Verbo FM

Deus abençoador

Por: Raphael Frota

Não vemos no capítulo um de Gênesis Deus falando sobre doença e enfermidade, não vemos Deus falando sobre o homem ficando gripado, ou com algum tipo de doença, por quê? Porque no capítulo 1 é Deus expressando a vontade Dele para o homem e criando aquilo que o homem precisava. A Bíblia vai narrar essa criação de todas as coisas Deus preparando a Terra para Adão entrar e viver a vida dele. A Terra foi preparada para que Adão pudesse viver, ela não foi preparada para que ele pudesse morrer. A terra foi preparada para que Adão pudesse ter tudo que ele precisasse, e essa é a perfeita vontade de Deus, Deus é bom e tudo que Ele cria é bom, Ele não pode criar uma coisa que não é da natureza Dele.

Jesus disse isso várias vezes, de uma fonte doce não pode sair água salgada, de uma árvore boa não pode sair um fruto ruim. A árvore produz segundo a sua espécie, e a Bíblia tem muito a revelar o caráter de Deus, se lermos o livro de Salmos ou alguma outra referência sobre Deus vamos ver a Bíblia chamando Ele de perfeito, bom. No livro de Tiago capítulo 1:16 ele começa dizendo “não vos enganeis meus amados irmãos”, começa assim talvez porque alguém possa ser enganado, pode parecer óbvio mas ele começa dizendo “irmão não deixa ninguém te enganar sobre isso”, porque muitas vezes nós aprendemos que Deus é aquilo que outras pessoas disseram sobre Ele, quantas pessoas não dizem que Deus é aquele que mata porque é poderoso e trás morte e doença. A única base fiel que alguém tem pra falar sobre Deus é aquilo que está escrito, não existe outro poder maior que a Bíblia para mostrar quem Deus é. As pessoas as vezes dizem “não meu irmão mas Deus é assim porque eu passei por tal experiência na minha vida”, nenhuma experiência que tivemos tem mais autoridade pra falar sobre Deus do que a palavra Dele. Nós temos que entender a nossa experiência por aquilo que está escrito e não entender Deus pela nossa experiência.

À medida que vamos lendo a palavra de Deus vamos descobrindo o por que de determinadas coisas, a primeira base que precisamos ter para entender o que Deus pode fazer por nós é não nos enganar a respeito Dele. No versículo 17 de Tiago 1, ele está dando uma pista muito grande sobre quem Deus é o que Ele faz, Ele é aquele que envia toda boa dádiva e que dá todo presente perfeito, Ele está dizendo que tudo que é bom vem lá do alto. Por que? Porque Deus é bom! Ele não é a causa do nosso problema, se Deus fosse aquele que estivesse contra nós teríamos um problema grande demais e que ninguém poderia nos ajudar. Tem pessoas que dizem “não meu irmão eu acho que foi Deus quem me deu essa doença”, e eu vou te dizer se Deus te deu uma doença você não deve nem ir ao médico, porque tem pessoas que dizem que foi Deus que deu a doença e vão para o medico para ficarem boa? Se foi Deus fique quieto e deixe a doença aumentar não é? Tem que pedir “Deus me dê mais”.

Mas a Bíblia está dizendo aqui que não é Ele quem dá algo que nos destrói, Ele dá boas dádivas. Não vamos ver em Gênesis Deus dizendo “e hoje eu vou criar o bicho de pé, a coceira, a caspa”, não, nós não vemos Deus criando essas coisas, quando isso veio a acontecer? A partir do momento em que o homem pecou. Só vamos ouvir a bíblia falando de morte a partir do capítulo 3 de Gênesis, quando o homem ouviu que não deve comer da árvore, mas ainda assim ele cobiçou aquilo, comeu, e por causa disso ele morreu espiritualmente, ele foi separado da comunhão com Deus. E talvez você possa pensar assim “então quer dizer que Deus criou a enfermidade?”, não! A bíblia não fala que Deus criou mas ela fala que a morte entrou no mundo por causa do pecado.

Em Romanos 6:23 fala que a morte entrou no mundo por causa do pecado, porque o salário do pecado é a morte, já é uma boa notícia saber que Deus não é o autor da doença e da enfermidade. Morte, doença, destruição, caos, só aconteceram no mundo por causa do pecado. O pecado é a causa para que pessoas vivam uma vida como nós temos visto no mundo, algumas pessoas pensam que Deus podia resolver o problema de todo mundo de uma vez, curar todas as pessoas de uma vez, por que Deus não faz isso? O povo de Israel fez a mesma pergunta anos atrás lá no capítulo 59 de Isaias vemos ver o profeta se levantando para responder, as pessoas estavam dizendo por que Deus não se manifesta, por que Ele não cura toda a nação de uma vez? E o profeta começou a dizer que não é a mão de Deus que está encolhida para não abençoar, é que os vossos pecados fazem separação entre você e Deus. Que resposta maravilhosa! Quer dizer que não é porque Deus que está com má vontade, que dizer que a culpa de Deus não poder fazer mais pelas pessoas é por causa do pecado. O pecado atrapalha, barra.

Se Deus é vida e uma pessoa peca ela está se separando da fonte de vida dela. Um mergulhador pode ir o mais fundo que ele quiser desde que ele tenha um cilindro de oxigênio nas costas. Se ele não estiver respirando aquele oxigênio ele vai morrer dentro daquela água, se nós estamos vivendo no pecado estamos nos afastando de Deus sem o cilindro de oxigênio, não vai ter como continuar a nossa vida e querer que tudo vá bem. Mas, graças a Deus eu tenho uma boa notícia, Ele foi misericordioso conosco e Ele é um Deus cheio de amor e misericórdia. Na bíblia vamos ver muito mais referências sobre o amor de Deus do que sobre Deus trazendo destruição pessoas. Podemos ver na bíblia Ele dizendo que aquele que o servisse de forma correta, que ouvisse e obedecesse iria receber o benefício da cura divina. Não vamos ver Deus prometendo doença pra quem o serve de forma fiel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!