Verbo FM

A ponta do iceberg

Quantos de nós  já ouvimos o dito popular : “isto é apenas a ponta do iceberg”? Geralmente, quando alguém fala isto, se quer, de fato, referir-se a algo (problema ou situação) que aparenta ser um simples enfrentamento ou solução, quando, na verdade, é de uma complexidade consideravelmente maior, a inspirar, pois, maiores cuidados.

O que é um iceberg?  É um enorme bloco ou massa de gelo que se desprende das geleiras existentes nos calotas polares, originárias da era glacial. De cada iceberg, apenas cerca de 10% da sua massa emerge a superfície. Os demais cerca de 90% permanecem submersos.

O que podemos aprender comparando-nos a um iceberg?

Assim como o iceberg, nós não somos apenas o que mostramos ser.

A maior parte do nosso ser está bem guardada e muitos de nós não deixamos à mostra especialmente as partes feias, não polidas, não ajustadas e não moldadas, as quais ainda nos “dão trabalho” ao longo da vida. Essas estão profundamente submersas. Comparando-nos ao iceberg, deixamos perceptível para as pessoas cerca de apenas 10% do que somos de fato, e os outros 90% estão bem guardados.

Nos outros aproximadamente 90%, concentramos as lembranças, os registros ao longo de nossa vida, as dores, as alegrias, derrotas, defeitos, isso inclui a inveja, o ciúme, o despeito, a arrogância e o orgulho. No aglomerado de arquivos estão à auto-estima que foi esmagada, a rejeição, os traumas sofridos, as vontades não reveladas. Por vezes, aqui ou ali, alguma dessas características “vem à superfície” e se mostra em uma porção pequena dos 10%, mas, na maioria das pessoas, isso é mais raro de acontecer.

Aquelas coisas mal resolvidas estão nos 90%. A falta de perdão, a dor de ser traído, enganado. Aquelas coisas que você somente diz a si mesmo: “Vou deixar pra lá”. Essas coisas estão submersas, mas elas ainda existem, viu?

Li, recentemente, algo que Geofrey Chaucer, um filósofo inglês, escreveu: “o tempo cura todas as feridas”. Mas, ele se esqueceu de dizer que feridas deixam cicatrizes… Coisas ruins que acontecem conosco deixam suas cicatrizes. Elas não precisam doer, mas sempre estarão ali como um lembrete, na memória, nos 90%. Com o passar do tempo, a memória pode ficar vaga; mas sempre teremos a cicatriz para nos lembrar do ocorrido… De que passamos por aquilo e SOBREVIVEMOS!”

Outra comparação que podemos atentar é como se, ao longo da nossa vida, um grande prédio estivesse sendo construído, mas apenas um andar é visto pelas pessoas. Os demais andares estão no subsolo, sem o acesso delas.

Toda casa tem o “quarto da bagunça”, onde se colocam as coisas quebradas, sujas, feias, sem uso e normalmente quando chegam as visitas, parentes e amigos  nós os levamos para a sala que normalmente está arrumada (pelo menos deveria estar), mas nunca os levamos no quarto da bagunça. Lá, ninguém pode ver essas coisas. Mas o fato de não verem, não significa que elas não existam.

Talvez, você esteja pensado: Aonde ela quer chegar com tudo isso?

Deus nos criou e Ele é a única pessoa que nos conhece completamente. Com Ele, nós podemos falar sobre tudo. Ele nos conhece de fato, melhor do que nós mesmos (até porque muitos de nós, não fazemos muita questão de conhecer-se a si mesmo tanto assim).

Mas, o fato é que Deus nos conhece. Isso é algo que, por mais que saibamos, por vezes, parece que esquecemos, afinal, se Ele nos conhece completamente, isso significa que não conseguiríamos enganá-lo, fingir para Ele é perda de tempo, porque Ele nos conhece.

Um dia li uma frase que me fez parar e pensar (atividade bem comum a uma pessoa reflexiva como eu). A frase é: “Deus abomina pessoas que fingem ser perfeitas, mas Deus abençoa pessoas imperfeitas que não temem ser verdadeiras”.

Sinceramente, eu desconfio dos “perfeitos”, mas admiro demais as pessoas que reconhecem a sua humanidade e total dependência do Senhor na caminhada. Na verdade, errar é fácil, reconhecer os  seus erros é bem mais complicado, consertá-los dá trabalho, fazer de conta que eles não existem, não os fazem desaparecer… Pode continuar submersos, mas estão lá. No entanto, se decidimos consertá-los, Deus pega junto conosco e, com Ele, podemos todas as coisas, inclusive mudar.

Nós não somos apenas o que mostramos as pessoas. Isso é apenas a ponta do iceberg, mas Deus conhece toda a estrutura que está submersa, todas as suas características boas e ruins, todos os seus medos, dores, imperfeições e fragilidades. E, mesmo assim, Ele nos ama. Isto é o melhor!

Acredite! Deus lhe ama! Seja você uma pessoa simples de se entender ou não. Ele decidiu nos amar mesmo com as nossas complexidades. Eu sei que existem “pessoas lights” (simples) mas também existem as mais complexas (reflexivas e questionadoras), afinal, somos seres humanos,  distintos e diferentes.

Deus não criou ninguém igual a ninguém. Graças a Ele por isso! Então, seja você mesmo e queira ser você mesmo. É complicado demais tentar ser outra pessoa. Porque dos outros, só conhecemos, 10%, talvez, a pessoa que você desejaria ser (por conhecer apenas parte dela), se você pudesse conhecer os outros 90% desistiria de “sê-la” imediatamente. Pois, talvez, perceberia que ser você é bem mais legal. Saber dessas coisas nos ajuda também a não julgarmos as pessoas, porque não as conhecemos em plenitude e, na medida em que as julgamos, nós seremos julgados.

Decida abraçar o amor de Deus e receba dEle a força e a graça para ser o melhor que você pode ser aqui na terra. Concentre a sua atenção não apenas nos 10%, mas nos seus 90% também. Deixe o amor de Deus permear a sua vida, pois Ele quer lhe ajudar a superar as coisas que estão bem guardadas, mas que ainda assim lhe fazem sofrer algumas vezes.

Se insistirmos em não ajustar a nossa vida, desconsiderando as coisas que estão guardadas, veremos que a vida dá voltas assim como a terra gira e, com o passar do tempo, aquelas mesmas coisas reaparecerão e teremos que tratar com elas de alguma forma, isso são as voltas que a vida dá… Mas, deixa esse assunto para o próximo texto.

Seja você mesmo e seja feliz!

7 Comentários

  • Hoje estava tão deprimida, confusa, autoestima baixa.em relação a vida é o meu trabalho. Fiquei procurando sobre cursos profissionalizantes. Acabei nesta mensagem. Preciso ler e reler…
    Vou dormir aliviada, uma ótima reflexão.
    Só preciso de alguém pra me ouvir, sem ser questionado ou julgada.
    Mas só Deus pode me entender e me ajudar….

    Resposta
    • Maria Aparecida, Deusa guiou a essa mensagem. Ele cuida de você em cada detalhe. Apegue-se a Ele. Existem momentos que passamos por problemas, dificuldades e circunstâncias e é por isso que Deus mandou o Espírito Santo após a ida de Jesus para o céu depois de sua morte e ressurreição. Deus sabia que não podíamos mais ficar sozinhos, Ele mandou o Espírito Santo para HABITAR dentro de nós e não foi por alguns dias, semanas ou meses, mas PARA SEMPRE. Deus é contigo. Isso vai passar, porque tudo passa! Fica firme na Palavra de Deus.

      “Aquietai-vos e sabei que eu SOU DEUS” Salmos 46.10

      Fica na paz!
      Dione Alexsandra

      Resposta
  • Mensagem edificante eu amai,e muito bom ver sentir como Deus cuida de nós mesmo sem merecermos Deus e fiel! Parabéns

    Resposta
  • Caramba! é de sacudir a gente por dentro uma palavra dessa…
    É a mais pura verdade tudo o que disse, só Deus mesmo para nos moldar a cada dia…

    Resposta
  • Que linda mensagem a qual nos faz refletir o quanto Deus nos ama apesar de nossos defeitos porém Deus quer um coração sincero. Zaqueu estava em pecado mas ao se arrepender alcançou a misericórdia de Deus. Assim será conosco se reconhecermos nossos erros e não formos fingidos. Amei sua mensagem…bjs de sua irmã Selênia.(Igreja Verbo da Vida de Serra Talhada).

    Resposta
  • Sempre Deus tem algo a nos acrescentar e graças a Deus pela vida de Dione que cedeu a inspiração do Espírito e deixou esta nota reflexiva aqui para nós!! Benção!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!