Verbo FM

Cuidados no berçário

Gostaria de tratar sobre assuntos bem específicos no que diz respeito às características das crianças dentro das suas respectivas faixas etárias.

Sei que esses assuntos são muito mais didáticos do que espirituais, mas como poderemos ensinar nossas crianças se não sabemos como elas aprendem e se desenvolvem?

Por isso, é muito relevante ter esse conhecimento para que ele caminhe junto com o ensino espiritual e você professor possa ter sucesso no seu trabalho com os meninos e meninas.

Nesse primeiro momento falaremos das mordidas que geralmente acontecem no berçário. Posteriormente veremos mais dois aspectos importantes que são a adaptação e atividades apropriadas para essa sala.

Começaremos tratando sobre um assunto bem conhecido dos professores dessa faixa etária que são as mordidas entre as crianças pequenas e porque elas normalmente acontecem.

Nessa fase, onde as sensações e experiências se dão na boca dos bebês, os experimentos e as mordidas podem ser por razões diferentes tais como: se defender de um colega na disputa por um brinquedo, como forma de brincadeira, às vezes, os adultos brincam com elas com as famosas “mordidas na bochecha, na barriguinha e etc. Elas não entendem as conseqüências das suas ações naquele momento. Então, cabe ao professor lidar com essa situação da melhor forma possível.

272Para situações como estas na sala, sugiro que não haja com rispidez com a criança que mordeu, chame-a para perto do coleguinha e mostre que a sua atitude o machucou e que doeu, fale com firmeza porém em um tom de voz baixo e sem gritar. Claro que essa intervenção não será entendida da primeira vez, haverão outras vezes, e se tornar a acontecer fale sempre que for preciso.

Também não é necessário separar as crianças por causa disso. Deixe-as brincando juntas, apenas fique observando com mais atenção. Geralmente a criança que morde, não faz apenas uma vez, poderá haver a repetição e nestes casos, como o professor já conhece a sua turma e sabe quem são as crianças que costumam morder ao invés de ficar todo tempo recriminando a criança, procure sentar sempre próximo delas e estar sempre atenta nas horas em que estão brincando juntas, ofereça brinquedos e faça brincadeiras que possa direcionar a criança para outros interesses,

O professor deverá ter cuidado de não marcar a criança com rótulos, mesmo pequena, isso não será positivo. É também importante que, sempre que ocorra uma mordida, os pais sejam informados sobre o que aconteceu e saibam que você tomou as providências cabíveis, porém nunca diga quem mordeu o seu filho para que o adulto não crie uma indisposição com a criança ou com os seus pais, isso pode sim acontecer, sendo assim só dê as informações.

Quanto aos pais da criança que morde, procure saber com eles, se existem situações em que fatos como mordidas ocorrem e como são tratadas por eles para que você como professor possa entrar em um consenso na melhor forma de lidar com o ocorrido. No mais o trabalho deverá ser feito com palavras carinhosas e com a atenção redobrada por parte dos professores. Mas, caso aconteça um pequeno acidente desse tipo não se desespere essa fase vai passar e dependendo da sua postura os pais entenderão e tudo ficará bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!