Valorize a Palavra de Deus

Postado em
0
500

por Luana Mayara

Olá queridos.

Algo que o Senhor tem chamado minha atenção é sobre valorizar a Palavra de Deus. Quando aceitamos Jesus, ler, meditar, estudar a Bíblia é a nossa prioridade. A cada verdade reconhecida o nosso coração transborda de alegria. É uma característica dos novos convertidos serem empolgados com a Palavra, contudo, com o passar do tempo ficamos acostumados com ela de tal modo que a tratamos como um livro comum, as expectativas diminuem.

Sei que há a exceções, aqueles que depois de anos estão mais empolgados do que antes. Mas, em regra, ao longo da caminhada somos tentados a tratar as coisas que merecem prioridade como algo comum. Por vezes, estamos mais empolgados em ler livros de autores cristãos do que a própria Bíblia. Não sou contra os livros cristãos que, inspirados pelo Espírito, estão esclarecendo assuntos da Palavra de Deus. Desde sempre tenho procurado me alimentar com boas fontes. Mas, nesse texto quero reavivar a fome pela Palavra de Deus.

A Bíblia é um manual que contém princípios para vivermos uma vida digna diante de Deus e cumprirmos o Seu propósito para as nossas vidas. Ela nos revela Deus e Seu plano maravilhoso de Salvação para a humanidade. Diz quem somos em Cristo, qual é o nosso destino, nos alimenta com verdades libertadoras, traz refrigério sobre as nossas vidas.

Muitos cristãos estão perdendo o alvo, até mesmo se desviando porque deixaram de considerar a Palavra de Deus, de meditar, pensar, falar sobre o que está escrito. Diariamente somos bombardeados com informações negativas, com sentimentos contrários a vontade de Deus, e por isso, precisamos ser vigilantes, lavando a nossa vida pela água da Palavra, pois corremos o risco de retroceder como se jamais tivéssemos conhecido o Libertador.

A Palavra de Deus é a primeira forma Dele falar conosco, porque a Escritura é inspirada! Não temos os dons do ministério o tempo todo conosco nos ensinando sobre a vontade de Deus. Mas, temos o Deus da Palavra todos os dias morando dentro de nós, e Ele se revela por meio de sua Palavra. A maior pregação é a própria Palavra de Deus. Mas é interessante que, às vezes, estamos mais empolgados para receber de um homem ungido do que da Palavra Ungida e inspirada.

Não estou desprezando o valor dos cinco dons ministeriais, eles foram concedidos por Deus para nos ajudar a crescer. Mas, eu e você não estamos na velha aliança cujos homens e mulheres tementes a Deus só recebiam instrução e inspiração quando os reis, profetas e sacerdotes eram usados para transmitir uma palavra, uma direção. Estamos na Nova e Superior Aliança, na qual o próprio Deus, na pessoa do Espírito Santo, veio habitar em nós, e deseja pessoalmente nos instruir por meio de sua Palavra e do seu Espírito.

Precisamos priorizar o que é fundamental, essencial, aquilo que jamais irá se abalar – a poderosa Palavra de Deus. Veja o que o Apostolo Paulo afirmou sobre a Palavra:

“Toda a Escritura é divinamente inspirada e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”. (II Timóteo 3.16,17)

A Palavra de Deus é a receita do nosso sucesso aqui na Terra, ela nos ensina, repreende, corrige, nos habilita para toda boa obra em quaisquer áreas das nossas vidas, e por isso, é tão essencial valorizá-la.

Especificamente, quero chamar sua atenção para essa expressão “Educação na Justiça”, no original essa expressão denota o “treinamento que os pais dão as crianças”, formando seu caráter moral. Semelhante, a Palavra de Deus treina e molda o nosso caráter, preparando-nos para a toda Boa Obra. Quando meditamos na Palavra de Deus somos treinados pelo Espírito Santo para vivermos de modo digno do Senhor.

E para encerramos vejamos o que o salmista Davi falou sobre a Palavra:

“Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e, luz para os meus caminhos. A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples”. (Salmos 119.105, 130)

A Palavra é lâmpada porque ela ilumina o nosso presente, e é luz porque revela o nosso futuro! E se carecemos de entendimento, a revelação da Palavra de Deus nos concede! Fique empolgado com a Palavra, não a leia de qualquer jeito, não a trate como um livro comum. Esse é o livro mais poderoso de toda a Terra.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA