Verbo FM

Expressões do amor: sustentar e dar um passo para trás

por Klycia Gaudard


Você já teve a sensação que estava perdendo seu tempo ajudando alguém? Tem pessoas que demoram para dar retorno aos conselhos, orientações e feedbacks. Você fala e parece que elas não ouvem. Algumas vezes estamos investindo em um grupo, que está caminhando bem, e de repente uma pessoa esmorece, vai se desmotivando, para de dar resultado, então o passo precisa ser desacelerado por causa dela, talvez pare o processo e até afete o grupo.

São desafios que os líderes, pais, orientadores e amigos passam, mas como posso expressar amor quando todo este “retrocesso”, aparentemente, não me é retribuído em amor ou gratidão?

A primeira forma é ver como Jesus se comportaria. Já sabemos que ele contou uma parábola em que um pastor que conduzia um rebanho de 100 ovelhas, deixa as 99 quando percebe que uma se perdeu. E qual foi Sua reação? Colocá-la nos ombros (não puxou ou empurrou), carregou-a com cuidado e ALEGREMENTE (não com raiva ou murmurando). E quando chega em casa? Desabafou, reclamou? Não! Ele pediu que os amigos e os vizinhos também se alegrassem com Ele (Lucas 15.3-7).
Uau!

Ele não só falou sobre isso, mas andou nisso com Pedro, por exemplo. Quantos Pedros já passaram por nossas vidas, nos desafiando, fazendo o oposto do que ensinamos, intensos e, algumas vezes, sinceramente errados? Negaram nossos ensinamentos e até voltaram às práticas antigas. O pensamento de deixá-los para trás pode ter passado em nossa mente. Mas se soubéssemos que depois de um tempo, 3 mil se converteriam através de sua pregação??

A segunda forma seria que, independente dos resultados, devo sustentar, incentivar e investir nas pessoas. Sabemos que não dá para prever como vão se desenvolver, mas devemos dar uns passos para trás, se necessário, até voltar, passando por um caminho que já tínhamos avançado, se for para resgatar uma pessoa. Não de qualquer forma, mas colocando-a nos ombros, para que tenha uma nova perspectiva, uma visão de outro ângulo, e fazendo isso alegremente.

Afinal de contas, um dia Ele fez isso por mim e por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!