Matérias

Postado em
0

A Escola Bíblica Verbo da Vida tem uma grande curricular sólida abordando principais conteúdos da vida cristã. O curso tem duração de um ano e é dividido em dois módulos, com 18 matérias e aulas lecionadas duas vezes na semana por professores brasileiros e de outras nações devidamente capacitados ao serviço ministerial. 

Abaixo, um resumo das matérias oferecidas em todas as unidades da Escola Bíblica Verbo da Vida em todas as unidades e modalidades:

 

HISTÓRIA DA REDENÇÃO

Entender o plano da redenção, como ela se deu e quais suas consequências é essencial para vivermos os planos de Deus para nós. Antes de Cristo, éramos pecadores, mas, através do Novo Nascimento, fomos justificados e podemos estar diante de Deus como filhos, sem medo, inferioridade, condenação ou vergonha. Nesta matéria, vamos aprender sobre as três dimensões do homem e como se deu a queda e redenção, compreendendo por completo o benefício da cruz.

PANORAMA BÍBLICO

Estamos vivendo o fim dos tempos? A Bíblia indica o futuro da humanidade e de todas as coisas, assim como o destino eterno daquele que crê e daquele que não crê na obra redentora de Cristo Jesus. Devido à falta de conhecimento neste assunto, muitos temem o fim. O foco principal desta matéria é abordar todas as dispensações e as alianças entre Deus e os homens, do Antigo ao Novo Testamento, desvendando uma nova e superior Aliança, pela qual entramos através do precioso sangue de Cristo. 

AUTORIDADE DA FÉ

Esta matéria tem como objetivo evidenciar os princípios operantes da fé, que é o modo de vida desejado por Deus para todos os Seus filhos, pois, como está escrito: “O justo viverá da fé” (Romanos 1:17). Durante as aulas aprendemos que, quando nascemos de novo, o cristão recebe autoridade através do poderoso Nome de Jesus. Como podemos usar este nome, como Jesus o conquistou e como ele nos foi doado, também, estão entre os assuntos dessa matéria.

O ESPÍRITO SANTO

Embora, em essência, Deus seja identificado em três pessoas distintas e individuais, cada pessoa da divindade compartilha, em tudo, os atributos de Deus e tem uma função e uma personalidade definida. Esta matéria tem o propósito de esclarecer e ensinar sobre a pessoa, as manifestações e o relacionamento com o Espírito, de forma a vivermos, diariamente, uma vida avivada para Deus. O Espírito Santo é uma pessoa e deseja se mover através da Sua Igreja. 

CONHECENDO O PAI

Nós conhecemos o caráter de Deus através da Sua Palavra, pois ela expressa o que Ele é e a Sua vontade para nós. Ele possui atributos morais, que devem ser imitados pelos Seus filhos: Amor, bondade, fidelidade, santidade, entre outros. E também atributos não-morais, ou peculiares da Sua divindade: onipresença, onisciência e onipotência.  A Palavra de Deus é o próprio Deus falando conosco. É nesta matéria que vamos conhecer ainda mais sobre a Trindade e mais, especificamente, sobre o Deus Pai. Também são explanados os nomes dados a Deus na Bíblia, as suas abrangências e significados.

CURA DIVINA

A cura é para todos? A Bíblia relata que “pelas pisaduras de Jesus, fomos sarados”. Cristo morreu na cruz para que todo aquele, que n’Ele crê, tenha a saúde como estilo de vida. Cura era uma parte essencial no ministério de Jesus, e isso fala da vontade do Pai.  

É importante aprender como tomar posse de sua cura, como mantê-la, bem como usar da fé, no nome de Jesus, para impor as mãos sobre os enfermos para que sejam curados.

A DOUTRINA DE CRISTO

Cristo é o centro doutrinário das Escrituras que fundamentam toda a vida Cristã. Muitos de Seus ensinamentos estão contemplados nesta disciplina. Existem seis princípios elementares que serão base para ela: Arrependimento; Fé; Batismos; Imposição de Mãos; Ressurreição e Juízo. Também serāo abordados os aspectos da sã doutrina e das falsas doutrinas.

A GRANDE COMISSÃO

A grande comissāo é uma tarefa para toda a Igreja. Todo cristão é chamado para o ministério da reconciliação.  “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”. Essa é a ordenança do Senhor para a Sua Igreja. Cumprir o ide deve ser algo urgente no coração de todo aquele que anseia por obedecer ao Senhor e ver Seus propósitos estabelecidos sobre a terra. Evangelismo e suas técnicas serão os principais temas desta matéria.

O PLANO DIVINO PARA A FAMÍLIA

A família foi idealizada e instituída por Deus no princípio de tudo. O pecado desvirtuou a Criação de Deus e inverteu seus valores, porém, em Cristo, os valores foram resgatados e foi possível voltar ao verdadeiro caminho. Nesta disciplina, veremos a família do ponto de vista bíblico, como também aprenderemos sobre os princípios que a orientam de volta ao padrão divino que, certamente, é o melhor! Através das aulas, seremos auxiliados a desenvolver o governo que Cristo deseja em nossos lares.

FRUTO E SANTIDADE

O fruto do Espírito é a manifestação da natureza de Deus implantada em nós, mediante o Novo Nascimento. Nesta matéria aprenderemos que, uma vez enxertados na “videira verdadeira” que é Jesus Cristo, temos como consequência em nossa vida diária a produção dos frutos segundo a espécie da árvore da qual somos ramos, manifestando visivelmente a essência que está em nós por causa da presença de Deus.

ABC DA FÉ

Todo o relacionamento do homem com Deus e tudo o que o homem pode fazer em Deus é pela fé, e somente pela fé. Ela é o caminho para se chegar a Deus. Em toda a Bíblia, são evidentes o prazer e a alegria que Deus tem em se relacionar com Sua Criação, ainda mais, quando o homem compartilha desse desejo. O que é a fé, como recebê-la e como libera-lá serão os focos desta matéria.Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb. 11.6). 

HISTÓRIA DA IGREJA CRISTÃ

Somos o povo de Deus, temos a mente de Cristo e precisamos compreender os processos que aconteceram e nos levaram a ser o que somos hoje, tanto como indivíduos como Igreja de Cristo na terra. Estudar essa história é conhecer os rumos que os homens, chamados por Deus, tomaram e entender os porquês que definem a conjuntura atual da Igreja de Cristo. A compreensão real dos fatos que já aconteceram e que serāo estudados nesta matéria, nos dará maior segurança nas refutações, além de fortalecer nossa identidade e crenças.

OS DONS MINISTERIAIS

Nesta matéria vamos abordar sobre o Corpo de Cristo, tanto através do Ministério de Socorros, quanto também aqueles chamados em algum dos cinco dons ministeriais, relacionados em Efésios 4:11 – Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres. Jesus colocou os dons do ministério na Igreja para nos auxiliar a crescer conforme a Sua imagem. Ministro é alguém que foi separado para ministrar coisas santas, sagradas. Seu chamado é para o povo, assim como Cristo era um representante de Deus na terra. O serviço cristão é uma expressão de amor e gratidão a Deus.

MINISTRANDO A PALAVRA

Após 18 disciplinas, esta é a matéria de conclusão e a única prática. O aluno será como o professor e poderá compartilhar uma ministração do seu coração. Uma escala será feita e cada um escolherá um tema para assim ministrar aos seus colegas de turma. Através da ministração da Palavra, além dos alunos que fazem parte daquele ano letivo, estarão presentes professores e supervisores acompanhando e avaliando este momento único na vida dos alunos. 

RELACIONAMENTO COM DEUS

Como cristãos, podemos andar em comunhão com Deus, por meio da oração, desfrutando assim de uma incomparável paz interior. Aprender a orar com eficiência é uma das coisas mais importantes que o cristão pode fazer. É impossível um cristāo ter sucesso no cumprimento do propósito de Deus em sua vida, se nāo souber orar de acordo com os princípios bíblicos.

LIDERANÇA CRISTÃ

Deus é o princípio de toda autoridade. Ele mesmo é o governante do universo, Seu plano eterno é estabelecer Seu Reino, pois Deus é aquele que se assenta no trono, Ele é o Senhor e o Soberano. O Reino de Deus é o nosso modelo organizacional. Os princípios divinos nos levam a respeitar as autoridades constituídas sobre nós, em todas as esferas, e a sermos líderes servidores, que amam, cuidam e são exemplos para os liderados. Jesus nos mostrou que o Reino de Deus funciona por leis e princípios diferentes dos reinos deste mundo. Não poderemos aplicar os princípios e leis dos reinos desta terra e esperar resultados positivos no Reino dos Céus.

PROSPERIDADE BÍBLICA

É vital aprendermos o que Deus diz, de fato, a respeito da nossa prosperidade, a fim de que possamos viver de maneira que nossa existência traga glória a Deus. Deus é a sua fonte e Ele é quem nos dá forças para adquirir riquezas, as quais não são apenas materiais, mas principalmente espirituais. A Palavra de Deus revela uma verdade bem diferente, de que Deus tem para cada filho uma vida cheia de conquistas e realizações para o Seu Reino. O foco da matéria será um estilo de vida de paz e alegria no espírito, na alma e no corpo, para que sejamos generosos e desfrutemos de grandes colheitas em todas as áreas da nossa vida, pois Deus quer que cada um de seus filhos tenham uma vida de prosperidade.

GRAÇA

Na Palavra de Deus, encontramos associação com a graça em tudo aquilo que parte de d’Ele. O próprio Deus é chamado de “Deus de toda graça” (1 Pedro 5:10). Seu trono, Seu Espírito, Sua Palavra, inclusive Jesus veio cheio de graça. A Bíblia diz que a graça é abundante, multiforme, diz que fomos chamados por ela, salvos, justificados, redimidos, santificados pela graça. A dispensação que estamos é a da graça, a obra da cruz é chamada de obra da graça. Graça é favor imerecido de Deus, mas também é capacidade para agradar e servir a Deus em reverência e Santo temor (ver Hebreus 12:28). A graça é o fundamento da nossa salvação e da nossa vida em Cristo.

Compartilhar
Artigo anteriorSobre a Escola
Próximo artigoUnidades

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA