Desenvolvendo a salvação

Postado em
1

blog_dentro_joao“Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor” (Filipenses 2.12)

A nossa salvação deve ser desenvolvida. Muitos só receberam a salvação, mas ainda não a estão desenvolvendo. Veja que a iniciativa de desenvolvê-la deve ser nossa! Não é Deus quem a desenvolve, somos nós.

Eu, particularmente, tenho identificado algumas coisas que preciso fazer para continuar desenvolvendo de maneira eficaz a salvação que recebi.

Tudo o que nós vemos na Bíblia que é necessário nós fazermos, é porque nós precisamos fazer. Deus não poderá fazer por nós, nem os nossos líderes poderão. São decisões particulares.

Tiago escreveu que nós não podemos ser tardios para ouvir. E devemos ser operosos praticantes da Palavra. O que é isto? É ser rápido e fervoroso em obedeça-La. Qual o resultado que obteremos se formos assim? Seremos bem-aventurados em tudo o que realizar.

Os Novos convertidos estão no primeiro amor e, por isso, estão motivados, fervorosos e buscando praticar a Palavra. Mas, sempre chega um tempo em que a pessoa se torna responsável por desenvolver a salvação, dando continuidade, mantendo este primeiro amor. É aí que muitos estão falhando, estão perdendo o primeiro amor e, assim, deixam de desenvolver a salvação.

Um exemplo que podemos dar é de um paciente em estado grave na UTI respirando por meio das máquinas. Se você não souber das máquinas, pensará que ele está respirando bem, normalmente e que está melhorando. Assim, são com os novos convertidos, no início, há uma ajuda de Deus, o poder da salvação que receberam, mas eles precisarão dar continuidade, “respirando” por si mesmos.

O novo convertido é fervoroso por naturalidade, quase não é tentado, porque o poder da salvação está em operação. Mas, com o passar do tempo, nós precisamos dar continuidade, desenvolvendo a nossa salvação para que este poder continue operando. Para isto, há ações que são necessárias, princípios estabelecidos por Deus para seguirmos!

Ao contrário do que muitos fazem, apenas ir aos cultos nos domingos não é suficiente para gerar esse desenvolvimento, mas é preciso acolher a Palavra diariamente e ser rápido para colocar as instruções em prática.

Enfim, o que é desenvolver a salvação? É usar os meios que Deus nos deu para viver firme, constante e fervoroso.

A oração é um destes meios. Como está a sua vida de oração? Coloque força! É necessário, muitas vezes, você está reunido com pequenos grupos de amigos para orarem juntos. Não ande com qualquer pessoa, mas com alguém que tem a mesma motivação que você tem, de crescer espiritualmente, de conhecer mais a Deus.

Qual tipo de conhecimento você tem de Deus? De ouvir falar ou de íntima comunhão? O relacionamento por meio da meditação da Palavra e de tempo em oração é uma das formas que lhe ajudarão a desenvolver a sua salvação.

Um relacionamento forte não tem dúvidas por nenhuma das partes envolvidas. Um relacionamento só é forte quando há confiança de ambas as partes. Se você der lugar a dúvida sobre quem Deus é o que Ele falou, você não estará forte espiritualmente. Mas, os que confiam no Senhor, estes, se tornam inabaláveis.

Algumas pessoas na igreja estão atendendo apenas a uma parte daquilo que é ser cristão. Por que em parte? Porque vão para a igreja e pensam: se Deus tem algo pra mim, Ele vai me alcançar, vai acontecer. Isto é ser morno. Jesus disse que a temperatura espiritual morna é ruim e traz uma reação de vômito para Deus.

Muitos estão assim, mornos. Eles pensam: “eu não estou tão envolvido, mas também não estou profano”.

Como mudar isto? Imposição de mãos não resolve. Há um preço de entrega e renúncias individual, priorizando Deus.

Não é normal você ser tentado o tempo todo. Quem está sendo tentado constantemente é sinal de que está um pouco frio. Porque quem está desenvolvendo a sua salvação quase nunca é tentado, porque vive no temor do Senhor.

Alguns dizem: “pastor, eu sempre estou pensando em mulher”. Ou: “eu estou sempre preocupado, ou com medo, ou discutindo, etc.” Eu os pergunto o que está colocando diante dos seus olhos e ocupando os seus pensamentos?

Algumas mulheres podem dizer: “pastor, eu estou tentada a trair o meu marido”… Eu digo: “deixem de conversar com quem não deve e em vez de assistir as novelas, venham para o culto de oração e leiam a Bíblia, eu duvido que vocês continuem sendo tentadas!”.

“Assim, porque és MORNO e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar- te da minha boca; pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. Aconselho- te que DE MIM COMPRES ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas” (Apocalipse 3.16-18)

Essas três coisas nos ajudarão a desenvolver a nossa salvação:

– Riquezas segundo Deus, as riquezas interiores, os valores eternos;

– Santidade, pureza.

– Guardar os seus olhos para ver segundo Deus e somente o que agrada a Ele.

Esteja sempre fervoroso, intenso, consagrado, praticando a Palavra, ativo no reino de Deus e você estará desenvolvendo a sua salvação.

1 COMENTÁRIO

  1. Eu estava nesse culto quando foi pregada essa mensagem e foi impactante. Como DEUS abriu os olhos da igreja pra que a Salvação nos faça ir mais além. Deus abençoe a todos pra que isso aconteça e a igreja cresça e avance cada vez mais.

DEIXE UMA RESPOSTA