Verbo FM

Fernanda Emery (Campina Grande-PB)

1

Tenho 9 anos, quase 10. Estudo no Colégio Autêntico e estou no quarto ano. Gosto muito da minha escola e das brincadeiras que tem lá. Estou aprendendo a gostar um pouco mais de matemática e ciências. Gosto da tia Jane Kely e da Dany que ensina Artes. Estudo pela manhã, é bom porque tenho a tarde toda livre para brincar, mas é ruim, porque tenho que acordar cedo. Eu vou dormir umas 11 horas da noite e acordo as 6. Quando acordo, o que mais quero é mais um minuto de sono (risos)… Gosto de todas as meninas da minha sala, mas as mais próximas são Ivia e Bárbara.

No recreio, brinco muito no Xbox e de muitas brincadeiras como “pega-pega”. Na hora do lanche, gosto de comer salgadinhos. Tomo suco e refrigerante, mas gosto mais de refrigerante. Eu gosto dessa escola, porque as tarefas são mais fáceis (risos)…

2

Quando tem alguma festa ou apresentação na minha escola e meus pais estão viajando, as minhas irmãs vão me ver. Elas filmam para eles verem depois, mas entendo porque eles não vão.

Eu já quis ser muita coisa quando crescer. Já quis ser médica, cantora, veterinária… Hoje, não sei ainda o que vou ser. Antes queria ser médica para fazer cirurgia, só que agora eu vi em uma série como as cirurgias são e não quero mais, não gosto de ver sangue, se eu ver eu choro.

3

Tenho saudades do meu avô Bud, que está no céu. Ele era legal. Todas as vezes que eu almoçava e comia toda a comida, ele me dava uma nota de 2 reais. Todos os dias, se eu comesse tudo, eu ganhava 2 reais, era muito bom (risos). Ele me chamava para ajudar na plantação. Às vezes, eu até assistia luta na TV com ele.

Um dia, eu era pequena, e peguei algo dele. Aí, ele brigou comigo. Acho que foi uma vara de pescar. Meu avô me dava presentes. Desde pequena, via ele cuidando de “Big Boy” e aprendi com ele a gostar de cachorros. Hoje, eu tenho a minha cachorrinha, se chama Joy (que significa alegria), foi a minha mãe quem escolheu o nome dela, mas eu gostei.

Sou feliz, porque eu tenho a minha vovó Jan comigo e eu a amo. Ela me dá presentes! Às vezes, eu peço um presente aos meus pais e ela me dá. Às vezes, eu fico assistindo TV com ela. O que mais gosto é a personalidade dela. Ela é muito boa!

4

Eu não conheci o meu avô por parte de mãe, porque ele faleceu quando a minha mãe era pequena ainda, mas conheço a minha avó, por parte de mãe.  Eu me lembro de que ela estava no hospital, faz poucos meses, aí, ela não fala muito. Quando ela estava lá, ela falou comigo bem muito e gostei tanto, falei bastante com ela. Aí ela estava cansada de só ficar na cadeira e a levei para passear no hospital.

Gostava muito dos meus avós por parte de pai, no Domingo sempre íamos para a casa deles almoçar, vovó Lena fazia umas comidas deliciosas e eu amava… Era uma casa cheia de netos e filhos dela, e a comida quase não sobrava, porque era muita gente. Ela era bem legal.

Depois que eles foram para o céu, os Domingos estão diferentes…

5

Papai é muito legal. Ele viaja muito, mas me leva no Parque da Criança às vezes. Mamãe também viaja com ele às vezes. Aí, eu peço a ele para trazer minhas amigas para casa e ele deixa. Brincamos em casa, quando ele fica muito tempo viajando, ele chega, deita na cama e brinca de luta comigo. Eu gosto das brincadeiras dele comigo, mas mamãe briga, porque eu gosto de umas brincadeiras meio loucas. Na piscina, ele me joga para o alto e eu gosto.

Eu gosto dele, do jeito dele. Quando ele viaja, Letícia liga para ele pelo Skype para eu falar com ele e com mamãe, e eles me ligam também. Sinto saudades, mas entendo que eles precisam ir.

mvv_8373

Mamãe é legal. Ela brinca de boneca comigo, troca as roupinhas da boneca, me ajuda a arrumar a brinquedoteca quando está bagunçada (risos). O que mais gosto é quando ela fica comigo e com meu pai também.

Ela me ensina a arrumar as coisas. Gosto quando ela deixa as minhas amigas virem brincar aqui em casa comigo…

6

Luissa, minha irmã mais velha… Ela sempre “brincou” comigo, entre aspas mesmo (risos), mas não brinca mais… Me lembro de que, uma vez, eu estava com ela, assistindo TV no quarto, e Leticia veio falar com a gente, mas estava sonâmbula (risos)… Foi muito engraçado. Tem muitas histórias… Eu gosto dela, mas gostava mais quando ela brincava comigo.

Quando estamos vendo filmes, eu fico fazendo perguntas e Luissa não quer me responder. Eu fico chateada, Luissa gosta de assistir filmes inglês, e eu pergunto: “E Fernanda gosta?”… Não, mas ela tem que assistir, ai fico pedindo, pedindo bem muito, até ela colocar dublado. Ela coloca legendas, mas não consigo acompanhar. Eu quero assistir em português (dublado).

7

Letícia disse que é minha mãe. Ela treina para ser mãe e não é só quando mamãe está viajando não, é com mamãe aqui mesmo também. Ela é legal, quando peço para ela trazer meus amigos, ela deixa. Eu divido o quarto com Letícia. Aí, às vezes, muitas vezes, eu estou falando e ela me ignora.

Ai fico chamando: “Letícia, me ouve!”

Ela diz: “oh menina, fala depois”.

Eu insisto, e ela fica mexendo no celular e não tenho como falar depois, e fico chamando, chamando e, quando ela para, eu falo coisas idiotas.

Eu gosto de tudo nela, ela brinca comigo. Muitas vezes, eu pulo em cima dela, mas ela não gosta. Essa minha irmã não gosta de abraço, acredita? Ai eu abraço ela para ela gostar e ela fica com raiva e não quer mais abraçar (risos).

8

Tenho algumas amigas: Isabel, Alyssa e Hadassa. Às vezes, vou na casa delas, mas prefiro que elas venham aqui em casa, porque tem muitos brinquedos. Mamãe não gosta que eu durma fora. Quando a casa que eu vou tem muitos filhos, ela não me deixa dormir, porque ela disse que é muita criança para a mãe cuidar. Eu entendo, mas, tem vezes que eu choro.

9

Eu choro quando mamãe reclama comigo, quando mamãe não me deixa ir na casa dos amigos, quando Luissa e Leticia brigam comigo também eu choro. Uma vez, eu fiquei dormindo no quarto do hotel onde estava tendo a Conferência, e papai e mamãe foram para o culto (no auditório). Aí, quando acordei, eles não estavam lá e comecei a chorar. Ainda faço isso, quando eu quero ir para o culto e as meninas me deixam. Às vezes, quero ir com elas, mas eu sei que preciso dormir mais cedo.

10

Gosto de ver desenhos, assisto filmes, mas não posso ver de terror porque me dá medo. Mamãe não me deixa ver.

É para falar de mim? Falo de Fernanda com muito prazer. Sou muito legal… Sou teimosa, mas só algumas vezes. Não sei muito falar de mim, pergunta a Luissa (risos).

Sou uma boa amiga, uma boa irmã (acho), sou uma boa filha…

11

Às vezes, porque eu sou teimosa, fico de castigo. Sem celular, televisão, sem ipad, sem computador, sem sair de casa, sem poder ir na casa dos meus amigos, e choro muito quando isso acontece.

Uma vez, alguém falou em mudança aqui em casa, e eu pensei que era para eu me mudar daqui da minha casa e fiquei triste, fui perguntar a mamãe e disse que não queria me mudar e ela me disse que não era isso. Ainda bem…

12Quem é Deus para mim? Hummm… Deus é quem criou o mundo, mandou para lá Adão e Eva, claro, para ter uma geração, só que aí eles erraram e pecaram e Deus teve que mandar o filho dEle, Jesus, para morrer na cruz e Ele veio, morreu e nos salvou dos nossos pecados.

Deus é meu pai e meu amigo que eu posso contar tudo para Ele. Quando estou triste, falo com Ele. Às vezes, até choro e, quando estou alegre, também falo com Ele.

13-okEu amo cachorro, amo Joy, eles são muito fofos, gente…

Eu amo comer sushi, salada mexicana, macarrão e purê. Gente! eu amoooo purê, amo batata (risos)

Tenho vários sonhos muito malucos. Já sonhei que estava voando… Já sonhei que tinha uma piscina vazia e depois tinha umas bolas que quicavam no chão e as pessoas foram ficando felizes. Aí mamãe me acordou e o sonho acabou… Ainda não entendi esse sonho…

Ah… mas, agora, falando de sonhos que eu tenho acordada, tenho um: eu queria ir para a Califórnia e curtir muito (risos).

14

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​