Em Patos, “A Formação do Caráter” foi o tema da Escola de Pais

Postado em
0

2016_escola_de_pais_patos10A Igreja Verbo da Vida em Patos-PB promoveu a primeira aula da Escola de Pais, com ministração da psicóloga Jocélia Germano Portela, abordando o tema: A Formação do Caráter.

O texto base para a Escola de Pais encontra-se em Salmos 127.3-5: “Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal.”

Na maioria dos casos, os filhos são como os pais os formam, já que os pais têm a responsabilidade direta na formação do caráter dos mesmos”, iniciou Jocélia.

2016_escola_de_pais_patos08Logo em seguida, deu o conceito do caráter que é o seu modo de ser, suas características próprias, seu temperamento. Ele é um traço da personalidade.

Jocélia afirmou que os pais são os guerreiros que têm que ter forças para segurar as flechas (filhos) e a Palavra de Deus os prepara para essa tarefa com sabedoria e estratégias divinas, como orar pelos filhos e projetar o amanhã com confissões de fé. Na ocasião, foi citado pela ministra como arruinar o caráter dos filhos:

1. Deixar de educar com base na Palavra de Deus;
2. Tornar-se escravo dos filhos;
3. Ser condescendentes com as crianças;
4. Tolerar os erros;
5. Não exigir obediência;
6. Permitir que os filhos sigam as suas próprias ideias.

2016_escola_de_pais_patos25No lar, os filhos devem aprender sobre louvores ao Senhor, Seu poder e Suas maravilhas (Salmos 78.1-4), e também devem aprender sobre autodisciplina.

A psicóloga ainda deu algumas orientações aos pais:
– Saber a hora de dizer sim e saber a hora de dizer não;
– Dedicar tempo aos filhos;
– Valorizar o seu filho;
– Respeite suas etapas de crescimento, com seus conflitos e necessidades;
– Ser verdadeiro sempre, ser coerente;
– Evite a superficialidade;
– Assumir posição firme e decidida;
– Fortalecer as crianças pela oração e pela fé;
– Ensinar as crianças a fazerem escolhas certas;
– Dar orientação moral e espiritual;
– Preparar os filhos para a vida;
– Amá-los incondicionalmente.

Jocélia finalizou orando para que Deus conceda graça e sabedoria aos pais para educar os filhos, reconhecendo que a família é o presente de Deus mais precioso que temos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA