Verbo FM

Lidando com a insatisfação

Vivemos hoje em um tempo em que queremos que as coisas aconteçam rapidamente. E isso tem tornado a vida de algumas pessoas pressionadas com insatisfação. Em certo sentido, a insatisfação é até uma coisa boa, mas em outro é muito ruim. Porque gera impaciência e desconforto e essas coisas não são boas.

Conheço pessoas que tiveram que lidar com algumas insatisfações de coisas em sua vida que exigiam tempo para serem restabelecidas. Conheço uma mulher que teve que prender seu ímpeto, insatisfação e seu desconforto para conquistar seu marido, o bem estar da sua família. Hoje, é difícil você ver pessoas querendo pagar um preço para ajeitar as situações, muitas vezes, em família que nem foram elas que criaram. Podem ter sido criadas por outras pessoas ou pelo próprio diabo. E sair dessas situações demanda tempo e tem que ter paciência.

É como uma fila de banco. Você pode esperar (porque é obrigado), mas não estar sendo paciente enquanto espera. Mas a Bíblia nos ensina que existem muitas situações nas quais devemos ter paciência. Mas que enquanto as aguardamos devemos esperar e nos comportemos da maneira correta. O que adianta você estar na fila do banco esperando e você sendo murmurador? Sim, você está esperando, mas não está causando uma ação no mundo espiritual para que Deus possa favorecer você.

Se você é murmurador das situações que acontecem na sua vida, Deus está fora disso. Ele não pode agir e nem intervir em situações enquanto você não muda o discurso.

Eu tenho aconselhado pessoas e uma coisa é fato. Muitos esperam resultados IMEDIATOS. Já vi pessoas se aproximarem de mim para se aconselhar na área de saúde, porque estavam com expectativas em um exame, por exemplo. Elas não estavam com expectativas na palavra de Deus, elas estavam confessando a palavra para aquele exame dar o resultados que elas queriam e não com expectativas de que a palavra se cumprisse independente do exame. E se você tem expectativa no exame e não na palavra, o diabo sabe como mexer nas suas emoções. Ele sabe tocar rapidamente, porque se uma coisa não der certo, ele faz abalar tuas emoções, ele pode fazer exatamente isso.

Você não deve colocar a sua expectativa em algo que está por fora. Você deve colocar expectativas na Palavra de Deus. Crendo nela independente do que possa vir. Você vive bem como sarado, curado e liberto. Porque você sabe que a palavra é a força da sua vida, independente dos problemas que possam chegar para você e é nesse nível de fé que vemos grandes homens de Deus se levantando e se estabelecendo no ministério.

Mas, quando vivemos chacoalhados com situações externas e nos desesperamos e nos descontrolamos, perdemos o controle da palavra e eu te digo. Nem Deus está no controle. Porque Deus só está no controle da sua vida quando você está controlado pela palavra.

Certa vez ouvi uma frase que dizia: “Deus não ouve oração aterrorizada”. Em tempos de desespero, impaciência e murmuração Deus não consegue fazer nada por você não. Ministre para si mesmo a palavra, celebre-a em sua vida. Confesse a palavra para si mesmo, pregue para si mesmo. Faça o que você faria para uma pessoa que está pedindo um conselho a você. Vá procurar versículos, passagens bíblicas que você daria para uma pessoa que tivesse os problemas que você tem.

O problema da maioria de nós é que nós temos ousadia para pregar para os outros, mas para pegar a Bíblia e pregar para nós mesmos não temos. O remédio que você dá para os outros é o mesmo que você pode tomar. Seja qual for a área que estiver te pressionando.

Se você for um ministro e um dia for um pastor irá se deparar com situações que você não vai saber resolver e muitas vezes você vai usar a palavra e dela virá a inspiração. De fato, essa inspiração está contigo todo tempo e não somente para os outros, mas para você também.

É como se você estivesse diante de uma situação e tivesse que aconselhar uma pessoa (e eventualmente acontece isso com a gente) alguém vem até nós com um problema que nós vivenciamos, e o Espírito Santo é real. Podemos ter conselho inspirado, podemos buscar sabedoria de Deus para resolver as situações.

Em Tiago vemos que diz: Se alguém está necessitado de sabedoria peça a Deus. É interessante que ele não manda você pedir a uma pessoa para orar por ele. Ele diz: Peça a Deus!

Agora, qual é a condição para Deus dá sabedoria? É pedir com fé. E ele alerta mais, ele diz: agora peça com fé não duvidando, porque o que duvida é semelhante a onda do mar, agitada pelo vento, vai de um canto para outro. E ele diz: Não pense tal homem que receberá alguma coisa do Senhor.

Você acha que a oração de uma pessoa por você enquanto você está com problemas vai ser resolvida se você está em incredulidade? Não tem condições.

Quando as situações de pressão chegam à vida de qualquer pessoa pode ser qualquer um, se você não tiver uma estrutura pela palavra, você corre para buscar ajuda em qualquer lugar. Tem crente buscando ajuda em lugares errados. Quando uma pressão financeira ou de doença vem à gente vê pessoas buscando solução em coisas, muitas vezes, naturais. Mas o natural não sustenta. Pode até ajudar, mas não é o que sustenta a sua vida.

A oração de ninguém por você valerá se você não tomar uma posição. Você tem que cuidar de você mesmo.

Paulo disse a Timóteo: “Cuida de ti mesmo e da doutrina. Assim salvarás não somente a ti, mas a outros também.” I Timóteo 4.16

Isso é o cuidado consigo mesmo. Cuidado com a doutrina, com a vida, cuidado com os pensamentos. A nossa vida vai afetar a vida de outras pessoas. A forma como andamos, nos comportamos, cremos e vivemos afeta a nossa vida e a de outras pessoas.

2 Comentários

  • Nossa!estou exatamente como está descrito neste POST,sei que preciso mudar,tenho clamado a Deus por socorro,pois eu não estou conseguindo ficar focada no que a palavra diz,Oro dizendo Jesus o senhor pode,faz algo pois já não sei o que fazer,muito medo de errar é perder tudo que Deus me presenteou.
    Medo de tomar decisões ,erradas atitudes erradas.

    Resposta
  • Como tenho sido abençoado pelas suas ministrações Pr. Guto.
    Que Deus lhe abençoe.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!