Potencial manifesto

Postado em
0

Uma das coisas que mais me libertou no conhecimento de Deus foi compreender a minha verdadeira identidade em Cristo.

Você tem uma nova natureza, uma nova personalidade, uma nova identidade “em Cristo”. Essa é uma verdade posicional.

Existem aspectos da redenção que precisam ser entendidos.

Aspecto posicional (legal) x aspecto vital (experimental)

Aspecto Legal: É tudo aquilo que você é por posição. É tudo aquilo que Deus, através de Cristo, proporcionou a você. Por meio da Sua identificação e substituição (dois princípios fundamentais para a nossa justificação), através da Sua crucificação, morte, sepultamento, ressurreição, ascensão e entronização, Cristo nos trouxe de volta à vida (Zoe) que o pecado roubou.

Justiça: é um estado de espírito. É ser aceito por Deus. É ter um status correto diante de Deus. É terá capacidade de estar na presença dEle sem medo, culpa, condenação ou complexo de inferioridade, chamando Deus de Pai como se o pecado nunca tivesse existido.

Vida “Zoe”: é a própria vida de Deus. É tudo aquilo que Deus é, tem e pode. Quando nascemos de novo, recebemos a mesma qualidade de vida que Deus tem!

Quando Cristo foi crucificado naquela cruz, assumindo os nossos pecados, nós estávamos lá! O velho homem foi crucificado juntamente com Cristo!

“Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gálatas 2:19-20)

“Sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;” (Romanos 6:6)

Exemplos:

– Em Cristo, você é justo!

– Em Cristo, você é santo!

– Em Cristo, você é redimido!

– Em Cristo, você é curado.

– Em Cristo, você é próspero!

– Em Cristo, você é abençoado!

Perceba essas preposições: Em Cristo, Nele, por meio dEle, Em quem, No qual, No amado.

Isso é o que você é por posição. É seu por direito. Cristo conquistou isso por você. Potencialmente falando, você é um milhão de vezes maior por dentro do que por fora!

Agora, na prática, será que estamos sendo tudo isso? E é aí que entra o aspecto vital, experimental…

Sabe, talvez uma boa parte dos cristãos nunca assumirá quem, de fato, eles são em Cristo. Vários motivos levam a isso: Ignorância, falta de sabedoria, fraqueza espiritual, preguiça, procrastinação, irresponsabilidade humana.

Qual é a parte que me cabe nesse processo de ser, na prática, tudo aquilo que já sou por dentro?

Aspecto Vital: É tudo aquilo que você manifesta, na prática, pela fé. É o lado experimental da redenção.O que é legal torna-se vital (experiência  pessoal) através da revelação da palavra pelo Espírito, com a apropriação  pela fé e prática desta.

Paulo em vários momentos de sua vida, ora para que as pessoas pudessem compreender o seu verdadeiro potencial em Cristo. Só em Cristo o homem é capaz de corresponder a esse potencial.

Leia essas passagens:

– Efésios 1.17-23;

– Efésios 3.14-21;

– Colossenses 1.9-12;

– Filipenses 1.9-11

Eu aprendi a fazer essas orações em minha vida pessoal. Quanto mais eu oro acerca dos fatos poderosos da Palavra de Deus, mais essa verdade é estabelecida em meu espirito. E sabe de uma coisa? Quanto mais seguro você estiver das verdades espirituais em Cristo, mais isso se torna a sua realidade!

As epístolas são cartas escritas especialmente pra mim e pra você. Depois, coloque essas orações na primeira pessoa. Ore por você mesmo. Quando você menos perceber, luz chegou em seu coração! E quando luz chega, as trevas tem que sair!

Os efeitos da nova vida em Cristo são reais. Seus sentimentos serão ajustados. Sua perspectiva sobre a vida ganhará forma. Seu futuro será claro e luminoso, afinal, a vereda dos JUSTOS é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.

Sim amigo(a), você pode ser tudo o que Deus lhe chamou pra ser mas isso pode não ser uma verdade em sua vida, simplesmente por você não assumir quem você é por dentro.

Em Cristo,

André Martins

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA