Verbo FM

Evite o erro

por Guto Emery

“E dali navegaram para Antioquia, de onde tinham sido encomendados à graça de Deus para a obra que já haviam cumprido”  (Atos 14.26).

Lendo Atos 14.26, observamos que o apóstolo Paulo chegou à conclusão de que, ele e seus companheiros, haviam cumprido aquela primeira viagem missionária. Não sei quanto tempo durou aquela missão, mas o suficiente para que, quando eles voltassem, se deparassem com uma grande contenda. Diferentes doutrinas haviam entrado na igreja de Antioquia.

“Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento” (Atos 15.24).

Diante disso, temos alguns pontos a aprendermos. O primeiro é que é segurança para todo cristão estar debaixo de autoridades. Aquelas pessoas de Antioquia saíram sem a autorização da sua liderança.

Igreja é algo do Senhor e ela tem ordem. Por isso, Ele colocou autoridades nela, para proteger você.

O segundo ponto é que aqueles que haviam crido, em Antioquia, parece que ainda não tinham o amadurecimento na Palavra. Para você crescer e ficar firme é necessário estudar. Mesmo que você seja eloquente, tenha uma ótima desenvoltura, é necessário saber biblicamente o que está falando. 

O que mantém a nossa alma ancorada é a Palavra de Deus. Ela é maior que o nosso sentimento! Entendemos o mundo espiritual e, por isso, não precisamos ficar na angústia em tempos difíceis. Deus é bom!

As palavras erradas, que não estão em linha com a Bíblia, podem transtornar a vida de uma pessoa.

Você pode adquirir uma perturbação, por causa de uma palavra desalinhada. Tome cuidado! Nós temos uma visão! Não falamos o que os outros querem ouvir. Não somos do “politicamente correto”, somos da Bíblia.

O terceiro ponto é que para ser um mensageiro da Palavra de Deus é necessário respeito na comunidade em que você está. Temos que ser notáveis ao vivermos a Palavra. 

Abandone muitas coisas, mas viva uma vida, na qual Deus pode apontar você como alguém que Ele pode usar. Cuide da sua família, da sua parentela, e faça valer a Palavra de modo que ninguém possa esconder você. Isso vai fazer a diferença em sua vida!

Às vezes, fazemos algo ou ensinamos algo errado, não para prejudicar pessoas, mas sem querer mesmo, porque aprendemos errado. Devemos ter a disposição de sermos ajudados e de voltarmos para o lugar certo, quando percebemos que estamos errados.

Tendo eles então se despedido, partiram para Antioquia e, ajuntando a multidão, entregaram a carta. E, quando a leram, alegraram-se pela exortação(Atos 15.30-31).

Toda vez que o Evangelho for pregado, alguma coisa vai mudar para melhor.

Quando pregamos o Evangelho, o ambiente é programado para o milagre acontecer! Esses tempos são maus, mas nós não vamos ficar maus, vamos melhorar.

Não precisamos ficar dizendo que servir é um sacrifício, pois é um alívio. Não estamos aqui para fazer a nossa vontade, mas a vontade do Senhor. Esteja debaixo de autoridade, pregue a palavra certa e com ousadia. Você vai perceber isso mudando a vida de pessoas!

Está chegando o tempo de nos desprendermos de “coisinhas” que nos amarravam. Deus tem grandes coisas para fazer em nosso meio. Ele tem reavivado palavras que nos deu há algum tempo atrás. Não deixe que nada pare você!

*Trechos da mensagem em 16 de setembro de 2020 na Conferência de Ministros On-line – Segunda Edição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!