Verbo FM

Aprendendo com os experientes

Nesses últimos dias os Jovens terão visões, Deus está levantando uma geração de Jovens ousados, consagrados para levar a palavra de Deus em todos os setores da sociedade. Em toda Bíblia existem relatos de Jovens fazendo história, é normal que Deus exalte Jovens que tenha uma vida consagrada.

Podemos nos lembrar de alguns Jovens que revolucionaram sua geração, o jovem José  na idade de 17 anos recebeu uma promessa de ser um homem grandioso, e ainda jovem, na idade de 30 anos tornou-se Governador do Egito.  Davi , também na idade de 17 fui ungido Rei, e com cerca de 30 anos foi coroado Rei de Israel. Ester, uma jovem virgem, consagrada e obediente a seu tio Mordecai se tornou Rainha e assim pode livrar os judeus da morte. Daniel, um jovem consagrado a Deus, versado em toda sabedoria e conhecimento tornou-se príncipe na babilônia.

E outros  Jovens que tiveram seus nomes registrados na Bíblia, Josué, Calebe, Timóteo. E jovens que não tiveram seus nomes registrados, contundo sabemos que fizeram a diferença , lembra da menina que servia o herói de guerra Naamã ( 2 Reis 5) , na Bíblia não está escrito o seu nome, mas menciona o que ela disse a Naamã, que em Samaria havia um profeta que poderia curar-lhe da lepra. E foi exatamente o que aconteceu, o profeta Eliseu mandou aquele homem lavar-se sete vezes no rio Jordão e ele foi curado, aquela menina era uma mensageira de Deus.

É maravilhoso saber que fazemos parte dessa geração, Deus conta com Jovens Pastores, Ministros, escritores, enfermeiros, professores, engenheiros, diplomatas e tantos outros para revolucionar nossa geração, pregando a salvação, curando, libertando. Você pode se alegrar com essas boas novas!

Todavia , o fato de sermos esses Jovens não nos torna donos da verdade, os sabe-tudo, pelo contrário, quanto mais aprendermos, iremos mais longe.  Mas, eu percebo que é comum sermos levados por esse sentimento de orgulho, de vaidade, de acharmos que não precisamos de ninguém, de repente ousamos pensar que sabemos mais que os nossos pais, os mais velhos, os mais experientes, pensamos que sabemos mais que as pessoas que estão a mais tempo frutificando na Palavra de Deus.

É possível que tenhamos mais conhecimento do que cada uma dessas pessoas que acabei de citar, mas existe um tipo de sabedoria construída pelos anos de experiência, e essa sabedoria pertence às pessoas que estão frutificando antes de nós, que estão na jornada antes da nossa chegada. I Reis capítulo 12, nos conta como Israel foi dividida entre o Rei do Norte, conhecido por Reino de Israel , formado por dez tribos e Reino do Sul, conhecido por Reino de Judá, formado por duas tribos.

Quando o Rei Salomão faleceu, seu filho , Roboão assume seu lugar,  o povo o procura para que os impostos fossem reduzidos. O jovem Rei procura os conselhos dos mais antigos que serviram o seu pai, sobre o que deveria fazer, eles o aconselharam a prestar atenção aos pedidos do seu povo, tratando-os da forma correta. Contundo, Roboão também pediu o conselho de seus jovens amigos, e estes o aconselharam a governar com mão de ferro, aumentando os fardos, os castigos do povo . E o jovem Rei seguiu o conselho dos mais Jovens, deixando de lado a experiência dos mais antigos. E assim  Israel , insatisfeito com a postura do novo governo reagiu , e o povo foi dividido – dez tribos seguiram Jeroboão, um antigo inimigo do Rei Salomão, e duas tribos permaneceram sob o domínio do Jovem Rei Roboão.

Não é que os mais Jovens, as pessoas da nossa idade não tenham nada para nos ensinar, Daniel mesmo tinha três amigos, que andava com ele porque eram consagrados ao propósito de Deus, assim como ele. Paulo e Barnabé passaram um tempo, ajudando um ao outro no ministério. Não é disso que estou falando, mas perceba que os anciãos sabiam mais dos que os jovens amigos do rei Roboão. Precisamos ter amigos, parceiros em nossa jornada, mas é bom prestarmos atenção nos conselhos, nos exemplos dos mais velhos, e não mais  velhos apenas no que diz respeito a idade, também no que diz respeito a experiência.

Por conseguinte, alguns Jovens da nossa idade são mais experientes do que nós em algumas coisas e nós somos mais experientes do que eles em outras coisas. Logo, porque somos sábios iremos aprender uns com os outros. Iremos aprender a conquistar coisas que ainda não conseguimos, assuntos que não sabemos, ou simplesmente como permanecer firme na palavra de Deus depois de tanto tempo. E ensinaremos  o que sabemos , aquilo temos mais experiência.

Por mais que tenhamos conhecimento, que tenhamos um título de reconhecimento por nossas habilidades, que já estejamos amadurecidos não temos o direito de desprezar o conselho dos mais experientes, dos nossos pais, dos nossos líderes, nossos pastores, de pessoas mais antigas. Não resta dúvida que somos Jovens fortes, destinados ao sucesso, porém os mais velhos, os mais experientes estão na caminhada a mais tempo e podem nos instruir, nos ensinar , nos inspirar com sua vida.

Somos os novos jogadores do time dos mais que vencedores, mas precisamos aprender com os jogadores mais antigos como permanecer com a taça da vitória. Iremos mais rápidos porque o que vieram antes de nós abriram os caminhos, construíram ponte para passarmos.

É bem possível que os mais experientes não sejam os mais conhecidos, mas foram eles que desbravaram terras nunca antes conhecidas, sonhos nunca imaginados, foram eles que investiram em nossas vidas para que possamos ir mais longe. Eu sei que eu vou mais longe que os meus pais, que alguns líderes que passaram pela minha vida, mas eu louvo a Deus porque foram eles que investiram em minha vida.

O legado de uma geração é inspirar a próxima geração a ir mais longe, ensinando-a com sua experiência. E a responsabilidade dessa  nova geração é manter o troféu do que já foi conquistado , e conquistar novas coisas, novos sonhos.

Enfim, sejamos jovens espertos, ligados, que aprendem com os mais experientes. Lembre-se, José aprendeu com seu pai Jacó, Davi aprendeu cuidando das ovelhas do seu pai Jessé, Ester aprendeu com seu tio Mordecai, Daniel aprendeu com seus professores, Josué e Calebe aprenderam com Moisés,  e Timóteo aprendeu com Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!