Verbo FM

Liderar é servir

Liderar é antes de tudo servir, servir a Deus em primeiro lugar, ao seu pastor, aos professores e por fim as crianças. Então a sua posição na verdade é de servo e de ajudador, pois é com você que as pessoas irão contar em todas as situações e é a você que elas irão procurar para ajudá-las no seu trabalho, é através das suas orientações que todo grupo irá obter bons resultados.

Esteja sensível as necessidades do seu grupo, seja na área espiritual, material, ou sentimental. Não estabeleça regras difíceis de serem cumpridas, pense que você trabalha com um grupo muito heterogêneo e que sempre existirão situações a serem avaliadas. Sempre pense nas pessoas individualmente ao analisar cada caso que surgir, pois você trabalha com voluntários que estão com você pra servir primeiro a Deus, por isso, o seu papel é estimulá-las a ter compromisso com o Senhor pois, assim elas estarão servindo com qualidade por causa Dele.

Seja sempre atencioso com os seus liderados, eles precisam da sua liderança para se sentirem seguros. Deixe que eles saibam que você tem convicção da visão que Deus te deu e que o seu trabalho não é aleatório e sem direção. Procure não demonstrar preferências em relação a pessoas ou a salas, privilegiando alguns em detrimento de outros. Perante Deus todos são iguais. Não faça comparações, cada pessoa ou situação tem suas individualidades, portanto não devem ser equiparadas diante do grupo. Afinal o seu trabalho não deve ter o sentido de uma disputa pela sua atenção.

Evite a formação de grupos trabalhando sempre em conjunto, promovendo reuniões onde haja essa interação entre a equipe. Procure conviver com os seus liderados também fora do ambiente da igreja, promova saídas para um lanche, um dia em um clube ou na casa de alguém isso fará o grupo ficar mais coeso pois estarão em ambientes de descontração e poderão conversar sobre outros assuntos do seu interesse E quanto a você esteja sempre presente nessas reuniões, procure circular entre as pessoas participando da conversa de todos.Promova reuniões de consagração para que a equipe participe juntamente com você de momentos com Deus.

Certa vez ouvi uma pessoa dizer que via o líder como uma águia que voa muito alto e vê tudo com uma visão alargada diferente dos liderados, que não precisa se preocupar com o todo, e sim, com a sua parte no trabalho tendo muito menos responsabilidade que você como líder. Na simbologia cristã, a águia aparece como possível símbolo de pessoa muito perspicaz, penetrante, que vê longe, superior em inteligência, mas, além disso, terá, como falei antes, muito mais responsabilidade, pois é de você líder que tudo será cobrado.

Por esta razão, quero te animar a desempenhar a sua liderança na força do Senhor, deixe que sua graça te baste. E também quero que você saiba que sua liderança não tem prazo estabelecido, pode ser por um pouco de tempo, mas também pode ser por muitos anos e com certeza a hora de você deixá-la será perceptível. Você vai sentir que já chegou o seu tempo e sentirá paz no seu coração em relação a essa decisão, por isso, não fique apreensivo sobre o tempo e a hora em que você poderá passar o seu cajado.

Antes de tudo treine pessoas ao seu redor, para que quando esse tempo chegar você tenha pessoas prontas para assumir o seu lugar e começar uma nova fase de liderança na Igreja de Criança. Cada líder tem seu tempo e suas habilidades, cada um é único e deverá fazer do seu trabalho uma continuidade para o crescimento, e não para o seu engrandecimento dizendo: “A minha liderança foi melhor…” Deus com certeza vai estar com você na sua caminhada e você terá alegria no seu serviço, esteja pronto para servir e tudo irá bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!