Informação, descontração e edificação marcaram a live desta quarta

Postado em
0

Seguindo a maravilhosa maratona das lives com a diretoria, nesta quarta tivemos mais uma edição. Desta vez, o apóstolo Guto Emery conversou com Thiago Garcia e Thiago Borba. E, diferentemente, Thiago Garcia que sempre conduz a live com Guto, foi entrevistado.

Como é habitual, a conversa foi edificante e descontraída, já no começo, Guto destacou: “Acredito que estamos vivendo um tempo maravilhoso de fazer o bem, tanto em oração, como em contribuir com a igreja local. Quando a gente planta, a gente colhe”.

Também foram convidados o casal Marcos Honório Jr. e sua esposa Virginia Honório.

No início, Thiago Borba falou um pouco sobre sua caminhada em Deus e no ministério.

“Desde os 9 anos de idade estou no Verbo da Vida. Comecei no Departamento Infantil, passei pelos adolescentes e jovens. Sempre participei do louvor também. Sou feliz porque participei de muitas fases na igreja.”

Em seguida, Thiago Garcia disse: “Fico feliz por poder compartilhar um pouco da minha história. Cheguei na mesma idade de Borba e fiz parte das mesmas fases dele. Comecei o Centro de Treinamento em Campina Grande, mas concluí em João Pessoa, em 2001, pois meus pais assumiram a obra lá. Passamos de 2001 a 2012 na capital. Desde 2013, retornei para Campina Grande e comecei atuando na área jurídica do Ministério Verbo da Vida”.

Durante o bate-papo, Marcos Honório Jr.  Também falou sobre sua trajetória no MVV: “Sou filho de pastor. Ainda bem jovem, meus pais conheceram o Verbo, então meu pai e o apóstolo Bud Wright se uniram e tínhamos uma boa relação durante todo tempo no ministério. Fui criado na igreja a vida toda. Também atuei no louvor, quando eu tinha 17 anos, vi uma garota chegando na igreja e gostei. Era Virginia, começamos a namorar, éramos bem jovens, vim para Campina Grande fazer a Escola de Ministros Rhema e depois voltei para o Rio de Janeiro e casamos. Depois de muitos anos, voltamos para cá e estamos entrando agora em uma nova fase”.

Virginia destacou alguns dos seus passos assim: “Eu cheguei no Verbo da Vida bem jovem, me encantei pelos dons do Espírito. Mas precisei desarraigar do Rio de Janeiro,  minha cidade, depois passamos um tempo em Belo Horizonte, viemos para Campina Grande e já estamos aqui há 7 anos.  E até hoje estamos aqui”.

COISAS EM COMUM ENTRE OS THIAGO’S

Talvez vocês não saibam mas Thiago Garcia e Thiago Borba têm muitas coisas em comum.

“Nascemos no mesmo ano, no mesmo mês, e três dias de diferença apenas. Por causa disso, economizamos muitas festas de aniversário, pois festejávamos juntos. Fizemos o primeiro ano do Rhema juntos. Temos muitas coisas em comum, sempre fomos companheiros de esportes também, corridas, e ainda casamos com duas mulheres de Bauru”, disse Garcia.

LEMBRANÇAS – PRIMEIRA FORMATURA RHEMA EM CAMPINA GRANDE

No quadro “Lembranças, o destaque foi a formatura do Rhema 2000 que foi no Ginásio do Meninão, ocasião em que o evento recebeu, pela primeira vez, na cidade o reverendo Kenneth Hagin Jr. Algumas imagens também foram mostradas desse momento marcante.

“A primeira vinda do pastor Kenneth Hagin Jr.  foi um desafio para nós. Foi muito trabalho para organizar tudo, mas foi um tempo precioso. O missionário R. R. Soares esteve conosco. Esse ginásio cabe 8 mil pessoas e no dia do evento estava lotado. Foi um evento maravilhoso”, contou o apóstolo Guto.

De fato foi um evento grandioso, segundo ressaltou Thiago Borba: “Foi uma estrutura gigantesca para nós naquela época”.

HISTÓRIAS MARCANTES COM O APÓSTOLO BUD WRIGHT

Marcos Honório Junior foi o primeiro a contar um pouco sobre histórias que vivenciou com o Ap. Bud: “Eu era fascinado em sentar e ouvir as histórias dele. Eu ficava encantado com alguém ao meu lado contando relatos de fé e saber que ele esteve com o irmão Hagin. Em uma ocasião, na qual ele estava hospedado em nossa casa, o vi acordar cedo e confessar I Coríntios 13. Essa lembrança dele declarando a Palavra e orando foi muito marcante, a intensidade dele com essas orações. Era muito leve e agradável a convivência com ele.

“Quero falar um pouco sobre Jan, em 2001 passei por algo terrível, a minha mãe faleceu após um acidente de carro. Eu lembro de estar nos corredores do hospital orando e Jan estava comigo o tempo inteiro, eu andava para um lado e ela me seguia, até mesmo no enterro ela foi no carro comigo, eu tenho eterna gratidão por ela. Gratidão e amor pelos dois” compartilhou Virginia.

Para Thiago Borba, o pastor Bud foi o responsável pelo seu casamento com Juliana “Lembro quando a conheci em 2009. Ela veio para Campina e ele dizia: ‘Rapaz você tem que levar essa menina para comer uma pizza’. Ele me convidava pra ir a sua casa tomar tererê e aquilo era uma oportunidade de encontrar Juliana e acabamos casando (risos).”

Na oportunidade, Thiago Garcia lembrou: “A vida do pastor foi sempre marcante. Uma característica dele que me chamava a atenção era o olhar de amor que ele tinha, mesmo dando uma bronca, porque o objetivo era nos trazer de volta. Ele tinha muito senso de humor”.

PELO MUNDO

Guto começou o quadro estimulando as pessoas a se conectar com as informações do ministério: “Quero  estimulá-lo a acompanhar o nosso portal, tem muitas informações de missões, do nosso povo, tem muitos blogs bons, tem muita gente que escreve bem, você também pode acessar e ser edificado”, incentivou ele.

O Jovens Para as Nações também foi destaque nesse quadro. Outro destaque pelo mundo foram as reaberturas de cultos presenciais em duas igrejas: Campo Grande (RJ) e a Igreja em Jundiaí (SP)“Temos muitas igrejas voltando, mesmo com restrições e cuidados necessários. Nada vai parar a propagação dessa palavra” declarou Garcia.

NOVIDADES

Entre as novidades, o apóstolo Guto contou sobre o nascimento da nova Igreja na Argentina, liderada por Aloysio e Juliana Lima. O lançamento da nova música de Eliezer Rodrigues também mereceu destaque. “Em agosto, teremos uma live com Eliezer Rodrigues. Fique com expectativa”, enfatizou ele.

Assista abaixo a canção “Minha Vitória” do novo EP de Eliezer Rodrigues.

NOVA FASE 

Marcos Honório Jr. Falou sobre a nova fase da vida deles. Júnior é o coordenador da área Doutrinária do Ministério Verbo da Vida, mas está assumindo o pastoreio da Igreja Verbo da Vida em Goiânia (GO)

Ele falou sobre esse novo tempo: “Sempre percebi que tinha uma lacuna vivendo a vida itinerante, com o passar do tempo, fui aprimorando, senti falta do convívio da igreja local, eu fui fazer um evento em Goiânia e lá desejei pastorear novamente. Fiquei quieto, consegui fazer amigos por lá. No início do ano, conversei com Guto e Deus despertou a diretoria a perceber que era o momento e estamos indo amanhã. Semana passada estávamos lá e foi algo maravilhoso, parecia que vivíamos lá há muito tempo. Em uma semana intensa, fizemos reuniões, participamos de cultos, é uma igreja com potencial impressionante. Em Goiânia tem uma equipe forte, a cidade é muito boa, é uma região pujante por causa do agronegócio, o povo carinhoso voluntarioso, estamos muito felizes. Todos os dias falamos com o pessoal. Sentimos que é um tempo de maturação, queremos que a visão seja expandida, estamos animados e felizes, mas a coordenação está no nosso coração também”.

Guto Emery agradeceu a Júnior pela obediência e pelo tempo em Campina Grande (PB). “Nós sabemos que Deus deseja que a visão seja alavancada e acredito que, em Goiânia, será uma base poderosa. Você terá uma grande oportunidade de maturação e crescimento naquela cidade, a obra vai crescer ainda mais na região”.

RECORDANDO A TRANSIÇÃO DA IGREJA SEDE

A transição para Thiago Borba  assumir o pastoreio da Igreja Verbo da Vida Sede também entrou na pauta da conversa.

Sobre essa etapa Borba falou:

“A transição foi muito leve, tudo aconteceu de uma forma suave, estávamos passando a primeira marcha e chegou a pandemia, ninguém tinha um manual de como agir e conduzir a igreja nesse tempo, mas temos um saldo positivo nisso tudo. Em uma igreja grande tem mais dificuldades de mudança, mas a pandemia me fez fazer a mudança se tornar mais simples, e aproveito para deixar um recado a outros pastores: mesmo que você não esteja em transição, se tiver algo para mudar em sua igreja, essa é a hora. Nós voltamos aos cultos há algumas semanas, estamos com expetativas para o futuro, o pastor João é meu referencial e vou seguir fazendo o melhor, a igreja me aceitou e me acolheu bem, estamos animados com o futuro.”

Prosseguindo, Thiago Garcia falou um pouco de suas atividades também como supervisor: “É uma alegria trabalhar e supervisionar a obra, sou responsável pelo estado do Espírito Santo, assim como as obras nos Estados Unidos, graças a Deus a obra está crescendo. Me sinto muito honrado em atuar também no trabalho jurídico aqui no MVV, e essa foi a porta de entrada em 2013. Eu queria estar mais atuante no ministério, mas não via uma forma, mas a porta se abriu e hoje estamos aqui, na época, tínhamos um pouco mais de 100 igrejas e hoje, temos quase 400 igrejas. Sempre tive desejo de dar suporte as igrejas. Temos uma liderança sólida e crescemos e avançamos na obra”.

MENSAGEM

Encerrando a live cada convidado teve um tempo para uma mensagem

Marcos Honório Jr. destacou:

“Quando você começa a ler a Bíblia, mais vezes seguidas, vê muitas coisas. Qual é o maior mandamento? ‘Amarás a teu Deus de todo seu coração e ao teu próximo como a ti mesmo’. Paulo disse que quem ama cumpriu toda a lei. Quando olhamos os textos do Velho Testamento, que são mais difíceis de entender, vemos que Israel teve problemas por não cuidar das viúvas e órfãos, ou seja, a essência é cuidar de pessoas. Tudo vai se resumir em honrar ao Senhor e amar as pessoas, isso é a síntese do evangelho. A medida do amor para com Deus está na quantidade de gente servida por nós. Estamos servindo ao Senhor amando, corrigindo e cuidando das pessoas? Ame o Senhor acima de tudo na sua vida e ame quem está a sua volta e tudo vai bem.”

“Quero pegar um gancho no que Garcia falou sobre usar a sua profissão para o reino de Deus. Às vezes, a gente se encontra num certo ponto da vida que a profissão parece concorrer com o ministério, sou fonoaudióloga, e quero encorajar você que tem a sua profissão para que na sua área de atuação você também possa pregar a palavra, não dá tempo mais de brincar. O mundo precisa do que nós temos. Você médico, advogado, professor, seja ousado e tudo o que tem transformado a sua vida precisa ser comunicado. Avance com a Palavra, não espere o púlpito físico ficar disponível.”

“Esse é um tempo diferente, a pandemia está dando sinais de enfraquecimento, tem pessoas que perderam emprego, mas Deus colocou uma palavra no meu coração: excelência. Vamos procurar ter um espirito excelente e vamos nos destacar em qualquer momento. A pessoa excelente é promovida. Excelência é um valor nosso e faz parte de um crente cheio do espirito, não se contente com o medíocre, não se contente com nada menos que o melhor. Davi enfrentou Golias com coragem e isso veio da excelência do trabalho dele. A excelência alcança todas as áreas da nossa vida, na família, na igreja, no trabalho, em tudo o que fazemos. Esse é um tempo de demonstrar a excelência e vamos nos destacar e não vai ter jeito: as pessoas vão promovê-lo”, ministrou Thiago Borba.

Encerrando as ministrações, Thiago Garcia afirmou:“Tenho em meu coração algo, esses dias estamos vendo muitas pessoas negativas, apavoradas e assustadas. Geralmente, nos tempos de desafios, algumas convicções que temos são testadas. Lembro que Jesus sendo conduzido ao deserto, após os 40 dias, teve fome e foi tentado, sempre pensei que a primeira tentação de Jesus foi o estômago, mas meditando um pouco mais, vemos que no primeiro momento o diabo trouxe, ‘Se és filho de Deus… manda que essas pedras se transformem em pães’, e Jesus disse: ‘Está escrito não só de pão viver ao homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus’.O inimigo levou Jesus a questionar sua identidade e o próprio Deus. Tenha convicção mesmo em tempos difíceis, você é filho de Deus com pão ou sem pão com pedra ou sem pedra, ainda que as coisas estejam difíceis, fique com a Palavra, porque ela é quem vai dizer que você é para Deus e quem Deus é para você. Jesus venceu as dificuldades confessando a Palavra, declarando a Palavra, faça o mesmo!”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA