Aos Comunicadores

Postado em
2
1417

por Juliana Toledo

(Integrante do Departamento de Comunicação do MVV)

Hoje, eu quero falar especificamente aos comunicadores. Talvez você não seja um comunicador ou não faz parte deste Ministério, mas nada o impede de ler esta mensagem. Ela também pode lhe abençoar, contudo, falarei aqui especificamente para os que atuam nesta área em nossas igrejas.

Lembro-me de que cresci acompanhando a comunicação do Ministério Verbo da Vida. Todos os dias, o verbodavida.com era uma das primeiras páginas que eu abria. Aguardava com expectativa as Revistas Conexões da minha mãe chegar – pois eu ainda não tinha estudado no Rhema.

Eu também “devorava” a Revista Informe Ativo, através da qual aprendi muito sobre missões. Recordo-me de quando o VerboTV passou a estar 24 horas no ar; minhas seis horas no estágio eram sempre conectadas a ele, ouvindo e ouvindo as mesmas coisas. Quando o Fala Verbo “estourou”, eu fazia questão de curtir cada frase e compartilhar a grande maioria.

O Portal lançava papéis de parede e lá estavam eles no meu computador. Campanha nova, eu já estava por dentro de tudo. Vídeos novos? Novas ministrações em áudio? Novos músicos? Newletters? Quanta coisa boa! Que privilégio fazer parte de um Ministério que, desde cedo, produziu conteúdo de qualidade, das mais diversas formas, para facilitar o nosso crescimento espiritual! Com certeza, acompanhar tudo isso influenciou na minha decisão pelo Jornalismo.

Já revelei muito sobre o quanto sou fã da Comunicação deste Ministério. Contudo, meu objetivo é lhe estimular. Talvez você caiu de paraquedas nesta área na sua igreja, não sabe como fazer muita coisa, mas tem um grande desejo de servir ao Senhor. Quantos Jornalistas, Fotógrafos, Publicitários, Designers, Videomakers não começaram assim?

Você não precisa saber muito, mas necessita amar a visão que vai divulgar. Precisa conhecê-la, estudá-la, se você tem certeza de que está no lugar certo, de que Deus lhe deseja neste lugar, ainda que seja apenas por um tempo, dê tudo de si, faça o seu melhor em cada estação. Honre a visão e a sua liderança, fazendo o melhor e acatando as direções na sua área.

Defenda com fidelidade a identidade visual deste Ministério, busque impregnar nos membros da sua igreja o quanto eles precisam divulgar a igreja local e o quanto isto é uma honra. Que os irmãos sintam alegria em curtir, comentar e compartilhar a Palavra. Que tenham consciência de que isto, também, é cumprir a grande comissão.

Comunique bem às pessoas da sua igreja sobre as plataformas disponíveis com alimentos para elas. Vinte e Quatro horas por dia elas podem se alimentar da Palavra – com textos, mensagens, blogs, áudios e muitas ministrações no VerboTV. Toda Quarta, temos o privilégio de ouvir uma pregação traduzida da igreja Rhema em Tulsa, de onde esta Palavra saiu! Você faz ideia do que é isso? Se fizer, as pessoas da sua igreja também farão!

Se a sua igreja já possui um site, mantenha-o atualizado e com bom conteúdo.

Todos os dias você tem duas escolhas, jornalisticamente falando: abrir um jornal cheio de más notícias, fofocas e sensacionalismo ou escolher, em primeiro lugar, notícias que vão lhe edificar, estimular e trazer novas ideias…

Não estou lhe dizendo para se alienar. Precisamos, sim, estar atualizados das notícias do mundo. Mas, priorize meditar naquilo que vai lhe trazer edificação.

Amo ler as notícias do Portal, até mesmo aquelas que não têm a ver com minha igreja local. Penso que cada notícia neste site não apenas relata um evento, mas, como as cartas de Paulo, relata os avanços da Palavra, vidas alcançadas; informa como está a minha família na fé em várias cidades e como o Corpo de Cristo têm crescido. Além de edificar a minha fé através dos resumos das ministrações.

Se você é um comunicador na sua igreja, entenda o que você está fazendo. Não é sobre curtidas, visualizações ou sensacionalismo. É sobre carregar uma Palavra e ser responsável por divulgá-la da forma correta. É sobre as vidas que serão alcançadas.

O marketing de um evento não diz respeito a lotar a igreja para “sair bem na foto”. Comunicação não é sobre enviar uma matéria, por obrigação, para o Portal, é sobre enviar uma carta à igreja Verbo da Vida no Brasil e no mundo; é celebrar a expansão do Reino de Deus, animando outros irmãos a perseverar na fé. Não é sobre “fazer a cobertura de um evento que o meu pastor inventou”. É sobre registrar a história do cristianismo, proclamar Atos 29 acontecendo! Não é sobre “passar as letrinhas na hora do louvor, ou fazer os cortes da câmera, porque eu tinha que servir em algum lugar”. É sobre servir de maneira tão excelente que o meu trabalho nem seja notado, pois assim, sei que as pessoas tiveram um culto maravilhoso e desfrutaram da oportunidade de adorar ao Senhor, sem distrações.

Servir não é um trampolim para viver o chamado que Deus tem para você. Viva este chamado em cada estação, em cada lugar que Deus lhe colocar. Não é sobre você e o chamado de Deus na sua vida, é tudo sobre Ele, por meio dEle e para Ele.

“No Zelo não sejais remissos…” (Romanos 12.11)

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA