Verbo FM

Missionária em Tribos Indígenas relata as atividades mais recentes

Elaine Souza, Missionária em Tribos Indígenas, nos enviou carta-notícia relatando as atividades realizadas no ano de 2012 e a expectativa para este ano. Leia a carta abaixo:

Queridos irmãos, a Paz de Cristo.

É um prazer compartilhar com vocês um pequeno resumo do ano de 2012, que para mim foi muito produtivo e recheado de bênçãos sem medida.

JULHO

No início do mês de julho realizei uma viagem missionária transcultural para Buenos Aires – Argentina juntamente com uma caravana da IEVV Guarulhos e de Santos para participar do “PROJETO ABRACE LOS HERMANOS”, liderado pelo casal de missionários Léo e Cris, no intuito de treinar pessoas que possuem chamado para as nações, inserindo-os no cenário sociocultural argentino. Foi um tempo maravilhoso de muita edificação para a igreja de Buenos Aires e para toda a caravana, pois dons foram compartilhados e chamadas confirmadas.

Realizamos evangelismo na Av. 9 de julho, que resultou em algumas conversões, e a semente da Palavra foi plantada em muitos outros corações sedentos.

Nos dias 18 a 22 de Julho, participei do 7º Congresso Nacional do CONPLEI – Conselho Nacional de Pastores e Lideres Evangélicos Indígenas, realizado na Chapada dos Guimarães-MT, em celebração aos 100 anos da Evangelização Indígena em nosso país.

O Congresso Nacional Do Conplei é um dos eventos mais marcantes na história de evangelização dos povos Indígenas, tendo em vista que é uma estratégia de Deus para unir as etnias de nosso país. Neste congresso se reuniram três mil irmãos de várias tribos/etnias, povos, línguas e nações do Brasil e de outros países para juntos testemunhar, se relacionar, aprender, orar e louvar a Deus.

Foi um tempo de encorajamento em que os irmãos Indígenas e não-indígenas se encontram para compartilhar suas lutas e vitórias, e receberem um novo ânimo para continuar no desafio de levar o Evangelho a todos os povos. Um tempo de capacitação e preparo espiritual, no qual foram planejados novas metas e alvos para o futuro da Igreja Indígena. Além disso, neste evento tivemos momentos de festa cultural, nos quais cada povo vestindo suas roupas típicas e suas pinturas cantaram suas músicas na língua materna, dançaram suas danças, trouxeram seus artesanatos, e expressaram tudo o que há de melhor na sua cultura, para mostrar assim, que o Evangelho não destruiu a sua cultura, mas a enriqueceu e a completou. Desta maneira, os indígenas são encorajados em preservar sua identidade e ao mesmo tempo ser um filho do Criador do Universo.

AGOSTO

Em agosto, tive o privilégio de participar de um curso de Capacitação e Treinamento de Missionários realizado em Brasília-DF, com duração de 90 horas, dividido em três módulos específicos: Linguística, Antropologia e Implantação de Igrejas.

Além do ensinamento tive a oportunidade de fazer conexões divinas, das quais me colocaram em contato com outros missionários também atuantes em diferentes etnias. Um desses contatos me apresentou a um casal de missionários que realiza um belo trabalho nas aldeias indígenas da região de Boa Vista – Roraima.

Viajei até Roraima para conhecê-los, e eles me levaram para visitar algumas aldeias da região, pude então, colaborar com seus trabalhos com os povos indígenas.

Uma das aldeias das quais visitei havia alguns índios já convertidos. Lá atualmente está sendo estabelecida uma Igreja Evangélica Indígena. E em outra aldeia que visitei, onde ainda não há índios convertidos, esse casal de missionários está realizando um trabalho social usando o esporte como estratégia para levar a Palavra de Deus. Com eles também participei de uma Conferência Indígena da etnia UAI-UAI, na qual vários líderes indígenas relataram seus desafios e desconfortos para levar o Evangelho aos indígenas da região.

Fico maravilhada com o que Deus tem feito, entretanto sei que ainda há muito por fazer. A motivação para o ano de 2013 é grande, e a colheita certamente continuará sendo multiplicada.

Agradeço a Deus, minha família, igreja e a todos que de alguma forma contribuem direta ou indiretamente deste ministério.

“(…) e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra“. (Atos 1.8)

No amor de Cristo,

Elaine Souza

Veja algumas fotos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!