Verbo FM

Laser ou Lâmpada?

por Pr. Edílson de Lira

A luz de uma lâmpada comum, de 60 watts, pode clarear uma sala escura. A luz de um laser pode cortar até mesmo o aço. A lâmpada espalha uma luz suave em todas as direções, mas só vai até uma distância curta. O laser dispara a luz em apenas uma direção, mas pode ir até o infinito. Da mesma forma, no ministério, temos pessoas que brilham como lâmpadas e outras que brilham como laseres.

Existem muitos projetos de 60 watts, muitos ministérios de 60w, muitos eventos de 60w e, sem nenhuma surpresa, muitos resultados de 60w nas igrejas! Até brilham, e a luz é verdadeira, mas por querer fazer tudo ao mesmo tempo, alcançam resultados fracos em seus muitos alvos. Brilham uma luz que ilumina apenas o salão do templo, o momento do culto, e uma parte das pessoas. Precisamos da luz que chega longe!

Jesus veio ao mundo com um foco a laser: aos 12 anos já enxergava sua terceira década de vida (e muitos, hoje, na terceira década, não conseguem nem enxergar seus próximos 12 anos…). Os discípulos também foram enviados por Jesus com um foco a laser: “ide e fazei discípulos”. Nada podia fugir desse alvo principal, e não foi à toa que a geração deles fez muito mais do que a maioria de nós faz hoje em dia.

O livro de Atos mostra um momento crítico para os apóstolos, uma tentação que bate à porta de todo pastor, e de todo líder: No capítulo 6, as necessidades do ministério em crescimento tentaram transformar a luz deles numa luz de lâmpada:

“Naqueles dias, crescendo o número de discípulos, os judeus de fala grega entre eles queixaram-se dos judeus de fala hebraica, porque suas viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição diária de alimento” (Atos 6:1-2)

Queixas e murmurações surgiam. Uma necessidade real estava diante da igreja. Um ministério nobre, de serviço social, estava sendo mal realizado. Aqui vai um conceito que pode lhe confrontar, mas também esclarecer: Eles deviam parar de fazer este ministério para que a igreja pudesse crescer!

Não me entenda errado. Eu não disse que o ministério devia parar. ELES deviam parar de fazer! Existe uma grande diferença entre fazer a obra de Deus, e fazer a obra que Deus me chamou para fazer. E essa é a diferença entre uma lâmpada e um laser. É nesse momento que alguns líderes pensam: “mas se eu não fizer, ninguém vai fazer”… E que alguns dizem: “quer fazer bem feito, faça você mesmo”. Mas, deixe esse conceito entrar em você e na sua liderança: “se você fizer, ninguém vai fazer também. Nunca”.

A pergunta é: vamos fazer tudo, e de forma mediana, ou vamos levantar pessoas aptas, e nos focar no que somos chamados, de forma cada vez melhor? Eles decidiram que não seriam uma igreja de 60w, e que não seriam ministérios de lâmpada, mas de laser!

“Por isso os Doze reuniram todos os discípulos e disseram: Não é certo negligenciarmos o ministério da palavra de Deus, a fim de servir às mesas. Irmãos, escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria. Passaremos a eles essa tarefa e nos dedicaremos à oração e ao ministério da palavra” (Atos 6:2-4)

Existem os anos na vida de calibrar a luz, em que você faz muita coisa, mas o crescimento deve afinar seu foco, e transformar você num laser. Uma lâmpada pode não fazer muita diferença numa sala cheia de outras lâmpadas (talvez gere apenas mais calor…), mas um laser sempre terá sua distinção! Assim funciona o Corpo de Cristo: cada um na sua função, cada membro no seu lugar exato. O resultado?

“Assim, a Palavra de Deus se espalhava. Crescia rapidamente o número de discípulos em Jerusalém; também um grande número de sacerdotes obedecia à fé” (Atos 6:7)

Muita gente nasce original, mas, tentando fazer tudo, morre como cópia de alguém. Não existe concorrência no lugar do talento que Deus te deu. Encontre seu chamado. Seja bom nele. Dedique-se. Seja fiel. Ajuste seu foco. E chegue longe como um laser: O crescimento do Reino de Deus agradece.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!