Verbo FM

“Guiados pelo Espírito” foi o tema do “Seminário de Verão” no Rio de Janeiro

Relacionamento e comunhão foram as bases para os ensinamentos durante as primeiras cinco quintas-feiras do ano. Começando no início de janeiro, o Seminário de Verão da Igreja Verbo da Vida em Campo Grande, Rio de Janeiro (RJ), teve como tema “Guiados pelo Espírito” e a presença marcante dos preletores e professores do Centro de Treinamento Bíblico RhemaBruno César, Aretha Carla, Pr. Josias Júnior, Marcela Chianca e o líder da igreja local, Pr. Caoxande Chianca.

O Seminário de Verão é um evento que acontece todo início de ano, no Verbo em Campo Grande, e tem sempre um tema especial para o avanço e crescimento da igreja de Cristo. Este ano, o seminário foi transmitido ao vivo pelo canal da igreja local no Youtube e tem alcançado um número incontável de pessoas.

Na abertura, Bruno tratou sobre as três dimensões humanas e explicou o corpo como forma de habitação do espírito do homem, a alma como seu intelecto e o espírito que é sua verdadeira essência. 

“A Palavra é capaz de discernir o que é pensamento e o que é propósito do coração”, explicou ele.

Na sequência, o Pr. Josias explicou que para ser guiado pelo Espírito é necessário que além de ser filho de Deus, que haja comunhão e intimidade com o Pai.  O ministro também citou de maneira didática as três naturezas possíveis ao homem, como o homem natural – ainda não salvo, o homem carnal – salvo, mas que ainda é guiado pelos sentimentos. E por último, o homem espiritual – homem que vive segundo o espírito, possui uma alma renovada e sujeita o corpo.

“Sendo homens espirituais temos acesso ao coração de Deus, tendo comunhão com a palavra e nos enchendo do Espírito”, esclareceu.

No terceiro dia de seminário, o Pr. Caoxande falou sobre a posição de filhos amadurecidos que reconhecem a voz do Pai e conhecem seu caráter. “Existe um nível de convívio e relacionamento que nos faz chegar ao lugar de reconhecer as instruções de nosso Pai”, ressaltou o Pastor. 

O pastor também esclareceu que a Palavra de Deus é a forma primária do Pai guiar seus filhos, mas que em situações específicas na vida de todo cristão só o Espírito poderá fazê-lo seja por testemunho interior – como uma sensação de paz ou desconforto. Pela voz da consciência – uma voz suave proveniente do homem espiritual; ou mesmo, pela voz do Espírito Santo – de forma mais imperativa, uma convicção.

Existe ainda, outras formas do Pai se comunicar com seus filhos. Aretha e Marcela ministraram com muita sabedoria e autoridade sobre o assunto nos últimos dias. Aretha explicou sobre a visão espiritual – uma visa pelo Espírito. O êxtase – onde os sentidos ficam suspensos, tornando a pessoa mais consciente da realidade espiritual – e por fim, a visão aberta – a pessoa vê o reino espiritual com os próprios olhos físicos.

Encerrando o seminário, Marcela concluiu ministrando sobre os sonhos e sobre os anjos. Através dos sonhos o Senhor concede instruções claras para aqueles que têm a palavra e o Espírito Santo. E por meio de anjos, que são espíritos ministradores que trabalham a favor dos filhos de Deus, embora não muito comum nos dias de hoje, se for necessário, poderão ser ouvidos e vistos; assim como na velha aliança, quando o Espírito Santo ainda não habitava nos homens. 

“Precisamos estar treinados no espírito para identificar tudo o que Deus quer nos transmitir, independente de qual forma seja”, explicou Marcela.

Instruções e ensinamentos poderosos, esse foi o saldo desses cinco dias do Seminário de Verão. Com muita unção e liberdade para o agir do Espírito o evento abriu uma temporada de intensidade na busca pelo conhecimento e pelo ouvir das instruções de Deus, além de conectar pessoas trazendo a luz do conhecimento indispensável para prosperar nos caminhos do Senhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!