Verbo FM

ESPECIAL: Missão Bolívia – O primeiro passo na caminhada para as nações

Na segunda matéria da nossa série especial sobre o Dia Verbo da Vida de Missões, vamos voltar até o início do século, época em que rompemos as fronteiras do Brasil para levar as boas novas a um povo de outro país. A primeira viagem de avião, para a maioria dos integrantes daquela equipe, foi também o embarque do nosso Ministério até chegar aos confins da terra.


PREPARAÇÃO
O desejo de ter uma experiência missionária foi plantado no coração da Igreja Verbo da Vida em Campina Grande, ainda em 1999, quando o missionário Simon Potter ministrou na I Conferência de Missões do Ministério. Meses depois, um grupo de, aproximadamente, 20 jovens, todos graduados no Centro de Treinamento Bíblico Verbo da Vida — hoje, reconhecido como Rhema — passaram a se reunir uma vez por semana para orar e se organizar, com o intuito de se planejar financeiramente para a viagem.

 

“Essas viagens amadurecem as pessoas. Para se ter uma ideia, alguns dos irmãos que viajaram nunca tinham saído do Nordeste. Conviver em outra cultura é sempre um desafio. Além do mais, eles têm que exercer fé para que sejam supridas as necessidades.” (Suellen Emery / Jornal InforMissões, JAN – 2002) 

Com o avanço do planejamento, passaram a fazer cultos para divulgar o projeto missionário, nos quais eram recolhidas ofertas específicas. Outra estratégia foi juntar latinhas de refrigerante que seriam vendidas para reciclagem. Com o mesmo objetivo, doações foram recebidas para fazer cantinas na igreja e angariar mais recursos. Após nove meses de planejamento e gerando a viagem em oração, chegou o momento de fazer as malas! A primeira viagem missionária do Ministério Verbo da Vida estava marcada para o dia 11 de setembro de 2000!

DESTINO
O país indicado pelo missionário inglês Simon Potter, líder da caravana brasileira, foi a Bolívia, um dos únicos do continente que não é banhado pelo mar. Naquela época, o país da América do Sul tinha a maior taxa de analfabetismo do continente e estava em forte crise econômica. Apesar de ter dois terços da população de origem indígena, a Palavra da Fé encontrou espaço no coração boliviano.

Durante duas semanas, o grupo visitou igrejas parceiras, evangelizou em praças,  ruas e fez peças teatrais para crianças.  A maior parte dos dias passaram em Cochabamba, a 380 quilômetros da capital. Eles ficaram hospedados em um hotel e faziam as refeições na igreja de um casal de amigos de Simon, o Pr. David Larsson e sua esposa Violeta, ambos formados no Rhema dos EUA. Nesta localidade, fizeram seminários e trabalharam na divulgação de uma escola bíblica. O roteiro continuou nas cidades de Alto e La Paz, além de alguns vilarejos próximos.

“Foi uma experiência tremenda. Naquele tempo, ninguém tinha Escola de Missões, Agência, nem Secretaria de Missões… foi o começo de tudo na nossa vida.”
(Suênia Emery – diretora da Escola de Missões Verbo da Vida)

A MISSÃO BOLÍVIA CONTINUA
Dando continuidade a visão missionária, outro grupo foi formado para retornar à Bolívia no segundo semestre de 2001. A preparação foi bem semelhante a viagem anterior para romper, da melhor maneira possível, as barreiras no contato transcultural durante 10 dias.

 

 

“Aprendemos antes, durante e depois da viagem. Desenvolvemos um amor pelos bolivianos e a minha vida foi marcada até hoje. Tudo que se constrói junto, prospera.” (Dione Alexsandra – Integrante da equipe)

 

Quase duas décadas se passaram daquelas viagens e essa conexão continua. Hoje, Brasil e Bolívia não compartilham apenas a floresta Amazônica, mas missionários plantados para cumprir o IDE de Jesus. Pr. Marco Foronda é boliviano e reside em Campina Grande (PB) desde 2009. Em Cochabamba, na Bolívia, a missionária Patrícia Araújo chegou em 2014 e está à frente de uma obra junto com o marido, o boliviano José Enrique.  Mais recentemente, em 2019,  a Igreja Verbo da Vida em Petrolina (PE) enviou o casal Alexsandro Carvalho e Idaly Lozano e o filho, Joshep para abrir outra obra em Santa Cruz de La Sierra.

DIA VERBODA VIDA DE MISSÕES
De setembro de 2000 até agosto de 2020, nosso passaporte missionário foi preenchido por inúmeras viagens em diversas nações. No próximo dia 30 de agosto, todas as igrejas Verbo da Vida têm o mesmo destino: Ushuaia, até os confins da terra. Sempre com uma temática diferente, desde 2015, nosso Ministério separa o último domingo de agosto para celebrar o Senhor e festejar a chegada dos missionários Bud e Jan Wright ao Brasil, em 1983. 

Vaja mais fotos da primeira viagem missionária abaixo: 

Clique aqui e saiba mais sobre o Dia Verbo da Vida de Missões 2020.

 

Leia a primeira matéria da série: ESPECIAL: A história por trás do tema do Dia Verbo da Vida de Missões.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!