Cuidado nas associações

Postado em
2

Olá queridos, no texto de hoje o desejo do meu coração é que você seja edificado com um entendimento equilibrado sobre associações, relacionamentos.

Todos nós temos a necessidade de nos relacionar, de conviver com pessoas, partilhando alegrias e tristezas. Deus criou o homem para se relacionar consigo e uns com os outros. Mas, observando a palavra de Deus, nós iremos perceber que algumas conexões foram divinas, outras prejudiciais. Por exemplo, a associação entre Elias e Elizeu, Paulo e Timóteo, Paulo e Barnabé, Rute e sua sogra, Jesus e os 12 discípulos foi uma alavanca de crescimento, aumento e multiplicação. No entanto, a associação de Judas com os religiosos de sua época, de Israel com os povos sem aliança com Deus, Sansão e Dalila foi prejudicial.

As associações tem o poder de despertar o melhor ou pior de nós, e é por isso que não podemos ser imprudentes nas escolhas de nossas amizades. É necessário sermos guiados pelo espírito e usarmos do bom senso.

A nossa obrigação cristã é amar a todos com o amor de Deus. Agora, no que diz respeito a ser intimo, a deixar que pessoas participem da nossa vida privada é importante ser prudente! O próprio Jesus agiu assim enquanto esteve entre nós, observe que ele tinha o grupo dos 70, dos 12, e dentre esses, ainda tinha os mais chegados – Pedro , Thiago e João.

A verdade é que muitas das mazelas que tem acontecido no Corpo de Cristo está ligada as brechas que satanás encontrou nos relacionamentos, seja desequilíbrio ou pecado. Contudo, eu creio que se formos guiados pelo espírito e prudentes não iremos cair em armadilhas, mas saberemos até onde podemos ir com cada pessoa.

O mundo também tem um ditado interessante “Me diga com quem você anda e eu direi quem tu és!”, isso é fato! Até certo ponto podemos ser influenciados pelas informações que nos circundam, se andarmos com pessoas que falam fé, automaticamente essa será a nossa linguagem, o contrário também é verdadeiro. Se nos associarmos com pessoas que possuem um espírito critico, rebelde, alheio a sã palavra de Deus, com o passar do tempo os nossos princípios cristãos também se desvaneceram. Esteja disposto à ajudar todos , mas, quanto a sua intimidade, é necessário ser zeloso nas associações!

Observemos se as nossas rodas de conversa nos deixam mais parecidos com a Palavra de Deus, ou nos deixam com uma falsa aparência de cristianismo, semelhantes a sepulcros caiados , lindos por fora, mas vazios, cheio de morte por dentro.

Outra coisa, você não tem que andar necessariamente com os homens ilustres da terra, do ministério pra crescer, até mesmo porque nem todos terão acesso à esses homens, uma vez que, são muito ocupados, e já possuem suas próprias  associações. Se crescimento fosse determinado por andar com pessoas de relevante posição, a grande maioria de nós não teria progresso.

A associação com homens poderosos tem seu lugar de importância, mas não é ela que define se realmente iremos crescer no Senhor e cumprir o que ele tem pra as nossas vidas.  Se tivermos esse tipo de oportunidade, glória a Deus, senão, está tudo bem, temos habitando dentro de nós, a mais importante associação – a pessoa do Espírito Santo! Então, eu quero te dar um conselho, deixe que a conexão com essas pessoas aconteça naturalmente, se por acaso não acontecer, é porque Deus sabe o que é melhor pra você, e tem as pessoas certas pra te ajudar a crescer.

Umas das maiores lições que aprendi é que as melhores companhias pra minha vida são aquelas que ousam me dizer a verdade tão quanto está escrito na palavra de DeusLeais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos – Provérbios 27.6”

Porque amizade é como uma escada , ou você “sobe” em direção ao propósito, ou você “desce”, e se distância dos planos de Deus! As associações tem o poder de nos aproximar ou nos afastar de Deus.  Então seja criterioso, utilize o bom senso e seja guiado pelo espírito.

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Glórias Sejam Tributadas ao Nosso Deus por vc ter recebido essa revelação por experiëncia própria. E que traz crescimento e avanço em sua vida, ao ponto de transmitir a outros e servir de luz, para que não andemos nas trevas. Excelente!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA