Verbo FM

Honre ao Senhor

por Canrobert Guimarães

A palavra “honra”, no dicionário, diz respeito à estima, admiração e respeito que temos com relação a alguém. Quando honramos alguém, estamos dizendo que temos respeito por essa pessoa e que há algo nela que nos impulsiona a honrá-la. A honra que é tratada no dicionário está relacionada a algo que conquistamos, é o que as pessoas vêem em nossas vidas. Qualidades pelas quais elas possam nos honrar.

Mas, quando vamos para a Palavra de Deus, honra quer dizer ser digno. Você é digno, uma pessoa de estima e que tem valor!

Muitas vezes, imediatamente, relacionamos honra ao presentear alguém com finanças. Não quer dizer que não podemos reconhecer a unção que existe na vida de uma pessoa financeiramente. Porém, mais importante do que honrá-la dessa maneira, é o respeito que você tem por ela.

O maior respeito que podemos ter por alguém é respeitar a unção que o Senhor depositou em sua vida.

Quando respeitamos a unção que existe na vida de alguém, estamos respeitando o próprio Deus que a depositou na vida dela.   

A pedido do povo, Deus concedeu que Saul fosse levantado como rei. Mas, por causa da sua desobediência, enviado por Deus, Samuel levantou Davi e o ungiu como o novo rei. Porém, ele não assumiu imediatamente esse reinado, porque Saul o perseguia e, por inúmeras vezes, tentou tirar a vida de Davi.

Davi o respeitava, ou seja, ele reconhecia a unção que existia na vida de Saul. Nas oportunidades que Davi teve de tirar a vida daquele que o perseguia, ele não o fez, em respeito a unção que existia na vida de Saul.

“Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.” (Apocalipse 4.11)

Dizendo estas palavras, os vinte e quatro anciãos prostram-se diante do que está assentado sobre o trono e adoram ao que vive para todo o sempre. Eles lançam as suas coroas diante do Senhor.

Digno de honra é Deus, digno de honra é a Palavra. Quando honramos a Palavra, o Senhor nos honra. Quando honramos a Palavra, ela tem a responsabilidade de nos honrar e nos cobrir de bênçãos em todas as áreas das nossas vidas.

Quando honramos a Deus, estamos cumprindo um princípio. Deus não precisa fazer um esforço para honrar aquilo que Ele vê em nós. Ele não está com os olhos vendados e com as mãos recolhidas. Quando honramos a Palavra e obedecemos os princípios dela, Ele é fiel para cumprir tudo o que prometeu.

Existe uma condição para a benção nos alcançar: se honrarmos a Palavra e ouvirmos atentamente ao que o Senhor tem ministrado ao nosso coração e considerarmos, as bençãos chegam sem esforços.

“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” (Êxodo 20.12)

Quando encontramos esse texto, podemos observar que existem duas promessas nesse princípio: uma é a de longevidade e a outra de prosperidade. Então, podemos concluir que quando honramos os nossos pais, estamos obedecendo a um princípio e garantimos a promessa de longevidade e prosperidade.

Honrar é um princípio que tem por garantia a longevidade e a prosperidade.

“Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.” (Provérbios 3.9-10)

Precisamos honrar a Deus com as nossas finanças, com a primeira parte do que chega nas nossas mãos. Há um propósito e é para que tenhamos abundância em todas as coisas. No momento em que O honramos, temos como garantia a prosperidade. Nada irá nos faltar, porque a provisão de Deus virá sobre nós. Quando não cumprimos esse princípios, estamos impedindo a bênção de nos alcançar, pois ela fica impedida de nos molhar.

O princípio de honra vai muito além do que imaginamos. Nossas ações não estão ocultas aos olhos de Deus, Ele honra as nossas atitudes. Portanto, devemos estar atentos aos princípios e honrarmos a Palavra para termos como garantia as promessas de Deus, porque Ele é fiel para cumprir tudo aquilo que prometeu.  

*Texto extraído do Site da Igreja Verbo da Vida Sede em Campina Grande 

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!