Verbo FM

Livre-se do medo e desânimo

por Guto Emery

Precisamos evocar a manifestação da presença do Senhor e, para isso acontecer é necessário misturarmos isso com fé. E fé é aquilo que o pastor Bud já nos dizia: é ter aquele conhecimento básico da Palavra. A fé está intimamente ligada àquilo que se conhece da Palavra.

É interessante que alguns textos básicos da Palavra que nos traz uma compreensão de como a gente pode agir em qualquer situação da nossa vida, foram escritos para nos ajudar hoje em dia a vencer as dificuldades que temos também.

Um texto bem significativo que encontro no Velho Testamento é o de II Crônicas 20.1-2, no qual a Bíblia narra que Josafá ficou sabendo da notícia que algumas nações se juntaram para vir contra ele e iriam despedaçá-lo.

Quando ele ficou sabendo disso, a próxima frase que tem no texto depois que ele ficou sabendo dessa notícia é que ele teve medo.

É possível um cristão, um crente, alguém da linhagem da fé, escutar alguma coisa que coloca medo nele. Sabemos que sim. É possível qualquer um temer. A questão não é o medo em si, a questão é o que você vai fazer para reagir contra esse medo? O que você faz para tirar o medo de si? O que você faz para que essa atmosfera de medo saia de você?

Josafá fez algumas coisas que eu achei interessante. Ele tinha conhecimento e uma base sólida, fruto de seu relacionamento com Deus e, ele faz algumas perguntas. E logo no inicio ele prepara um jejum, um ambiente para Deus se manifestar e, ele diz assim:

“Porventura não és Deus nos céus? Não és Tu quem dominas sobre todos os reinos dos povos?Não destes pra sempre a Tua posteridade a Abraão o teu amigo?” (II Crônicas 20.7)

Ele fez essas três perguntas em uma oração, no momento em que faz um jejum para rebater aquele sentimento de medo que ele teve. E é interessante que, depois que ele faz essas perguntas, ele mesmo começa a dar as repostas e mostra que tinha conhecimento sobre aquilo que Deus fez no passado e, como Deus levantou ele no presente.

Ele cria um ambiente de fé para Deus se manifestar e chega um momento que um homem se levanta e dá uma profecia.

Agora, quando vemos a profecia que aquele homem vai dar, percebemos que ela está diretamente ligada ao que foi dito por um outro profeta bem especificamente e, me refiro ao profeta Isaías. Ele fala da amizade que Deus tinha com Abraão.

Fala que naquela peleja eles não teriam que pelejar, pois a guerra já estava vencida, eles tinham que confiar no Senhor. E a Bíblia diz que eles foram dormir e, no dia seguinte, Josafá se levanta e diz uma frase que conhecemos bem:

“Confia no Senhor, confia nos seus profetas e prosperareis” (II Crônicas 20.20)

Essa frase foi ouvida quando eles foram para casa e não tinham nada em que se apegar,  não tinha nada favorável, nenhuma dancinha, foi dita depois de uma noite de sono, que você tinha que acordar e conviver com o mesmo ambiente que essa frase foi dita.

Josafá se levantou novamente e disse mais uma vez:

“Confia no Senhor, confia nos seus profetas e prosperareis” (II Crônicas 20.20)

Ele levantou novamente aquele pensamento que ia trazer para ele fortaleza para vencer as dificuldades.

A Bíblia é cheia de textos que mostram alguns homens de Deus se levantando para trazer a memória aquilo que traz esperança e, eles falaram consigo mesmos muitas vezes, para que aquela palavra trouxesse uma força interior para vencerem as dificuldades. Conosco não será diferente.

Se nós quisermos enfrentar qualquer situação na vida, se nós não evocarmos a Palavra, não puxarmos a Palavra, não trouxermos a Palavra para a nossa mente e coração padeceremos diante das dificuldades e circunstâncias que se levantam.

Agora, se nós nos levantarmos e confiarmos naquilo que foi dito eu posso lhe dizer algo: você conhece as escrituras como eu conheço, mas eventualmente aparece um ministro inspirado por Deus e salienta algo para você que Deus já tem falado, tem momentos na nossa vida que parece que nada vai acontecer, parece que não vai acontecer nada do que Deus falou e, essas pessoas se aproximam de você para lhe lembrar dessas promessas, para levantá-las dentro de você.

Por vezes, parece que estamos desmoronando por algumas coisas, porque não trazemos a memória aquilo que Deus falou.

A minha orientação para você é: existe promessa para cada um de nós.  Mas, nós sabemos que o diabo não quer que você cresça, desenvolva e avance e, ele vai usar as ferramentas dele para tentar impedi-lo e uma das mais poderosas que ele usa se chama: desânimo.

No desânimo, você não vê nada acontecendo diante de você, parece que nada vai funcionar.

Mas, essa é a hora de você recobrar o ânimo, usando a Palavra e trazer o sentimento correto de novo, ainda que você não esteja vendo e nem sentindo. Existe um poder na palavra para manifestar o que Deus quer.

Eu estou animado para o que Deus fará em nosso ministério e na sua vida!

Livre-se do medo e do desânimo.

Vamos ficar mais fortes, ousados e intrépidos, a bagagem de experiências com Deus que temos nos faz dizer como Josafá disse: Tu és Deus nos céus! Crie um ambiente onde a Palavra de Deus é ministrada. Não existe nada que possa impedir o plano de Deus na nossa vida.

*Trechos da ministração do Ap. Guto Emery no Centro de Operações do Ministério Verbo da Vida em Maio de 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!