Planejando bem o culto

Postado em
2

WhatsApp Image 2017-04-24 at 4.24.15 PMPor Reuel Ernesto

Olá queridos gostaria de tratar sobre um tema que se levantou no meio da nossa diretoria do Ministério Verbo da Vida. E também a necessidade do crescimento a respeito da organização dos cultos das nossas igrejas.

Com isso foi definido por parte da nossa amada diretoria uma estrutura de referência para que o rendimento do nosso culto, e tudo o que envolve o mesmo, seja precisamente alcançado todos os objetivos de um culto. Com divisões que consideramos importantes para cada parte do culto e um controle preciso de quanto tempo podemos gastar em minutos em cada momento do nosso culto.

Antes, gostaria de compartilhar um experiência de um culto com um rendimento e com as partes bem definidas. Lá na Igreja bíblica Rhema, no tempo que tive a oportunidade de “estagiar’ com eles lá. Observei como se pode fazer um culto funcional, objetivo, edificante e rápido, com apenas 1 hora de duração. Sim o Rhema em Tulsa-OK possui um culto durante toda quarta-feira de apenas 1 hora de duração. Isso na cabeça de muitos é loucura, porém, se torna algo facilitador e, facilita para convencer as pessoas a irem para igreja. Afinal,  é possível respeitar e entender que no outro dia os membros da igreja devem trabalhar e terem um tempo de dedicação à família mesmo no meio de uma semana tão corrida.

E buscando entender como eles conseguem administrar tantas informações em pouco tempo de culto (e aqui cabe uma outra observação, o principal culto em muitas igrejas americanas possui uma média básica de 1h e 30min total de culto). Para lidar com o volume de informações que precisamos trabalhar, descobri um programa chamado Planning Center (Centro de Planejamento) que possuem uma série de sub-aplicações para auxiliar a igreja em praticamente tudo que envolve o pré, durante e o pós-culto. Inclusive, recentemente ministrei um treinamento para o Verbo da Vida em Petrolina-PE sobre este aplicativo.

Plaining Center

Dentro dessas ferramentas de auxílio à igreja/culto temos um aplicativo chamado SERVICES (Culto em Inglês), no qual é possível: gerenciar toda a liturgia de um culto; realizar uma programação detalhada de cada etapa do culto; qual é o tempo determinado para cada momento; quem irá fazer este momento… Além de uma variedade de informações que auxiliam a todos os envolvidos no culto a realizarem bem suas tarefas. Dessa forma, é possível organizar três departamentos diretamente: Louvor, Mídia e Direção do culto (Secretaria).

O sub-aplicativo permite também que o gerenciamento das escalas fique bem mais claro para o voluntário, líder e pastor. Podendo no momento da criação dos Escalados para o culto, se organizar por departamento e funções dentro de cada departamento. Após  a escala ser montada, tanto o líder quanto o voluntário recebem uma notificação detalhada da liturgia e em qual função o voluntário vai trabalhar.

WhatsApp Image 2017-05-04 at 10.21.29 AMOutra informação importante é comunicação entre o ministério de música e a mídia, creio que muitas igrejas possuem dificuldades em realizar as escalas e enviar a lista de músicas com antecedência para a equipe de mídia, para que esta prepare as letras e faça as revisões ortográficas. Já com esse programa, é possível se trabalhar de forma fácil toda a informação necessária para a mídia realizar um trabalho de qualidade. Isso também se atribui aos vídeos que se encaixarão dentro da programação do culto.

Uma função interessante para a galera da música é a possibilidade do líder enviar um link com um anexo de arquivos contendo as letras das músicas, cifras ou partituras; links do Youtube ou Vimeo das músicas, ou até mesmo um mp3 anexado, facilitando assim o preparo dos músicos e cantores, para os ensaios e cultos.

Existe uma grande quantidade de funções complementares apenas no SERVICES. Porém, vale a pena citar outros sub-aplicativos que compõem o Planning Center como PEOPLE (Gerenciamento da Membresia), Check-in para as Crianças e Voluntários dos departamentos, para os país passarem informações vitais para os professores do dia, GIVING (Administração financeira) e assim vai.

Poderíamos enumerar mais as funções que esse programa nos ajuda para um culto rico e enxuto, porém, vale a pena o estímulo a você, líder e pastor, para definir bem para a sua própria equipe como está o andamento do seu culto.

Cremos em cultos fervorosos e de acordo com aquilo que a Bíblia tanto nos ensina sobre organização. O próprio irmão Hagin experimentou momentos de profunda relação com o Espírito de Deus, nos quais, ele previa o culto antes mesmo dele acontecer. Essas ferramentas tecnológicas podem facilmente nos auxiliar.

Infelizmente o programa é pago. O valor do custo mensal depende da quantidade de voluntários que a igreja possui trabalhando nos departamentos. Outra informação importante é que o programa é todo em inglês, porém com uma linguagem intuitiva e podendo também customizar algumas áreas do programa para português.

Segue o link do site do programa: planning.center

Uma frase do site deles bem interessante é: “Igreja em crescimento encaram grandes Desafios”. Esse desafio, este programa pode te ajudar a superar.

Até a próxima… bye

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA