Verbo FM

Verbo da Vida em Angola iniciou um novo tempo sob nova liderança

A Igreja Verbo da Vida em Angola foi liderada, nos últimos dois anos, pelo pastor Adilson Messias, mas recentemente passou por uma transição. Agora, quem a lidera é o pastor Judsi Calado.

Ainda em fevereiro, o pastor Adilson Messias procurou a liderança do Ministério Verbo da Vida para sinalizar que Deus havia trazido para ele uma nota, em que mostrava uma mudança de tempo, de estação, que o tempo dele em Angola havia encerrado. Ele demonstrou o desejo de voltar ao Brasil. Essa era a direção do Senhor, para que ele voltasse à base. 

Por isso, ele procurou a liderança do Ministério para saber como poderia fazer a sucessão na igreja. Judsi, atual pastor, já era o vice-presidente dela. Ele é um ministro que estava servindo com fidelidade ao longo desses últimos anos. E já estava na igreja, desde 2017, quando ela foi fundada, em Angola, pelo pastor Lúcio. Judsi é graduado do Rhema da turma de 2018. 

O Ministério apoiou a sugestão do pastor Adilson Messias e autorizou a transição da liderança local. De fato, o ministério sempre nutriu o desejo de que um nacional pudesse se qualificar para assumir o pastoreio, naquela nação. 

Assim como o apóstolo Bud Wright, que veio dos Estados Unidos, mas investiu e levantou nacionais para cuidar das obras, era esse o mesmo projeto para Angola: fortalecer os nacionais. Judsi e Humela, sua esposa, foram sempre fiéis, pegaram junto, serviram a liderança, tanto de Lúcio, quanto de Adilson e Cida, sempre como braços fortes. 

Segundo Thiago Garcia, quando o nome do casal chegou na liderança do MVV, todos ficaram satisfeitos. Conversaram com o pastor Judsi que, a princípio, sinalizou que nunca teve desejo de exercer essa liderança, o chamado pastoral, até porque ele é empresário.

Porém, o pastor entendia que Deus estava derramando uma graça na vida dele. Um desejo diferente, até porque ele sempre foi muito conectado às pessoas. Inclusive, as pessoas da igreja, naturalmente, já se conectavam com ele buscando conselhos e isso facilitou esse momento. 

O término da estação promoveu uma transição tranquila de pastoreio, fato que alegrou a todos por saber que a obra em Angola seguirá avançando. A liderança sabia que o pastor Adilson estaria lá por uma estação. 

Judsi Calado foi escolhido por se conectar à visão, pela fidelidade ao chamado e por se conectar às pessoas ajudando-as, aconselhando-as. Ao longo dos anos, a liderança percebeu, também, a maturidade na vida dele para assumir esse desafio. 

Foi uma sucessão natural e trabalhada ao longo dos últimos meses, porque o próprio Judsi já vinha servindo na vice-liderança da igreja, conforme delegou o pastor Adilson, inclusive, aumentando as suas incumbências. 

O pastor Judsi é bem casado, tem uma família estabelecida na Palavra, dois filhos e percebe-se neles as qualidades para representar bem a visão Verbo da Vida

A TRANSIÇÃO

Para a supervisão, a transição foi muito tranquila, pois eles já tinham um bom contato com o Judsi Calado, por ele ser o representante nacional e sempre que a liderança pensava em uma decisão, conversava também com ele. 

De acordo com Thiago Garcia, que supervisiona a obra na Angola, o ministério sempre teve zelo para não violar leis e nem defraudar o povo. “Estamos com essa obra para anunciar a Palavra da Fé, evangelizar, mas não para desmanchar a cultura. Respeitamos a cultura e inserimos o valor da Palavra, claro que quando se coloca os valores culturais e bíblicos procuramos fazer prevalecer os valores bíblicos. E isso acontece em todos os países, inclusive no Brasil”. 

A existência de parceria e harmonia com o pastor Judsi Calado e os demais pastores auxiliares e professores existentes lá, também colaborou para que o processo de transição fosse tranquilo. Entre eles, Samuel, o missionário que foi enviado do Rio de Janeiro pelo pastor Claudio Alexandre.

Todos os irmãos da diretoria se alegraram e pegaram junto nessa nova fase, lá eles têm uma boa equipe ministerial. Para a igreja foi um misto de alegria e tristeza, pois o pastor Adilson é muito carismático e as pessoas estavam muito apegadas a ele. Especialmente, nesse período de pandemia e com a distância, parece que esse apego até aumentou. 

Como a transição começou a ser trabalhada com calma, equilíbrio e prudência, então, as pessoas ficaram tristes pela saída do pastor Adilson Messias, mas ao mesmo tempo felizes pelo Judsi Calado. 

Como supervisor, Thiago se alegrou e se compromete em servir a nova liderança apoiando e crendo sempre no avanço dessa obra, proporcionando o suporte necessário para que ele desenvolva um excelente trabalho.

Veja o depoimento do pastor Judsi Calado sobre esse novo tempo:

“Toda transição tem seus custos emocionais. Visto que nós tínhamos aqui um casal pastoral que ficou conosco por quase 3 anos e eles deixaram um legado muito grande nas nossas vidas e na vida da igreja. Adilson e Cida é um casal amoroso com todos. Entendemos o sentimento, mas está sendo uma grande bênção, mesmo sendo nesse tempo de pandemia, sem cultos presenciais.

Mesmo sem a igreja aberta e a presença física dos irmãos conseguimos nos reunir, através do Zoom, outras vezes pelo aplicativo de mensagens rápidas, para poder comunicar à igreja desse novo tempo. O povo acolheu essa decisão com muito carinho, mas com aquela nostalgia e saudades do casal pastoral. Tem sido um tempo bom, eu tenho aprendido muito com ele, e é a primeira vez que vou exercer o cargo e, durante esse tempo de trabalho, procurei aprender tudo o que podia sobre ministério e estou contente com essa nova estação.

A nossa expectativa para esse tempo é muito boa, cremos no avanço da obra e no favor de Deus. Aquele que nos chamou é fiel para nos capacitar. Sabemos que fomos chamados para uma obra grande. A Igreja Verbo da Vida, aqui em Angola, não é uma obra qualquer, é uma igreja que terá um grande avanço. Cremos nisso. Cremos no crescimento espiritual e em números também. Vamos em breve retomar os cultos presenciais.”

1 Comentário

  • O plano de Deus se concretizando. Jeremias 1:4-5 a Palavra de Deus diz ; antes que que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e antes que saísse da madre te consagrei🙏 estou muito Feliz! Parabéns

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!