Verbo FM

Vitória Nóbrega (Campina Grande-PB)

JulianaToledo_-3620

Tenho saudades dos meus pais… Papai era um homem de poucas palavras. Ele disse raríssimas vezes que me amava. Eu sabia que era amada, não porque ele me dissesse mas, porque me surpreendia com algumas demonstrações. Ele não havia recebido amor dos seus pais através de palavras, como poderia me dar o que como criança desejava? Se ele mesmo não sabia como dar o que não tinha? Perto da sua partida, eu pude dizer a ele: “Papai, eu amo você sabia?”. Naquele dia, uma pequena lágrima rolou do seu rosto…

Minha mãe… Tão linda! Tão alegre, corajosa, sonhadora, romântica. Era escritora, poetisa e ainda tocava violão. Amava a vida, as cores, as flores. Seus 82 anos não a impediam de dizer: “Eu me basto!”. Meus pais partiram para o Senhor, mas deixaram muitas saudades.

JulianaToledo_-3679

Tenho cinco irmãos: três homens e duas mulheres. Fui mãe dos cinco, os vi crescer e, pelo fato de ser de certa forma uma “provedora do lar”, fui cercada de amor e respeito. Lutei por eles e para eles. Fomos tão felizes juntos. Quando éramos crianças, não tínhamos tanta comida, roupa e diversão, mas nossa mãe nos ensinou o temor do Senhor (até onde ela podia e da forma que ela acreditava na época). Ela sempre dizia para nós: “Direito tem quem direito anda”.

Hoje, tenho mais perto de mim apenas meu irmão. Um deles mora em João Pessoa, outro em Natal e as duas irmãs em Aracaju, mas continuamos fortalecendo nossos laços. Eu os amo!

JulianaToledo_-3626

O casamento para mim significa cumplicidade, companhia, parceria, amizade, união de diferenças. Eu tinha uma amiga chamada Socorro Paiva (ela já partiu para o Senhor) que dizia: “casamento é interdependência e cumplicidade”. Que definição perfeita.

Tenho 68 anos. Sou divorciada há 22 anos (nunca quis isso), mesmo quando tudo e todos gritavam para eu tomar a iniciativa. Pelo simples fato que eu queria viver ao lado dele até que a morte nos separasse. Mas, como andarão dois juntos se não houver entre eles acordo? Depois de um longo e tenebroso inverno, ele saiu de casa e da minha vida. Tudo passa! Só a Palavra de Deus permanece para sempre. Hoje, dificilmente nos encontramos, mas, quando isso acontece, é como rever um velho conhecido. Deus é bom e fiel e me concedeu a graça de ser mãe de dois filhos: Eugênia e Emannuel. Então, valeu a pena, valeu mesmo.

JulianaToledo_-3591

Deus… quem é você para mim…

Ele é o melhor! Sempre digo a Deus: “você é meu ponto de partida e meu ponto de chegada. Meu limite, minha fronteira, minha bandeira”. Eu vou até Ele e paro, quase sempre faltam palavras e é ai que sou eu mesma – pessoa humana, simples, sem artifícios, sem maquiagem, sem máscaras, então, acontece a magia do encontro. Com Ele, tudo é tão fácil… Ele me escuta, compartilho a minha vida com Ele. Às vezes, falo tanto que não o deixo falar. É comum eu ir para o quintal e olhar a noite enluarada e ver o céu salpicado de estrelas e ali falo o quanto O amo e a noite vai transcorrendo lenta e ao mesmo tempo aceleradamente.

JulianaToledo_-3649

Acredito que um dos maiores valores do ser humano é o caráter. Creio que quando Deus olha para o homem, seus olhos buscam prioritariamente esse elemento precioso, facilita para Deus trabalhar em nós, por dentro. É como se Deus olhasse para o homem na Terra e sua visão localizasse a índole das pessoas. Não importa a raça, língua, religião, nação, costumes, tradição e, então, Ele diz: “maravilha vamos conversar”

JulianaToledo_-3689

Eu acredito no poder das amizades, das boas associações. Alguém disse certa vez: “É melhor perder um grande amor, que perder um grande amigo”. Pois é. Eles são bons e precisamos tê-los perto quando precisamos.

Engraçado, a vida promove amizades dentro da diversidade de estações que vivenciamos nesta Terra. Nos “dias ensolarados” e nas “noites escuras e tenebrosas”, eles vêm, eles vão. Deus os aproxima de nós para que eles cumpram seu propósito dentro daquela situação, daquela circunstância. Depois, Ele próprio as afasta.

Já percebeu que temos amigos que moram em nossa cidade, mas que não os vemos, não nos encontramos, mas que, quando nos deparamos, é como que os tivéssemos visto há dias? A “chama” da amizade permanece acesa.

Com cada uma das minhas amizades, cada uma, aprendi e aprendo muito. Sou grata a Deus pela vida delas. Algumas já partiram, outras estão aqui e, quando nos encontramos, é tão bom… Mas, também aprendi que precisamos estabelecer limites. Certa vez, Deus me ensinou com clareza e precisão, em voz quase audível: “A melhor maneira de preservar uma amizade é respeitar a privacidade”

JulianaToledo_-3596

Se eu pudesse escolher, queria ter uma amiga como eu… Literalmente. Eu precisaria de uma pessoa exatamente como eu para ser minha amiga e, talvez, eu até tenha (quem sabe), um pouquinho de mim em cada uma das minhas amigas. Existe um pouquinho de mim que eu preciso em Dione, por exemplo, um pouco em cada amizade que eu preciso.

Eu precisaria de alguém compreensiva, como tenho sido, para as minhas amigas. Costumo dizer que compreendo quase tudo na vida. Mas existem duas que não compreendo: uma é um dedo apontado outra é a usura, mais conhecida como “mão de vaca”.

Eu compreendo tudo, porque Deus me ensinou a compreender sempre as duas partes: tanto a do ofensor quanto a do ofendido, tanto de quem dá como de quem recebe. Aprendi que para sermos justos, precisamos parecer com Deus e, Ele é justo porque é imparcial. Normalmente, quando você escuta uma parte da história de alguém a nossa inclinação natural é ficar do lado daquela pessoa, mas, quando você vai ouvir a outra parte, ou seja, o outro lado da história, você chega no ponto de equilíbrio, o meio. É ai que está a justiça e a imparcialidade que Deus é.

JulianaToledo_-3625

Outra coisa, eu gosto de cuidar, não sou acostumada a ser cuidada, mas a cuidar. Acho que isso é meu lado maternal mais latente e aflorado. Eu sou assim e gosto de ser assim. Parece que, quando a gente cresce, ninguém mais fala de forma carinhosa com a gente, às vezes, nem os filhos falam mais assim conosco. Até abraçam, tem um beijo de vez em quando ao nos vermos, mas quem é que não gosta de carinho? Até a minha cachorrinha sente necessidade de carinho. Quando saí de casa, ela ficou toda manhosa. São animais, mas precisam de carinho.

Eu sou discreta. Sou a sua amiga, literalmente. Temos amizade em comum. Mas o que você me conta a cerca de você, da sua vida, cotidiano, eu não compartilho com a nossa amiga em comum. Pois entendo que você merece todo meu respeito. Amizade é algo sagrado. Então, a nossa amiga em comum nunca vai saber do que você me disse. O que você me disse, disse a mim e comigo vai ficar. Agora, se você quiser passar para ela, tudo bem.

Deus me ensinou algo sobre amizade. Ele me ensinou que a melhor forma de preservar uma amizade é respeitar a privacidade. Se eu souber até onde eu posso ir com você (e não é você quem vai me dizer, sou eu que tenho que perceber isso), nós vamos ser amigas para sempre!

JulianaToledo_-3660

2017… o que espero para este ano ainda? O novo, Deus. Tudo o que é velho, obsoleto, saindo e o novo chegando. Novidade de vida em algumas áreas, vinho novo sendo derramado. Já me disponibilizei para o Senhor fazer o que precisar em mim, por mim para mim e comigo.

Me tornei avó esses dias e estou feliz. Acho que estou como quem sonha. Há um tempo atrás, eu dizia a minha filha: “eu não tenho estrutura para ser chamada de vovó”, mas, agora, eu tenho. Porque o tempo vai passando e vamos nos deparando com a realidade da vida e das coisas. Geovanna nasceu esses dias e estamos muito felizes. Minha filha, Eugênia, realizou seu grande sonho: ser mãe.

JulianaToledo_-3655

Outro dia eu estava pensativa com a vida, com as coisas que não posso mais trazer de volta, por causa do tempo… Não posso resgatar mais coisas que eu perdi. Quando quis ficar triste, o Espírito Santo me disse: “Discirna o tempo”. Se eu souber discernir cada estação da minha vida, eu vou viver melhor. Serei feliz em cada estação. 

Se eu pudesse dar um conselho às crianças seria: Seja criança! Porque as crianças hoje, não são mais crianças. As crianças da minha época, acreditavam em Papai Noel e qual a criança hoje, que acredita Eu acreditava ao ponto de ficar acordada até a madrugada esperando ele tirar as telhas de uma casa bem pequenininha onde eu morava com minha família e esperava ele descer para entregar o meu presente… Até adormecer, quando acordava, ia ver se meu presente tinha chegado. Acreditei em cegonha também.

JulianaToledo_-3614

Eu aconselho as mulheres: seja você sempre. Acredite em você, invista em você. Não se esqueça de ser mulher. Cuide de si mesma (cabelos, unhas, vestes); levante a sua cabeça e siga em frente ainda que e apesar de… caminhe na terra dos viventes. Na hora de ser dona de casa, seja com a performance de mulher, na hora de ser mãe, seja. Ame e se doe, mas com firmeza. Se você tem esposo, nunca o trate como filho, você é a mulher dele. Nunca acumule mágoas e ressentimentos. Deus nos ensina a excelência, a sermos uma esposa que precisa ser amada, cuidada, respeitada e valorizada, sem precisarmos cobrar dos cônjuges. Há coisas que não se cobra…

JulianaToledo_-3650

Meu Deus! Em cada estação na nossa vida passaram pessoas e pessoas que se tornaram referenciais para nós. Ouvimos frases e palavras que até hoje repetimos em nossas conversas e fazemos menção a elas.

Pessoas que são (ou foram) referenciais, são aquelas cujas virtudes e dons nos acrescentaram algo que nos ajudou nesta vida. Aprendizados que sussurram aos nossos ouvidos, nos fazem lembrar que precisamos “nos levantar”, “seguir em frente”, continuar, permanecer, manter (e manter é o segredo).

Lembramos dos referenciais com carinho e respeito e, muitas vezes, com saudades… Não ousarei citar nomes pela dificuldade de selecioná-las.

JulianaToledo_-3685

Ando tão questionável com relação a mim mesma… Quando penso que me conheço, ”me pego” perplexa. Meus pensamentos, palavras, atitudes, reações… Às vezes, não me reconheço. Acho que o momento que me sinto melhor é quando renovo as minhas forças em Deus. Confesso que fico literalmente constrangida, tantos sentimentos vêm a tona. Então, o Senhor me lembra que sou humana. Para Ele o que “pesa” é a consciência que tenho dos limites, fraquezas, fragilidades, vulnerabilidades, mas, em meio a tudo isso, tenho bem latente em mim que jamais quero ser uma mulher espiritualmente desumana.

2 Comentários

  • Sou muito grata a Irmã Vitória, uma tamanha gratidão. Recebi tanto amor, tantos ensinamentos vindo dela. Sou sua Discípula.

    Resposta
  • Vitória,
    Sempre linda e amorosa. Uma mulher de bom testemunho, intercessora, ajudadora, amiga leal e que tantas outras bocas a louvam. Ela é, ao mesmo tempo, um ser humano e tão divino. Digna de nossa admiração.
    Parabéns Vitória por ser um referencial de Deus aqui na Terra!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​