Verbo FM

A boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Parte 2)

“E não vos conformeis com este século, mas transformai- vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.  (Romanos 12:2)

“Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor”. (Efésios 5:17)

Na primeira parte deste post destaquei um pouco da vontade e do caráter de Deus. Dos problemas que os cristãos enfrentam com crenças erradas por não conhecerem de fato o Deus e Pai de Jesus Cristo.

Bom, Vemos mais uma vez esses dois textos acima como base desse artigo (Romanos 12:2 e Efésios 5:17).

Nesta segunda e última parte vamos focar na renovação da mente e a compreensão do verdadeiro conhecimento, a palavra de Deus.

Em Romanos 12:2 o apóstolo Paulo está falando de um processo contínuo e diário para experimentar a vontade de Deus (que é boa, agradável e perfeita) a renovação da mente. Esse processo é individual e parte primeiramente da vontade do cristão. Ou seja, é necessário que o crente leia, estude, medite e pratique a palavra de Deus a partir do seu livre arbítrio. O processo da renovação da mente não acontece por oração, ou por cantar um louvor bem bonito, não! É através da palavra de Deus! Cantei durante anos uma canção que dizia “Renova-me Senhor Jesus, já não quero ser igual”. Mas depois percebi que essa canção não estava de acordo com a palavra!

Não devo pedir a Deus para renovar minha alma ou mente, mas fazer o que Deus diz: ”transformai-VOS pela RENOVAÇÃO da vossa mente, para que…”. Sou eu quem devo renovar a minha mente na palavra, através da leitura, estudo, meditação e prática dela!
A medida que colocamos nossa mente na palavra, nossos pensamentos passam a ficar no formato da palavra de Deus! É como fazer um bolo, quando você coloca a massa do bolo numa forma redonda, o bolo vai sair no formato redondo. Se colocar num forma quadrada, o bolo vai sair no formato quadrado. É isso que o apóstolo Paulo está falando, não coloque sua mente na “Forma” do mundo, mas transformais-vos pela renovação da vossa mente (Coloque sua mente na forma de Deus, que é a sua palavra e tenha a sua mente no formato da palavra).

Ouvi muitas vezes cristãos dizerem que é impossível compreender a vontade de Deus porque “Deus é mistério!”. É claro que isso é engano! Eu acredito que a maioria das pessoas que falam assim é porque, de fato, conhecem apenas a letra mas não compreende a bíblia por revelação revelação. Paulo orava para que os cristãos receberem o espírito de sabedoria e revelação NO PLENO CONHECIMENTO da verdade. Ou seja, a medida que vamos lendo as escrituras, estudando, meditando e praticando, a revelação chega em nossos corações e deixa de ser apenas informação.

Veja, em Efésios 5:17 o apóstolo Paulo diz pelo Espírito Santo que devemos PROCURAR COMPREENDER QUAL A VONTADE DO SENHOR! Isso quer dizer que é possível compreender a vontade do Senhor. Não é mais mistério compreender a vontade de Deus! O mistério que estava oculto por séculos e gerações foi revelado a nós, CRISTO EM NÓS a esperança da glória!

Não há como conhecer a Deus se não for através da sua palavra. Jesus disse “Ninguém VEM ao Pai a não ser por mim (a palavra)”. Não há como tirar um pensamento errado sem colocarmos o pensamento certo! E a palavra de Deus é o pensamento de Deus, que é poderoso para salvar as nossas almas. Coloque os pensamento de Deus na sua mente (através da renovação da mente) e prove a revelação do quanto Deus é bom e perfeita é a vontade de Pai para a sua vida.

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”. (Jeremias 29:11)

 

18 Comentários

  • e muito maravilhoso, quando nós dedicarmos a lê e meditar, na palavras de Deus, e entendermos o que Deus está falando ão nosso coração através da revelação do Espírito Santo, só assim a nossa vida pode ser transformada, por graça e obra do Espírito Santo de Deus.

    Resposta
  • A PAZ DO SENHOR MEU IRMÃO,MUITO OBRIGADO POR ESSA MENSAGEM,RECEBI DE DEUS UMA GRANDE EDIFICAÇÃO.QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO E TE USANDO PRA PREGAR A PALAVRA DELE.

    Resposta
  • A explicação é excelente ! Pois se fizermos o certo como O Senhor nos orienta através da sua palavra , então com certeza dará certo porque Deus é bom , agradável e perfeito …é só obedecer e fazer a vontade Do Pai e não a nossa A todos esclareça O Santo Espírito .

    Resposta
  • A paz do Senhor Jesus Cristo.
    Glória à Deus!
    Essa palavra foi edificante para minha vida, pois eu tenho percebido que tem como nós entendermos a vontade de Deus sim!
    Muitos não entendem porque acham que tem que acontecer o que queremos, mas na verdade não é assim tem que acontecer o que precisamos, pois, estamos vivendo de forma errada se acontece algo bom é Deus, se acontece algo ruim não é de Deus. Temos que saber que tudo é permissão de Deus, mas nossas atitudes em meio as circunstâncias que fazem a diferença.
    Não é tempo que mostra quem somos, mas nossas atitudes que mostram em que tempo estamos vivendo.
    Graça e Paz a todos fiquem com Jesus Cristo.

    Resposta
  • Maravilhosa palavra…hoje sim entendi como ter a palavra revelada….temos que mudar nossas mentes é estudar mais a palavra de Deus !

    Resposta
  • Deus nos dá o suficiente para que vivamos em paz com a sociedade, e não deixamos de obedecer, e fazer a sua vontade; Ele administra a porção para nossas vidas.

    Resposta
  • Compreender, saber, Transformar, Palavras extremamentes importantes no porcesso contínuo de santificação, se não vamos retroceder, e a cada dia ficarmos atolados em ídeias de homens naturais, não conhecendo o que Deus quer para nossa vida, paz

    Resposta
  • Boa noite!
    É mesmo possível compreender a vontade de Deus!
    Mas imãos, “compreender” NÃO é saber.
    Nesse ponto acredito que PERCEBER QUE É seja o melhor significado.
    NÃO somos realmente capazes de entender os pensamentos de Deus e isso é bíblico, mas podemos PERCEBER QUE É (compreender) do agrado dEle, pois temos a base de vida que deve ser vivida (a Palavra) e isso que Paulo orienta aos Efésios.
    Afinal era uma carta de orientação àqueles que envergonhavam ao nome de Jesus.
    Muito bom sabermos o significado desta carta.

    Que Deus nos mantenha compreendendo Sua vontade em nossas vidas e que não os questionemos querendo entender sua vontade quando algo que não nos agrada acontece.

    19. Portanto, ide e fazei com que todos os povos da terra se tornem discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
    (Mateus, 28)

    Resposta
  • Que Deus venha a cada dia te instruir para continuar sendo essa ferramenta nas mãos de Jesus. Que graça e paz de Cristo vos acompanhe.

    Resposta
  • Muito bom.
    Apenas os renovados de coracao e mente transformada para Deus tem capacidade de conhecer a vontade perfeita e agradavel do Senhor.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!