Verbo FM

Falando a verdade sobre a mentira

por Guto Emery

Cada um tem a sua experiência ao tornar Jesus o Senhor e Salvador da sua vida. E, quando O aceitamos, precisamos tomar decisões sobre algumas áreas das nossas vidas. 

Antigamente, princípios eram praticados na família, principalmente no relacionamento conjugal, que são princípios bíblicos. Por muitas vezes, as pessoas não tinham aceitado Jesus como seu Senhor e Salvador, mas praticavam o que a Bíblia diz, mesmo sem conhecer, isso era maravilhoso de ver. Mas é importante, quando conhecemos Jesus, decidir sobre as áreas de nossa vida que precisam alinhar-se com a Palavra. 

Deus abomina a mentira, ela traz dano à vida das pessoas. Quando os discípulos pregavam a Palavra, alguns homens invejosos levantavam e impediam que os discípulos pregassem. Por que? Porque a Palavra de Deus sempre traz mudanças na vida das pessoas.

“E, levantando-se o sumo sacerdote, e todos os que estavam com ele (e eram eles da seita dos saduceus), encheram-se de inveja, E lançaram mão dos apóstolos, e os puseram na prisão pública. Mas de noite um anjo do Senhor abriu as portas da prisão e, tirando-os para fora, disse: Ide e apresentai-vos no templo, e dizei ao povo todas as palavras desta vida. E, ouvindo eles isto, entraram de manhã cedo no templo, e ensinavam” (Atos 5.17-21).

Se quando aceitássemos Jesus algo acontecesse automaticamente, sem nosso esforço, seria maravilhoso, mas não é assim, precisamos ser ensinados. E onde somos ensinados? Na igreja! Somos ensinados a mudar as práticas da nossa vida, e a mudança trará benefícios. Muita gente pensa na igreja somente como um lugar para o devocional, pensa de uma forma religiosa, fazendo até alguns sinais para obter proteção. Mas somente a Palavra vai poder trazer isso a você. 

O diabo é o autor do engano e está interessado, nesses dias, em barrar o poder da igreja, pois a igreja ensina a verdade. E hoje, de alguma forma, ele quer até mudar nossa forma de falar dentro da igreja, usando um certo “politicamente correto”, barrando os ministros de falar o que é errado e o que não é. O diabo tem incentivado pessoas a criar leis, para impedir os ministros a pregar a verdade sobre o pecado. Pecado é pecado e nunca vamos nos conformar.

Mesmo que se levantem para impedir, a igreja precisa ser o arauto de Deus e sinalizador daquilo que é verdade, daquilo que é puro.

“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra” (II Timóteo 3.14-17).

Se você ver algum ministro pregando que a Bíblia precisa ser atualizada, duvide. Pois as escrituras são inspiradas por Deus. 

Eu amava ver o Ap. Bud pregar, ele dizia: “Eu prego a Palavra e tento me basear o máximo possível no que a Palavra de Deus diz. Mas, se um dia você me ver desviando do que a Palavra fala, é melhor você deixar de me seguir”.

A Bíblia é a autoridade final sobre nossas vidas. Essas escrituras foram dadas à igreja para ensino, repreensão, correção e educação, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e habilitado para toda boa obra.

Deus quer que tenhamos um propósito de crescer e muitas pessoas não têm esse crescimento como propósito. Quando somos pais, temos a possibilidade de colocar nossos filhos no caminho da Palavra de Deus, assim como diz a Palavra, e eles não vão se desviar.

É responsabilidade dos pais ensinarem o caminho. Todos nós precisamos de pessoas para nos ensinar, apontar o caminho. A Bíblia afirma que Deus concedeu dons aos homens. Isso quer dizer que os dons de Cristo vem sobre os homens para apontar o caminho, nos ensinar, nos educar. E quando temos o primeiro filho, tentamos ser bem corretos para transmitir algo positivo para nossos filhos, pois eles aprendem mais com o exemplo do que com as palavras, pois o exemplo arrasta. 

O nosso exemplo diante da sociedade vai arrastar pessoas para aquilo que a gente crê.

Através da nossa postura, a nossa decisão de servir a Cristo, vai trazer uma mudança no lugar onde estamos. No mundo a gente faz coisas erradas e não temos o entendimento do erro, pois nosso espírito não foi recriado. Mas, quando aceitamos Jesus, diante do erro, entendemos que agimos errado e consertamos. 

Um crente que mente, ninguém confia nele, é como um degrau falso, precisamos tomar cuidado. Ser honesto não é fácil, mas é necessário. A gente precisa representar aquilo em que acreditamos, então a forma que falamos vai dizer se há credibilidade em nossa vida. Viver uma vida em uma mentira, quando você tiver necessidade de fazer uma oração, você mesmo não vai acreditar em suas palavras. Você não tem ousadia para falar, pois sua mente o condena. Você pode pensar sobre o que vai fazer e dizer, e ser verdadeiro, para ser um referencial na vida das pessoas.

Essas bases estabelecidas em nossas vidas, fazem funcionar um exemplo poderoso no mundo. Um dia o mundo pode procurar pessoas honestas e é na igreja que essas pessoas honestas vão ser achadas. Um exemplo, pessoas honestas no trabalho, nunca vai faltar trabalho para elas. Pois a vida de honestidade, conforme a Palavra de Deus, vai atrair bênção. 

Ao invés de mentir, precisamos aprender a dizer não, isso vai trazer benefícios à nossa vida. 

Um conselho que trago: nunca acredite em uma conversa ouvindo somente um lado da história, pois as pessoas podem estar tomadas pela emoção e nem sempre é a verdade na história. E o que é a verdade na história? Aquilo que está alinhado com a Palavra de Deus.

Hoje, estamos vivendo em uma nação de fake news, existem pessoas que são profissionais, que fazem comentários que estão longe de serem somente boatos, para enganar quem não procura saber se a informação está errada. É possível dizer muitas mentiras usando pedaços da verdade. Então, vá à fonte, procure saber a verdade. 

Seja honesto e Deus vai abençoar a sua vida.

 

*Texto extraído do Site da Igreja Verbo da Vida Sede em Campina Grande-PB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!