Verbo FM

Como lidar com um mentiroso?

por Pr. Edílson de Lira

Como lidar com um mentiroso (mesmo que ele seja você)?…

Omitir uma verdade, resultando numa compreensão incompleta e equivocada, é o mesmo que mentir? Bem, isso a serpente do livro de Gênesis nos responde facilmente…

E exagerar num elogio? Na verdade, essa pergunta é mais profunda, e se desdobra assim: existe algum motivo bom que justifique uma “mentira saudável”? O mundo prega que apresentar a verdade em doses reduzidas facilita a vida. Chegaram até a criar um novo termo, a mentira branca: É o famoso “diga que não estou aqui”… É mais fácil, evita constrangimentos e preserva sentimentos e amizades. Mas é BIBLICAMENTE correto?

Vamos deixar de lado o que o “bom senso” de A ou B tem a dizer sobre isso, e ficar com a Bíblia: O diabo é a fonte de TODA mentira – Ponto final! “…nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (João 8.44). Jesus disse: “seja o seu sim, sim, e o seu não, não; o que passar disso vem do Maligno” (Mateus 5.37). Mais claro que isso é impossível!

A MENTIRA É O MÉTODO DIABÓLICO DE BUSCAR APROVAÇÃO E PROMOÇÃO.

Ele usou seu método com Eva, e perceba que usou mais uma vez com Caim. Na Bíblia, fica claro que Deus rejeitou Caim e sua oferta. Como lidar com a rejeição? Como lidar com a correção? Deus não deixou de ensinar também o Seu método: “se procederes bem, não é certo que serás aceito?” Esse é o comportamento bíblico diante de uma correção, e da rejeição: se arrepender e mudar de atitude!

Deus também advertiu Caim quanto à sutileza do método diabólico: o pecado só precisa de uma porta, de uma brecha. “Eis que o pecado jaz à porta”. Basta abrir uma porta para ser progressivamente dominado, é como uma droga, basta usá-la uma vez… A dica divina é: “evite a primeira tragada!”… “Não dê lugar ao diabo”. Uma brecha é suficiente para sentimentos errados serem lançados, como dardos inflamados, e brotarem uma raiz de amargura.

Muito me chama atenção a observação de Deus com respeito a Caim após ter sido rejeitado: “por que descaiu o teu semblante?”. O rosto de Caim havia mudado. Ele podia escolher fechar a porta para a ira, mudar de atitude e voltar a ser aceito. Mas, ele se deixou ser dominado pelo método diabólico: mentir para tentar ser aceito.

Caim decidiu “mudar seu rosto” novamente, fingindo que estava tudo bem. Uma “máscara” foi colocada, e daí surgiu a hipocrisia. Os hipócritas na Grécia antiga eram os atores que colocavam máscaras para interpretar o papel de outros personagens. Diante de Abel, parecia estar tudo resolvido. Mas, Caim escolhera escalar a vereda da mentira.

“Disse Caim a seu irmão: vamos ao campo”… Uma meia verdade, assim como a serpente fez, na tentativa de resolver a rejeição divina com sua própria força. Não acho que ele falou isso logo um dia depois da oferta de Abel. O pecado foi ganhando espaço aos poucos. Foi assim que ele deixou “o sol se pôr sobre a sua ira”, premeditou, mentiu e matou o seu irmão. Mas, o problema da mentira, como qualquer pecado, é que ela é um vício, e uma dose maior seria necessária na próxima vez…

Assim como um drogado fica cego pela droga, Caim chegou ao ponto de perder completamente o seu bom senso. “Disse o Senhor: onde está Abel? Respondeu Caim: NÃO SEI!”. Mentir a Deus assim? Tão cego ficou, que não era óbvio para ele que Deus sabia de todas as coisas? Como um bêbado, ainda com seu hálito denunciando, fala descaradamente que não bebeu… Assim estava Caim, completamente viciado na mentira. Começou com uma meia verdade para o seu irmão, e agora mentia abertamente Àquele que sabe todas as coisas.

Em Atos 5, vemos também Ananias e Safira. “Como você PERMITIU que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir…” (Bíblia NVI), falou Pedro para ele. Isso não aconteceu logo após a oferta de Barnabé. Uma brecha foi dada. Foi progressivo e premeditado. Eles tiveram tempo de negociar, vender, articular tudo. Eu me pergunto: Não seria um ato louvável ofertar PARTE de uma propriedade para a igreja, e deixar isso claro? Sim, mas Barnabé dera tudo, e os dominados pela mentira a usaram para não “ficar por baixo”…

Barnabé estava bem visto entre os irmãos. Iria crescer no ministério. Ananias foi tão insensato que queria a promoção divina através do método diabólico! Nessa altura, me pergunto: e se essa oferta mentirosa tivesse passado impune? Acredito que ele não iria parar. Mentiras mais ousadas em breve surgiriam. A dependência dessa droga chamada mentira não chega num ápice, não tem um alvo final. Ela vai exigindo doses maiores até a sua overdose! Caim mentiu para seu irmão, pecou, e “se deu bem”. Isso inflou seu coração a ousar mentir a Deus diretamente!

Não se engane, a mentira só tem uma origem, o diabo. E também só tem um destino, por mais que possa demorar: roubo, morte e destruição. Esse é e sempre será o resultado das obras daquele que nada tem a ver com o verdadeiro cristão. A verdade nunca prejudica, ela liberta!

Podemos ver na Bíblia que nós “cingimos nossos lombos com a verdade”, “nela habitamos”, e “a seguimos em amor, para crescermos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo”.

Se você se sente preso nessa droga chamada mentira, DECIDA AGORA tomar estes três passos:

1 – ADMITA a sua fraqueza a um líder cristão maduro (e decida seguir os conselhos dele);

2 – FECHE A PORTA dos sentimentos errados e decida dominá-los;

3 – ACEITE de bom grado o tratamento que a Palavra lhe oferece. Proceda corretamente e esteja tranquilo: Deus vai lhe aprovar e lhe promover!

E, quanto àquela mentirinha branca?… Está escrito em Efésios 4.15: “fale a verdade EM AMOR”. Dá mais trabalho, mas dá mais resultado também!

Para cada “bom motivo” para mentir, existe um motivo melhor ainda para falar a verdade!

 

33 Comentários

  • Graça e Paz,
    Gostaria de saber se posso publicar esse texto com devida autoria e e fonte no meu blog.

    Muito Obrigada, fique no amor de Cristo.

    Resposta
  • Pr Edilson, Conheci o Senhor quando veio á Igreja Verbo da Vida em Serra Talhada a qual pertenço. Gostei muito do seu texto.Realmente a mentira impede o trabalhar de DEUS por isso devemos seguir somente a verdade. amém.

    Resposta
    • Olá minha irmã, graça e paz. Querer crescer na vida com mentiras é como querer as bênçãos de Deus usando os métodos do diabo. Não dá certo! Bom que tenha gostado do texto… Grande abraço a todos os irmãos abençoados da IEVV Serra Talhada PE. Paz!

      Resposta
  • Pr. Edilson, a paz! Fui sua aluna na ESCOLA DE MINISTROS RHEMA 2011- RECIFE, me encantei com suas aulas, não um encantamento que tira o foco da realidade, mas aquele encantamento com sabor de maravilha, de sentimento de que algo avançava na minha trilha espiritual, sua didática é muito acessível, unção tangível de “MESTRE”! Essa sua ministração em forma de leitura nos alerta bem para que cada dia mais nutramos em nosso interior a prioridade pela verdade, seja ela contundente ou não, porque se for os resultados ainda assim serão mais eficazes que a mentira, a famosa escorregada para não ofender, mas que seja sempre a verdade que tome o seu devido lugar. Desejo que essa leitura seja feita por grande números de pessoas e sacudam esses pessoas para uma “MEGA” reflexão, pois estamos vendo, mesmo dentro das igrejas esse vetor “MENTIRA” disseminando contendas, infidelidade à lideranças e causando sérios transtornos. Obrigada por tamanha lição embasada na Palavra de Deus! Sou da IEVV Campo Grande-Recife, do abençoado e abençoador Pr. Cristiano Arcoverde. Em Cristo, com amor, meus respeitosos cumprimentos. Abrace, por mim, a sua esposa carismática.

    Resposta
    • Paz irmã Fátima, me sinto grato em ver que realmente muitas pessoas estão sendo alcançadas com essa mensagem (até agora quase 500 curtiram o texto). Obrigado também pelas palavras de incentivo, são muito importantes para nós ministros. Por favor mande também meus calorosos cumprimentos a toda a família Verbo da Vida em Campo Grande! Continue nos acompanhando por aqui, e não deixe de divulgar… Fica na paz!

      Resposta
  • A paz Pr. Edilson, é maravilhoso tê-lo como nosso Tutor, pastor e referência de VERDADE e TRANSPARÊNCIA em tudo que faz!!!Estar sendo alimentado com a palavra que recebemos através da sua vida tem mudado a nossa casa, eu e meu esposo temos visto e vivido essa palavra transformando-nos todos os dias!!! Obrigada por ser esse GRANDE homem de Deus SÁBIO e OUSADO para propagar o evangelho sem máscaras!!! Deus lhe abençoe mais e mais! Te amamos!!!

    Resposta
    • Amém… Bom demais ter vocês na família Verbo da Vida em Petrolina, e saber que estão juntos agarrando a visão. Vamos correr! 2013 é ano de colheita!

      Resposta
  • Uma palavra de ensino nos livra da morte.muito bom pastor,obrigado.forte abraço.

    Resposta
  • Graça e paz meu pastor.Que o Senhor continue te usando dessa forma firme na verdade, trazendo palavras de edificação para o corpo de Cristo. Me orgulho de ser sua ovelha e um ministro treinado por vc.

    Resposta
    • Amém Anderson… Fico feliz por ter você e a Sara como membros da família Verbo da Vida em Petrolina. Vamos avançar e inundar esse sertão inteiro com a Palavra da Fé!

      Resposta
  • Pr. Edilson, você não faz ideia de como é prazeroso ser ovelha sua e poder dizer ‘esse é o meu pastor’. Que Deus continue lhe inspirando a desenvolver mensagens tão construtivas para agraciar e enriquecer a vida daqueles que lhe admiram. Deus abençoe!

    Resposta
    • Amém Sátiro, temos orado por você e por Joktania, e estou orgulhoso por te ver fazendo o primeiro ano do RHEMA. Te amamos! Fica na paz, até Domingo!

      Resposta
  • Meu amado Pr.Edilson,texto enriquecedor o genuino leite espiritual,e é uma alegria estar debaixo da liderança de um homem divinamente inspirado pelo o Espírito de Deus.Te amo em cristo!

    Resposta
    • É um prazer liderar pessoas que têm um coração alinhado com o Senhor, não tem sido e nunca será pesado! Somos uma grande família! Abraços para toda família, até Domingo! Paz!

      Resposta
  • A Paz Edilson!! Que texto maravilhoso!!! Fui grandemente abençoada por Deus através de suas palavras tão sábias, convincentes e cheias de unção!! Que o Senhor possa continuar fluindo através da sua vida de forma cada vez mais abundante e inspirada!!! Esse foi um dos melhores textos que já li! Deus te abençoe!!!

    Resposta
  • Amado Pr. Edilson um texto maravilhoso e que todo o povo de Deus precisa ler e refletir, louvamos ao Senhor que estar levantando o seu povo para ministrações que desperte o temor e a santidade pois Jesus estar voltando,um abração e continue sendo usado por Ele,te amamos!

    Resposta
    • Obrigado pelos comentários querido pastor, divulgue essa mensagem entre a igreja, vejo que tem sido uma barreira mais séria do que pensamos ao crescimento de muita gente. E creio que a vida ética cristã ainda está na moda com Deus, e continua sendo a ÚNICA forma de uma aprovação bíblica e espiritualmente saudável. Forte abraço a todos! Paz…

      Resposta
  • Querido Pr. Edilson como é bom ler os teus textos, sempre me regozijo neles, pois nos dão um grande ensinamento…parabéns pela iniciativa nesse blog com certeza mais pessoas irão aprender contigo. Que o Senhor continue te abençoando, a tua família, tua igreja e também as tuas ovelhas…recentemente assistir uma ministração sua que foi postada aqui no site do Verbo sobre os 12 espias de Canaã, para mim foi maravilhoso, aprendi muito com essa ministração e até já ministrei Ontem para a igreja de Desterro PB
    copiei e colei kkk

    Deus continue derramando bênçãos em sua vida…

    Abraços

    Resposta
    • Amém meu irmão, muito me motiva palavras de incentivo como essas. Sei que pessoas estão sendo edificadas, e esse deve ser o movivo principal, Deus ama as pessoas. Quanto à minhas ministrações, você pode acessar e curtir minha página oficial no facebook – http://www.facebook.com/predilsondelira – estarei postando outros vídeos lá em breve… Forte abraço!

      Resposta
  • Ola meu irmao Edilson, gostei demais do artigo. Interessante que estava justo ontem pensando sobre isto:” mentira”. Como essa questao tem se infiltrado no meio do povo de Deus. Penso as vezes que tem se perdido o senso, o temor e o amor genuino ao altissimo. Temos visto muitas coisas, incluisive a perda de sensibilidade. Que nao finquemos indiferentes aos avisos do Senhor! Parabens querido e sucesso continuo.

    Resposta
    • Olá Marizete, saudades de toda a família… Creio que Deus está trazendo novamente Seu povo ao temor a Ele, para que aconteça como em Atos 2, sinais e prodígios sejam realizados entre os ministros… É chegado tempo de levar o evangelho a sério! Forte abraço!

      Resposta
    • Obrigado meu irmão! Continue acompanhando o blog, em breve estarei com novos posts. Um forte abraço, paz!

      Resposta
  • O tipo de mensagem que a gente se irrita no final por já ter acabado o texto, de tão bom que ele é. Todo cristão precisa ler! Valeu Dinho, continue sendo inspirado e utilizando este dom que Deus lhe deu para abençoar o corpo de Cristo. Abração!

    Resposta
    • Abração Perilo, muito bom poder contribuir com Palavra quando se tem pessoas desejosas de conhecimento. Esse é o povo do Verbo da Vida, e esse tem sido o Corpo de Cristo no nosso Brasil avivado pelo Evangelho… Vamos crescer!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!