muitas partes da nossa nação. Um grande número de pessoas atendeu a um chamado (não sei de quem) para ir às ruas. Fazer o que? Criticar, exigir mudanças, protestar, etc. Vejo um lado bom nisto, embora veja também muitas coisas negativas.

As pessoas do mundo têm até que fazer isso mesmo, é a única saída que elas têm. Mas, e nós? Penso que muito mais do que ir para as ruas, nós temos que ir para um lugar secreto de oração.

Cuidado com o que você tem falado, cuidado com o que você tem postado,  além disto anular as suas orações pela nação (se é que você tem orado), pode ser uma influência do espírito de rebeldia que, infelizmente,  tem se levantado mais forte em nossa nação.

“Ah, você está espiritualizando as coisas”, talvez você esteja pensando. Mas, eu não preciso, pois todas as coisas já são, em sua essência, espirituais. Muitas coisas negativas no Brasil podem ser resultados da influência desse espírito de rebeldia, o espírito do anticristo (I Jo. 2.18-22 e 4.3), negando e desrespeitando as verdadeiras autoridades, em vez de orar por elas, como nos ensinou o apóstolo Paulo:

“Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade. Porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade” (I Timóteo 2.1-4)

Em vez de eu mesmo continuar falando sobre isso, divulgo abaixo um trecho do Livro “O Cristão que Intercede”, do Rev. Kenneth E. Hagin:

Autor: Kenneth E. Hagin (Graça Editorial)
(Graça Editorial)

Na época em que Paulo escreveu isso, muitas nações eram governadas por reis. O equivalente atual nos países modernos é o Presidente da Re­pública. Depois, Paulo disse: .Por todos os que estão em emi­nência (v. 2). Isso quer dizer todos os nossos líderes — deputa­dos, senadores, governadores, prefeitos -todos que estão em posição de autoridade. Isso inclui até mesmo os policiais.

É muito fácil criticar. Ouço pessoas criticando e sei que não estão orando pelos líderes; quando oramos por outros, não te­mos tanta disposição para criticar. Como cristãos, entretanto, não devemos colocar os políti­cos antes de Cristo. Algumas pessoas estão tão envolvidas na política que não se desenvolvem espiritualmente.

Uma vez, por exemplo, alguns líderes políticos estavam sen­do processados criminalmente. No final, realmente foram considerados culpados e mandados para a prisão. Eu ouvi alguns cristãos dizendo que na próxima eleição iriam votar naqueles mesmos candidatos. Não tinha importância se tinham roubado algum dinheiro público. Os cristãos iam votar neles porque os políticos eram do partido ao qual eles eram filiados e eles acha­vam que é preciso ser fiel ao seu partido. Não fazia muita dife­rença para eles quem eram os candidatos. Felizmente, aqueles políticos não foram eleitos. 

Existem cristãos que quando oram por um político que não pertence ao partido deles, pedem apenas para que ele seja derrotado. Se o político for eleito, oram para que não tenha sucesso no cargo que for ocupar. Essa é uma oração egoísta, do tipo que não será respondida.

O Senhor tem colocado no meu coração que temos de orar especialmente por nosso país, pois muitas coisas podem ser mudadas por meio da oração. Deus não nos manda fazer algo apenas para colocar mais palavras na Bíblia ou para preencher alguma lacuna. Ele tem um propósito em mente. Em nosso tex­to, podemos aprender sobre o propósito da oração pelas auto­ridades.

Paulo disse que devemos orar pelos líderes, para que nós, que somos cristãos, tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda piedade e honestidade (v. 2). Deus se preocupa conosco e se moverá, ainda que aqueles que estão no poder possam não ser cristãos. Ele responderá nossa oração e fará coisas em nosso favor para que tenhamos uma vida quieta e sossegada.

Note agora o propósito final da nossa oração pela nação: Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salva­dor (v. 3). Se nós, como cristãos, queremos agradar a Deus, o que vamos colocar como pedido número um em nossa lista de oração? Eu mesmo? Meus filhos? Meus netos? Minha igreja? Não. Vamos fazer exatamente o que Deus nos mandou fazer: orar em primeiro lugar por todos aqueles que estão em posi­ção de autoridade.

Note o que diz o versículo número quatro: Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. O propósito supremo de Deus em nos ordenar que oremos pelas autoridades é que tenhamos liberdade para pro­pagar o Evangelho. Se não tivermos um bom governo, que pro­mova a paz e o sossego, teremos obstáculos para pregar o Evangelho. Em tempos de turbulência política, somos impedi­dos de pregar sobre Jesus Cristo. Em tempos de guerra, somos impedidos de pregar o Evangelho, devido às restrições na lo­comoção e a outras dificuldades.

Deus quer que o Evangelho seja anunciado. Ele quer a ver­dade sendo pregada. Quando esteve aqui na terra, Jesus dis­se: E este evangelho do reino será pregado em todo o mun­do, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim (Mt 24.14). O diabo fará tudo para evitar que isso aconteça.

Muitas vezes, lemos artigos nos jornais e ouvimos pregações sobre o que o diabo está fazendo. Ouvimos sobre como a situação está terrível. As pessoas não estão lhe dizendo nenhuma novidade. Você já sabia de tudo isso. Se você vai à igreja e ouve esse tipo de pregação, você volta para casa sem ter recebido nenhum alimento. Não me interessa o que o diabo esteja fazendo. Existem alguns princípios de oração na Palavra de Deus que se aplicam a nós hoje e por meio dos quais podemos mudar as situações.

Algumas pessoas afirmam: “A Bíblia diz que no final dos tempos… os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados (2 Tm 3.13)”. É verdade. Entretanto, o povo de Sodoma também estava indo de mal a pior e mesmo assim Deus disse que por amor a dez justos não destruiria a cidade, porque um homem de Deus intercedera em favor dela.

Portanto, quem é o responsável pelas guerras, crimes e vio­lência neste mundo? O diabo. Essas coisas não vêm de Deus. Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descen­do do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem som­bra de variação (Tg 1.17). E Deus só pode intervir quando os cristãos buscam Sua face e Lhe pedem para agir: nada tendes, porque não pedis (Tg 4.2).

A autoridade de Satanás sobre a terra só pode ser sobrepu­jada quando os cristãos oram e intercedem em favor da nossa terra e da nossa nação. Deus hoje está buscando alguém que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse… (Ez 22.30).

 

 

1 Comentário

  • Pois é pastor disse tudo
    Mas como pode ver aqui
    Os cristãos não estão muito preocupados com a nação
    Nem se quer leem artigos como esse
    Uma tristeza
    Estamos vivendo com indiferença
    Só vão acordar quando houver falta de paz e sossego em si próprio e nos seus
    OREMOS

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!