Verbo FM

Saltando obstáculos

 

2013.1, o primeiro salto.

O tempo passa, o tempo voa… Quando se vê já é segunda-feira, parece que foi ontem que o ano começou já estamos em junho e quando menos percebermos já será natal e o que teremos feito para mudar o resto de nossas vidas?

“Não tenha pressa, mas não perca tempo” (José Saramago).

No início deste ano, escrevi sobre a minha decisão de voltar a estudar e fazer um curso superior. Comecei a cursar Publicidade e Propaganda e já terminei o primeiro período. Eu sei que muitos podem dizer: “Agora que terminou o primeiro, tem muito chão pela frente”, mas eu escolhi pensar: “Terminei o primeiro e só faltam três anos e meio de chão a percorrer.”

O post de hoje vai para os que perseveram em seus sonhos e não desistem! Para nos fazer refletir, procurei um bom exemplo de perseverança e superação que acontece no esporte. Existe uma modalidade bem conhecida nas Olimpíadas chamada salto com vara. O salto com vara é um evento atlético em que os competidores usam uma vara longa e flexível para alcançar altura, e passar por cima de uma barra. O salto com vara requer que os competidores ultrapassem um sarrafo apoiado por duas barras verticais sem deslocá-lo.

Assim como na vida, no esporte, o atleta lida com dor, lida também com muitas limitações, renuncias, esforço contínuo e muita, muita perseverança. Eles dormem cedo, porque precisam acordar cedo para treinar, eles renunciam eventos, se afastam de pessoas que os atrapalhem, comem ordenadamente e não se deixam influenciar por palavras negativas. Eles precisam ser autoconfiantes. Dessa atitude depende a sobrevivência deles. Outra coisa, ninguém começa a saltar com o sarrafo em uma grande altura. Todos começam com pequenas. E vão treinando, treinando, até que percebem que está na hora de aumentar a altura do sarrafo.

Enquanto treinam, existem saltos errados, ou seja, quando saltam, eles batem com alguma parte do corpo no sarrafo e este cai e isso os machuca. E isso, o impossibilita de ser bem sucedido em seu salto. Ele precisa saltar e ultrapassar o sarrafo sem tocar nele em momento algum e, se porventura, tocar este não pode mover-se, ou seja, não pode cair. Recentemente ouvi uma frase que me marcou: “A sua maior dor será o seu maior testemunho”. É bem por ai mesmo, quando decidimos algo em especial que requer esforço da nossa parte, vão existir obstáculos e não são poucos. Mas, a nossa dedicação e perseverança vão determinar o nosso sucesso e teremos muito a testemunhar.

2013.1 foi o primeiro sarrafo e após treinos e treinos consegui ultrapassá-lo. Mas, estou certa que o sarrafo vai subir e precisarei de mais esforço no próximo período. Haverá mais dor, mais renuncia e mais esforço, que irão exigir de mim mais perseverança.

A minha visão irá determinar a minha ação. Aprendi a duras penas que quando a oportunidade chegar é tarde para se preparar. Portanto, prepare-se hoje, treine, estude, se esforce, renuncie o que for preciso e faça valer a sua vida. E lembre-se, quando vencer um obstáculo, saiba que o próximo será um pouco maior, porque o sarrafo vai aumentar a sua altura. Mas, a melhor parte é que enquanto treinamos, estudamos, renunciamos, aprendemos, crescemos e amadurecemos.

Se você não anda satisfeito com a sua vida, faça uma auto-avaliação de como tem vivido. Afinal, somos o resultado da nossa formação, do nosso ambiente e dos nossos relacionamentos. O sucesso nunca é por acaso! Ninguém recebe um diploma por acidente, ninguém executa um bom salto sem esforço e dedicação.  Isso é meritocracia, o melhor caminho para a honra, que embora não seja o mais fácil, sempre valerá à pena. A meritocracia é simplesmente merecimento pela competência e esforço. O tempo não para! Ele não vai esperar eu e você decidir alguma coisa. O tempo voa e nós passamos, como poeira. Tudo é passageiro. Então, faça valer a pena!

Você precisa ser corajoso para enfrentar coisas novas sem medo do fracasso. Nada vem do nada. Se esforce e você vai conseguir! Não importa a idade, a naturalidade, a família, as condições favoráveis, porque nem sempre elas irão existir.

Não espere estar inspirado para realizar. Afinal, talento é 99% transpiração e apenas 1% de inspiração. Isso quer dizer que exige esforço, dá trabalho. Certamente alguns podem pensar: “mas eu não tenho como pagar meus estudos, porque tudo é muito caro”. Eu lhe digo baseado em algo escrito por Derek Bok : “Se você acha a educação cara, experimente a ignorância”. Sem conhecimento somos levados a qualquer lugar por qualquer pessoa. Estude! Não seja levado para qualquer lugar.

Desejo bons saltos e sucesso em sua caminhada naquilo que você decidiu abraçar neste tempo! Que você chegue lá. E quando você chegar lá, o lá já virou aqui. Então, deve-se procurar um novo lá! Gente boa, eu sei que já estamos no meio do ano de 2013, que existem diversos sonhos bem guardados em seu coração. Meu desejo é que você os faça acontecer. Realize-os. Se preciso for salte, a princípio os saltos irão exigir um desgaste maior, um maior esforço e concentração, mas salte, faça a sua vida valer à pena e termine o ano com a certeza que fez deste ano o seu melhor.

E lembrem-se, quando a oportunidade chegar esteja preparado! Supere os seus limites! Um dos prazeres da vida é provar que as expectativas negativas em relação a você estavam erradas!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!