Creia, fale e faça a sua parte

Postado em
0
385

por Luana Mayara

Todos nós desejamos desfrutar do cumprimento das promessas de Deus e, nessa caminhada, sabemos que tem a parte do Senhor, mas, por outro lado, tem a nossa parte. Pastor Bud sempre nos ensinou que as promessas de Deus são condicionais, que precisamos fazer a nossa parte. Muitas vezes, somos eufóricos, ousados e convictos em chamar a existência o cumprimento dos planos de Deus, contudo, no tocante a nossa parte, somos negligentes. Vivemos pela fé, mas a fé não é um comportamento irresponsável e descompromissado, ao contrário, quanto mais crescemos em fé, somos estimulados a viver uma vida diligente.

O justo viverá pela fé. Este é um estilo de vida em que pensamos, falamos e agimos de acordo com a Palavra. Não apenas falamos a Palavra, mas agimos de acordo com ela, com a instrução que o Espírito Santo está nos orientado, ou conselhos de pessoas mais experientes levantadas por Deus para nos ajudar.

Aprendi no Departamento Infantil que FÉ é “fazer existir”. Fazer é um verbo de ação, logo, temos três aspectos envolvidos: (1) Crer com o coração, (2) Falar com a boca, e (3) Agir pela fé ou fazer a nossa parte. Não é o fazer pela própria força, mas mediante a graça de Deus que opera dentro de nós. Somos convocados a ter uma atitude de compromisso, de responsabilidade, de ação.

Quando Deus fez a promessa à Abraão que dele faria uma grande nação e que todas as famílias da Terra seriam benditas nele, o Senhor também disse que ele deveria sair da sua terra, da sua parentela (Gênesis 12.1-3). A parte de Abraão era crer com o coração, chamar a existência o cumprimento da promessa, e também sair de sua terra, de sua parentela. O livro de Romanos enfatiza a fé de Abraão no aspecto crer e falar, o livro de Hebreus destaca que pela fé Abraão obedeceu a Deus e saiu de sua terra.

Sem se enfraquecer na fé, reconheceu que o seu corpo já estava sem vitalidade, pois já contava cerca de cem anos de idade, e que também o ventre de Sara já estava sem vitalidade. Mesmo assim não duvidou nem foi incrédulo em relação à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus! (Romanos 4.19,20 – NVI)

“Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo”. (Hebreus 11.8 – NVI)

Vivendo pela fé, iremos desfrutar do cumprimento das promessas de Deus. Mas, o que significa “viver pela fé”? Viver pela fé é crer com o coração, chamar a existência os planos de Deus e fazer a nossa parte. A “nossa parte” são ajustes de conduta, comportamento, pensamento, palavras, mudanças de hábitos, etc.

Como você se vê daqui a dez anos? O que o Espírito Santo tem falado ao seu coração sobre seu futuro? Você está fazendo sua parte ou apenas declarando que Deus faça a dele? Reflita um pouco sobre sua vida, seus hábitos; analise se você está vivendo comprometido com as promessas, fazendo sua parte, estudando se for o caso, entregando os currículos para o tão declarado emprego, andando em amor, melhorando um dia de cada vez. Decida cumprir as condições para o cumprimento das promessas!

A “nossa parte” é a plataforma para o cumprimento das promessas de Deus. Quando fazemos a nossa parte pavimentamos a estrada para o sucesso!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA