Pensamentos equivocados

Postado em
0

por Guto Emery

 

Eu quero falar hoje sobre pensamentos equivocados. Como eu sempre gosto de falar um pensamento errado não sai com uma imposição de mãos ou por oração, é claro, que você pode orar pela pessoa para que haja exposição da Palavra e que ela consiga discernir o que é certo. O Ap. Bud levava a sua vida muito em linha com a Palavra, ele não gostava nem que uma música tivesse uma frase fora da Palavra. Por que isso? Porque uma das forma mais fortes de se passar uma doutrina é através de uma canção. Você pode até esquecer um versículo, mas quando você canta uma música que tem aquele versículo, você lembra na hora, existem até mesmo igrejas que não concordam com o que pregamos mas cantam “Jesus me curou”. Eu lhe digo hoje, observa as músicas da sua igreja, não é porque está fazendo sucesso que tem que estar no culto. Tem música sentimental demais nos últimos tempos e, nós somos da vitória.

Tem gente que fala do irmão Hagin, de John Wesley, e nunca viveram com eles, e eu não posso falar do Ap. Bud, e ainda vivi com eles? Eu zelo muito por tudo o que eu recebi deles, o que eu construí em mim foi baseado em tudo o que ele ensinou da Palavra.

Reproduzir o que está sendo dito muitas vezes não é correto. Existem pessoas hoje, que são especialistas em deixar torto o que Deus endireitou. O que fará com que continuemos na mesma linhagem? A observação daquilo que é digno. Seja um antivírus, compare com a Palavra o que você ouve. Se você não tiver comparando há possibilidade de você estar se enveredando por coisas que não tem nada a ver com o que você recebeu da Palavra.

Eu vejo hoje, que muitos querem ser um sucesso, não importa o que estão pregando. Fico pensando, será que era isso que Jesus almejava? Ele confrontava pensamentos errôneos. Na nossa igreja não podemos ficar intimidados com pessoas que pensam contrário a nós, elas podem ir para outras lugares que pensam como ela, mas aqui vamos pensar em linha com a Palavra. Como ministro tenho que estar preparado para a rejeição das pessoas. Algumas vão gostar do louvor, mas não vão gostar do que você prega, porque muitas vezes confronta o que ela vive.

Jesus certa vez, em João 8, estava pregando para os judeus, a bíblia afirma que muitos creram nEle, diz que muitos, mas não todos. Se Jesus pode com a pregação da Palavra fazer com que nem todos cressem nEle, você acha que você vai conseguir unanimidade? Você não vai conseguir que todas as pessoas que lhe escutarem concordem com você. Algumas vão concordar, mas outras irão resistir.

A gente não pode dominar o pensamento das pessoas. Tem gente cabeça dura na igreja? Infelizmente, sim. Possuem um pensamento fixo e só a exposição à Palavra vai ajudar. É possível rejeitar o plano de Deus para a sua vida? Sim, é possível. Podemos rejeitar o plano de Deus quando rejeitamos as pessoas que Ele enviou e, podemos rejeitar assim: “ah, ele não fala como eu gosto, não prega o que eu quero ouvir”, Jesus não pode fazer muitos milagres por causa da rejeição do povo.Quando você rejeita o plano de Deus, rejeita as pessoas que Ele enviou.

Tem muita gente que foge do chamado por causa da oposição que o chamado traz. Pregar a Palavra nestes dias trará oposição e você precisará ficar firme. A benção que Deus tem para você passa sim por homens ungidos de Deus, para deixar claro para você é o que é em Cristo.Tem muita gente que não valoriza igreja, não valoriza conferências, não valoriza certas reuniões, algumas delas acham desnecessários e acham caro. Eu quero lhe fazer um convite, vamos para os estados unidos ouvir a Palavra lá, será que é barato?

Tem gente que acha caro o Rhema, acha caro o conhecimento. Agora, tenta a ignorância?

O custo não está só no preço que você paga, tem gente deixando família, parentes, arriscando a sua vida, para você ser abençoado. Quantas vezes Deus fez um esforço para juntar o povo, mas a bíblia assegura que eles não quiseram. Quantas vezes a liderança faz um esforço para juntar todo mundo e eles não querem?

Eu quero lhe dar alguns conselhos.

Se nós chegamos na igreja só pra ouvir uma palavra boa e não colocamos ela em prática, ela não vai funcionar. Mas, eu quero que você entenda que como ministros da Palavra estamos aqui para você fazer o que Deus mandou.

Você nunca vai ouvir no púlpito do Verbo da Vida “é normal, todo mundo passa por isso, afinal de contas, tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus”, acho que essa frase está sendo colocada de maneira errada. Quando eu recebi a Palavra uma revolução chegou dentro de mim, não sei o que é fracasso na minha vida, não sei o que é pobreza, eu não aceito doença, eu rejeito pensar nessas coisas, porque a Palavra trouxe a vida abundante pra mim. Algumas pessoas usam argumentos que eu não sei de onde elas tiraram isso, para convencer a outras que não é assim. O Ap. Paulo diz, que Deus o conduz em triunfo sobre todas as coisas, irmãos o que é triunfo? Vitória!

Autoridade sobre o diabo e suas obras não está com Deus. Às vezes, em uma organização administrativa a gente questiona quem passa por cima de autoridade, mas por que a gente quer que Deus faça isso com a gente? Você precisa comandar a circunstância com aquilo que sai da sua boca. A sua confissão ajuda a colocar pra dentro a sinalização. E o que é isso? A Palavra de Deus foi implantada no seu coração, ela lhe sinaliza o que falar, o que não falar, para você alinhar a sua confissão com a Palavra.

O Ap Paulo disse para Timóteo:  

Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos” (I Timóteo 4.14 e 15)

É da vontade de Deus que você progrida? E por que algumas pessoas dizem “Deus não quer que você prospere porque você ficará orgulhoso”.

E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar” (II Coríntios 12.7)

Paulo está falando sobre revelações que ele recebeu da parte do Senhor e que ele iria construir sobre algo. Satanás que estava se opondo a vontade de Deus. Quando existe um craque na seleção, qual a estratégia do outro time? Tentar impedir que aquele craque se exalte, que faça uma boa partida, então eles marcam de perto, tentam barrar. Satanás faz assim, ele quer barrar o seu progresso, então ele usa a oposição. Mas, se você consegue tomar uma posição de ser resistente, se submetendo a Palavra, você faz o diabo fugir.

Existem muitos pensamentos que tentarão mostrar para você que Deus não quer o seu progresso, às vezes, vamos ficar pensando que algo que está acontecendo conosco é realmente plano de Deus para nos ensinar alguma coisa. Eu vou deixar algo bem claro, o diabo não é agente de Deus.

Deus não usa o diabo para nos ensinar nada.

Outra coisa, sobre pensamentos equivocados. Não misture a sua opinião com a bíblia, aceite a Palavra como ela é. Se você misturar o que a bíblia diz com o que você pensa você vai tirar a força da fé. A vontade de Deus está expressa na Palavra. Têm pessoas que dizem “Deus precisou acabar com a minha empresa para eu reconhecer o chamado”, que testemunho triste! Se você faliu a culpa não foi Deus, foi do diabo. Deus não é seu inimigo. Deus está na posição de lhe abençoar em todo tempo. Deus lhe quer rico, quer próspero. Se Deus é seu problema quem será a solução? Decididamente, Deus não é o nosso problema, fica firme, creia na Palavra, se comporte como quem crê.

Uma outra coisa que é falada no nosso meio que me deixa perturbado: “Deus falou comigo e eu pedi confirmação a Ele”, nada demais você pedir confirmação, mas crente do Verbo da Vida pedindo confirmação como Gideão fazia, com um novelo de lã? Se fosse por confirmações para eu estar no ministério, muitas delas me colocariam para fora da vontade de Deus. Se Jesus tivesse pedido a Deus confirmações, Ele teria aceitado a Palavra de Pedro como uma confirmação.

Jesus conhecia a vontade de Deus. Estude para você conhecer a vontade de Deus para a sua vida.

Muitas vezes, pessoas serão inspiradas por outra coisa, cabe a você julgar a profecia e aplicar bem aquilo que Deus diz. Quando uma pessoa me dá uma profecia, eu fico atento ao que é e, eu vou ver em que tempo se encaixa aquela palavra. Não vou entrar no ritmo que as pessoas querem, o ritmo está dentro de mim.

Não é errado você fazer planos, mas deixa que a resposta do Senhor venha para o seu coração. Busque a vontade de Deus. Tem muito gente que busca o sucesso alheio. Vê uma igreja dando certo aí quer copiar para a sua igreja. É muito fácil assim. Por que você não faz o que ele fez? Vai buscar a Deus o plano dEle para a sua igreja. O Ap. Bud dizia que cada igreja tem a responsabilidade de buscar o plano de Deus para a sua comunidade. Nem tudo o que funciona nos Estados Unidos vai funcionar na sua localidade. Não tenta buscar o plano de outro para fazer na sua igreja, invista tempo com o Senhor. A fonte é Deus.

Para nós, número não é importante…tem gente com mais de mil pessoas na igreja que está fora da vontade de Deus, mas tem igreja com cinco pessoas que está no centro da vontade Deus, quem é um sucesso? Deus não mede sucesso por números. Seja fiel com aquilo que Deus está lhe dando.

Foque nas bases, foi a base que fez com que chegássemos até aqui. As coisas simples que já ouvimos várias vezes precisam ser ditas. Tem uma quantidade de pessoas novas na sua igreja que não ouviram ainda as bases que você ouviu e, às vezes, nem ouvem você falando. Eu tinha um prazer imenso em ouvir o Ap. Bud ministrar as mesmas coisas. Só quem é tolo é que fica enfadado com a Palavra. Não precisa inventar, só ministra a Palavra e deixa que Deus vai construindo na vida das pessoas. Mas, seja rápido para retirar esses pensamentos que brotam na mente da gente.

Independente de quem quer que seja eu vou seguir a Palavra como eu recebi, a Palavra da Fé.

Tem ministros que querem o sucesso só pra si e desconsideram a equipe e pensam: “eu estou no Verbo da Vida, mas eu poderia ter o meu próprio ministério”, porque eles querem só pra si, não para o corpo.

O talento de uma pessoa pode ganhar um jogo, mas só uma equipe ganha um campeonato. Nós não somos o ministério de um dom, de uma estrela, somos uma constelação.

 

*Trechos da mensagem do Ap. Guto Emery na Conferência de Ministros Verbo da Vida no Centro-Oeste – Setembro 2018.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA