Verbo FM

O Rhema avançou!

por Canrobert Guimarães

Nós estamos vivendo um ano muito atípico com relação a todas as nossas atividades no Ministério Verbo da Vida e, em particular, em relação ao Rhema, no que diz respeito às unidades de ensino, Escola de Ministros e Missões também. Sempre trabalhamos com o sistema de aulas presenciais, mas no mês de março, ou seja, bem no início do ano letivo dessas unidades, ainda, na primeira matéria do Rhema, surgiu a esta pandemia que nos levou a um isolamento social.

A ordem das instituições sanitárias era que todos deveriam ficar em casa e, imediatamente, nós tivemos que suspender as atividades presenciais, obviamente, as nossas aulas.

Como trabalhamos por anos no formato presencial, tivemos que receber instruções de Deus para nos mover corretamente. Pedimos a Ele inspiração, direção e sabedoria de como sair de um sistema presencial para um sistema digital. Nosso trabalho precisou de uma adaptação imediata, pois não havia muito tempo para essa mudança.

De fato, a pandemia foi deflagrada de maneira oficial bem no final da primeira matéria. Lembro de que, na semana seguinte a essa parada, teríamos a Reunião Nacional de diretores e professores que, obviamente foi cancelada.

Trabalhamos diuturnamente gravando as matérias com os professores disponíveis em Campina Grande (PB), particularmente, os que atuam diretamente no Ministério Verbo da Vida, para que as atividades das escolas tivessem continuidade. Foi uma verdadeira maratona e, em uma semana, gravamos várias matérias para que as escolas pudessem ser atendidas nas mais variadas necessidades. Já que as escolas não seguem rigorosamente a mesma sequência de matérias.

Dessa maneira, fomos avançando. Com a mudança do presencial para o digital o Rhema passou a trabalhar em formato EaD (Ensino a distância). Gravamos as videoaulas, em um tempo mais reduzido do que o tempo presencial. Depois, disponibilizamos para os alunos Rhema, através do Portal do Aluno, onde ele tem acesso a tudo o que diz respeito a ele, inclusive reposição de aulas na unidade que ele estuda. Tudo isso disponibilizado na plataforma GERAR, o nosso Gerenciador Administrativo Rhema, onde temos nosso conteúdo digital. 

Para acessá-lo, cada aluno tem seu login e senha  e isso facilita a nossa comunicação com eles. Cada acesso deles, o sistema já registrava a presença do mesmo. Assim, trabalhamos com inúmeras equipes espalhadas pelo Brasil. Com diretorias e secretários. Provas e aulas de consagração foram realizadas no formato on-line e graças a Deus deu certo.

Enfim, foi um trabalho novo e totalmente diferente inspirado totalmente por Deus, dirigido pelo Espírito Santo. Foi um grande desafio, pois nunca tínhamos trabalhado nesse formato. Mesmo que as plataformas estivessem ali, disponíveis, afinal, elas já existiam, mas não fazíamos o uso delas dessa forma e intensidade.

Mas as escolas adquiriram uma habilidade tal que, hoje, elas já finalizaram todas as matérias, já estão concluindo a disciplina “Ministrando a Palavra” e realizando as suas formaturas.

A partir do momento que as aulas presenciais foram liberadas, respeitando as normas sanitárias de cada cidade, algumas escolas foram retomando as atividades presenciais com os devidos cuidados, porque sabemos e reconhecemos que a unção das aulas presenciais é algo notório. Sem falar que os alunos sentiam falta do contato entre eles, o professor e a própria equipe da unidade local. Mesmo assim, o sistema digital continuou funcionando para atender aos alunos que, por algum motivo, estavam impedidos de se fazer presente nas aulas. Alguns eram pessoas acima de 60 anos e, de fato, estavam incluídos no grupo de risco.

No segundo semestre, a Escola de Ministros passou a ter aulas on-line transmitidas em tempo real. O professor deu aulas para o grupo que podia estar presente e todas as demais unidades itinerantes assistiam às aulas na plataforma Zoom. Algumas regras das Escolas de Ministros foram adaptadas e assim concluímos um ano atípico.

Terminamos o ano com a certeza de que o inferno não pode prevalecer contra a igreja. Sabíamos dessa verdade, mas agora experimentamos dela em nossa vida de forma mais intensa. Nada pode parar a proclamação da palavra. Portanto, ide, ensinai a tempo e fora de tempo.

FORMATURAS ADAPTADAS

Estamos na fase das formaturas. No dia 18 de novembro, realizamos a primeira formatura e, até o dia 22 de dezembro, teremos um número enorme de solenidades acontecendo, em cerca de 75 escolas, algumas no mesmo dia e horários. Algumas escolas, em comum acordo com seus alunos, optaram em fazer a formatura no próximo ano. Então, no período entre janeiro e fevereiro teremos cerca de 25 escolas realizando as suas formaturas referentes a 2020. Essa permissão dada pelo ministério é devido às inúmeras restrições ainda vigentes.

ANO LETIVO 2021

O ano letivo de 2021, vai começar no dia 5 de março, em uma sexta-feira. Nesta ocasião, vai acontecer a aula inaugural de todas as escolas e, no dia 8 de março, o primeiro dia de aula em todas as nossas unidades.

Em meio a todos os desafios que se levantaram, tentando impedir o avanço do ensino da Palavra de Deus, nós sabemos que essa Palavra é carregada de poder e unção para transformar vidas.

O Senhor nos diz que, em todas as coisas, somos mais que vencedores. Nós vencemos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!