Integridade, uma virtude

Postado em
3

Por: Canrobert Guimarães

Existiam duas coisas que meu pai nunca admitiu em nós: falta de honestidade e mentira. É claro que os pais querem ensinar seus filhos a andarem nas suas pegadas, porque se você for correto, a tendência é seus filhos serem corretos também. Meu pai tem mais de 90 e nos ensinou princípios aparentemente bobos, mas que fazem diferença na nossa vida.

O mundo, e não falo apenas no Brasil, precisa de pessoas éticas e honestas. Que andem de maneira íntegra e possuam caráter. Infelizmente o nosso país evidencia claramente que esses valores estão em falta. Mas Deus nos criou para vivermos de maneira ética.

Você pode ser um bom conhecedor de qualquer área, mas se não existe prática  seu conhecimento não vai fazer muita diferença. Afinal, o conhecimento só se torna produtivo com a prática.

“É melhor o bom nome do que a preciosa unção.” Eclesiastes 7.1

Outra versão diz: É melhor a boa fama do que o precioso ungüento.

Sabemos que sem a unção nós estamos a pé e descalços. No que diz respeito a pregar e ensinar a palavra sem unção não é pregação, mas palestras. A unção é o que faz a diferença, é ela quem faz a palavra ser manifesta pelos frutos. A vida é mudada não pelo belo discurso com palavras eloquentes, sem vida, sem intimidade com Deus, mas a unção vem carregada de poder.

A palavra virtude quer dizer disposição habitual para prática do bem. É retidão. É o conjunto de qualidades morais, é excelência moral, é valentia, valor, coragem.

A palavra virtude é citada na Bíblia e muitas vezes não nos damos conta.

Ética são valores morais. É impossível fazermos qualquer coisa se a moral da gente for contestada. Portanto, para que possamos fazer o que Deus quer que façamos temos que rechear a nossa vida de ética,integridade, caráter e virtude.

Ética é um conjunto de instruções que temos por dentro para distinguir o que é certo do que e errado.  As nossas escolhas nos fazem ser éticos ou não.

É a forma que o individual rege a sua vida pessoa, profissional e eu acrescentaria ministerial. Apesar de ministério não ser uma profissão, nossas escolhas irão determinar como seremos vistos aos olhos de Deus.

Integridade é o estado de não sofrer quebra ou modificação. É qualidade do que é integro é inteiro, completo, imparcial e reto.

Caráter é a disposição habitual para pratica do bem. É o conjunto de boas qualidades morais.

Se olharmos na Bíblia veremos esses temas e poderemos ler e meditar. Em Gênesis 6 vemos que o mundo estava nadando no pecado e a Bíblia relata que Deus chegou a se arrepender da criação. Mas Noé havia achado graça diante de Deus, porque o Senhor o viu como um homem justo e íntegro.

Ainda vemos alguns homens que andavam nesse caráter que Deus queria. Andaram na integridade e foram éticos como o Senhor queria. No entanto, também vemos outros que por falha no caráter, por causa das suas escolhas deixaram de chegar onde Deus tinha planejado para eles. Porque Deus planeja onde Ele quer que chegamos, mas as minhas escolhas determinam se você chegar lá ou não.

Nós temos falado exaustivamente sobre ética e integridade, inclusive a maioria das matérias da Escola de Ministros fala nesses temas. Qualificações para o ministério é uma delas. Desejar o ministério é algo maravilhoso, mas é necessário que você seja um ministro irrepreensível, para isso é necessário ter uma vida de virtude, ou seja, ser ético, íntegro e de caráter. Sem essas qualidades você não vai ter uma vida irrepreensível.

3 COMENTÁRIOS

  1. Amem!! Glória a Deus que essa palavra chegou em nossa vida nos trazendo luz, nos fazendo compreender o que é viver de fato o evangelho. Amo essa palavra, e o ministério o qual o senhor me trouxe, pois é exatamente nesse lugar que Deus tem tratado todo meu caráter. João 8:32″E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Muitos cristãos ainda não teve o privilégio de entender de fato esse versículo. Que o senhor abençoe a todos que inicialmente nunca desistiram dessa palavra, fazendo com que ela chegasse em todo o lugar do mundo. Fábiana IEVV Arapiraca-AL.

  2. É o que Deus espera de cada filho, independente da posição que ocupe no corpo, porém os que estão ocupando posições de destaque deveriam dar esse testemunho de virtude, ética, e integridade e caráter no púlpito e também fora dele.
    Glória a Deus pela sua vida.

DEIXE UMA RESPOSTA