Verbo FM

No mundo do entretenimento

BLOG SAMIA ROCHA-04Bem, quero começar o blog analisando com você um cenário:

Imagine um mágico muito bom naquilo que faz. Vamos pegar o exemplo do “Mister M”, vocês lembram dele? Eu me lembro como eu ficava ao assistir as suas “mágicas”. Ficava impressionada pelo fato daquilo parecer tão real e verdadeiro. Mas, um tempo depois, víamos o próprio Mister M, indo  a TV para revelar que aquilo que era tão real no palco, quando olhávamos por trás das cortinas, não passavam de truques, articulações e ilusionismo.

Vivemos em uma geração assim, impressionada com a performance das pessoas. E quanto mais impressionados ficamos, mais deslumbrados ficamos também. O problema da boa performance é que quanto mais impressionados com ela nós ficamos, menos observamos os critérios que foram usados para sua realização. Não estamos muito interessados nos meios, mas no produto final: “desde que o resultado seja alcançado…!” Agora, será que é assim que Deus pensa?

Por que eu comecei o post com esse exemplo? Porque muitas vezes temos ficado deslumbrados com o desempenho de muitas pessoas e temos esquecido de valorizar o que realmente Deus valoriza. Estamos promovendo e incentivando performances sem nem saber ou procurar conhecer as estruturas e critérios que tem por trás das cortinas, se aquilo que está por trás da cortina corresponde ou não àquilo que vemos diante do palco.

Existe uma frase que diz: “Quem é você quando ninguém está olhando?” Mas, eu te pergunto: “Quem é você quando muitos estão te olhando?” Algumas pessoas só assumem alguns comportamentos se tiver plateia.

Se você não sustenta o que você diz quando você está diante de certas pessoas e diante de certos cenários, você não é verdadeiro e muito menos íntegro. Quem é você quando é pressionado? Quem é você quando tem a oportunidade de ter o que quer, só que de uma maneira mais rápida e fácil, e não pelo caminho que às vezes nem é tão fácil assim? O que você escolhe? Você é alguém que tem o “jeitinho brasileiro” como um hábito ou escolhe fazer o que é certo, da maneira certa?

Quem é você, quando tem a decisão de estabelecer alguém numa posição? Como você escolhe? Aquele amigo que te beneficiará, que nunca te contrariará ou aquele que mesmo não tendo nenhum vínculo de amizade com você seria a pessoa adequada para aquele serviço?

Quanto vale a sua palavra? Será que pessoas podem confiar nela? E quando falo palavra, eu não estou me referindo a palavra de Deus saindo da sua boca quando você prega. Eu me refiro as palavras que você diz no seu dia a dia.

Não quero que você me entenda mal e ache que estou aqui para te julgar. As nossas próprias ações e palavras nos julgarão um dia. Quero aqui não falar sobre perfeição, mas sobre a indignação que deve existir dentro de nós contra um estilo de vida leviano, falso, sem consistência e cheio de interesses próprios. A nossa mudança só vem diante do nível de indignação que existe dentro de nós.

Infelizmente a mentira tem se tornado verdade e o que é leviano tem se estabelecido como permanente, o profano tem influenciado aqueles que foram chamados para a santidade, com o falso pretexto de mudarmos os nossos “velhos costumes” para nos adaptarmos a uma nova geração, atraindo pessoas para um espetáculo (show) egoísta, que visa apenas a satisfação dos nossos próprios interesses, onde vemos todos sendo adorados, menos Aquele que merece adoração; a unção tem sido mais valorizada do que o caráter e o dinheiro tem falado mais alto do que a integridade ou direção de Deus.

Beneficiamos mais quem nos beneficiam e fazemos amizades visando as mesmas coisas: “o que eu ganho com isso!!” E para ter isso, nos desdobramos, somos simpáticos e solidários, realizamos, nos aproximamos e promovemos. Tudo isso com a finalidade de impressionar para alcançar um objetivo.

Se você acha que eu estou sendo exagerada ou radical ou demais, nessas declarações, então leia o que o próprio apóstolo Paulo escreveu na sua carta de 2 Timóteo 3.1-5 e e o capítulo 1 de Judas. Garanto que eles pegam mais pesado do que eu.

Enquanto nos conformarmos com esses entretenimentos visuais e auditivos, nunca perceberemos verdadeiramente a voz que existe dentro de nós colocada para nos guiar a toda verdade, porque ela estará abafada diante de tantos barulhos por fora.

É muito fácil ser “amigo”, se aproximar, mostrar, impressionar, mas é com o tempo e nas PEQUENAS coisas que vemos a integridade e inteireza que existe no coração de alguém. Pense sobre isso!

Salmo 15: “Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte? Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade e não usa a língua para difamar, que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo, que rejeita quem merece desprezo, mas honra os que temem o Senhor, que mantém a sua palavra, mesmo quando sai prejudicado, que não empresta o seu dinheiro visando lucro nem aceita suborno contra o inocente. Quem assim procede nunca será abalado!”

 “O bom nome é melhor do que o unguento (unção) precioso…” Eclesiastes 7.1:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!