Em Petrolina-PE, 2º “Papo de Casa” falou sobre temas do cotidiano familiar

Postado em
0

2017_papo_casa_petrolina (5)Recentemente, aconteceu a segunda edição do Papo de Casa no Verbo da Vida em Petrolina-PE, um momento descontraído e aconchegante, no qual foram discutidos vários assuntos sobre família e relacionamentos. Nesta edição, o evento teve como mediadores o pastor Israel Brito e sua esposa Thatianny Brito, auxiliares na igreja local, que convidaram outros casais para falar sobre diversos temas.

Assim como na primeira edição, o ambiente foi todo preparado com cenários dos principais cômodos de uma casa e em cada um deles um assunto era abordado. No cenário quarto, o pastor Israel e sua esposa receberam o casal recém-casado, Cléia e Marcelo. Casados há oito meses, ambos contaram um pouco sobre os desafios de iniciar uma vida a dois. “A submissão foi o maior aprendizado que eu tive. Também aprendi a ser mais paciente, flexível e a auxiliar meu marido nas decisões, afirmou Cléia.

2017_papo_casa_petrolina (13)Em seguida, no ambiente sala, foi abordado o tema longevidade no casamento, com o casal Rivone e Regivan. Com 28 anos de casados, Rivone contou sobre como manter um casamento abençoado por tanto tempo. “Muitos dizem que a vida de recém-casados é boa, mas hoje, depois de 28 anos, posso dizer que é muito melhor. É imprescindível cuidar um do outro sempre, manter a reciprocidade e o respeito. Nunca discutimos na frente dos nossos filhos, nem levantamos a voz, nossas diferenças sempre foram ajustadas dentro de quatro paredes”, contou.

2017_papo_casa_petrolina (10)Regivan afirmou que existem discussões e diferenças, mas é importante não levá-las adiante e procurar resolver de forma imediata.

Em seguida, no cenário da sala de jantar, o pastor Israel e Thaty receberam o casal pastor Washington e Tânia para conversar sobre administração familiar. O casal afirmou que transparência é essencial, pois quando famílias e vida financeira são unidas, nada deve ser escondido um do outro. “Temos 21 anos de casados, é um aprendizado constante. Quando escondemos as coisas um do outro, nós deixamos de ser um. Nós temos uma vida em comum e isso inclui os nossos bens e os recursos que chegam às nossas mãos”, ressaltou o pastor Washington.

2017_papo_casa_petrolina (1)O último tema da noite foi sobre filhos de outro relacionamento. Para falar sobre o assunto, os convidados foram Ana Paula e Joziel. O casal ainda não tem filhos, mas Joziel já tinha um filho quando conheceu sua esposa, e ambos precisaram aprender a lidar com a situação desde o início. “É essencial envolver Deus na situação, a graça dEle nos dá estratégias para sabermos lidar com isso. Devemos ensinar o filho a honrar o pai e a mãe, mesmo que o outro não seja seu cônjuge, sem nunca denegrir o outro”, declarou Joziel. Ana Paula contou que buscou estratégias para que o filho do seu esposo não se distanciasse. Sempre honramos a vida da mãe de Igor, fizemos o possível para tê-lo por perto, e hoje ouvir ele me chamar de boa-drasta é muito gratificante. Ele conversa muito conosco, temos uma relação muito saudável”, afirmou.

O pastor Israel ressaltou que todas as situações envolvem diálogo. Casa-se com alguém diferente e saber ouvir é essencial para o casamento. Thaty afirmou que quando se casa, une-se a vida financeira, os sonhos e planos.

O pastor Israel encerrou o culto com uma palavra para os casais: “Não andem ansiosos, não gastem seu tempo se preocupando com o que é passageiro, pois o que é acessório se une ao que é principal. Se as vidas se unirem, tudo mais se unirá”, finalizou o pastor.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA