O Ministério do Espírito Santo

Postado em
0
831

por Manoel Dias

Quando Jesus falou do Espírito Santo, Ele falou de uma pessoa. É chegado o tempo que nós vamos romper com a doutrina do Espírito Santo, nós vamos conhecê-lo e ter comunhão com ele.

É Deus que opera tudo em todos. Ele quem energiza (I Coríntios 12)

Paulo estava corrigindo a igreja de Corinto e disse que orava em línguas mais do que todos. Ele abriu algo da vida devocional dele, e era nesse momento que ele recebia revelações e instruções da parte de Deus.

“Porventura começamos outra vez a louvar-nos a nós mesmos? Ou necessitamos, como alguns, de cartas de recomendação para vós, ou de recomendação de vós?

Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.

Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.

E é por Cristo que temos tal confiança em Deus;

Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,

O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.

E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,

Como não será de maior glória o ministério do Espírito?” (II Coríntios 3.1-8)

O ministério do Espírito Santo é por dentro, não tem como ser por fora pois somos o templo da Nova aliança, a casa de Deus. Paulo faz contrastes entre o Velho e o Novo Testamento. Ele fala sobre o ministério da morte, em tábuas de pedra, e o ministério do Espírito, cujas tábuas são o nosso coração. Por isso, experimentamos o avivamento. É como se saíssemos da nossa própria esfera e entrássemos no que Deus preparou para nós.

Tem visões de Deus que são a curto, médio e longo prazo e, por isso, precisamos ter um elemento chamado perseverança. Precisamos nos manter fervorosos, porque com o passar do tempo, muitas vezes as promessas de Deus acabam caindo no esquecimento para nós. O Espírito Santo quer abrir gavetas espirituais e quer mostrar coisas que você esqueceu. Quer te ajudar a superar decepções que tomaram a tua mente, ao ponto de cobrir seu entendimento como cortinas. Vamos descortinar e voltar ao plano de Deus para nossas vidas!

Fogo, água e vento em operação são símbolos da atuação do Espírito Santo. Porque Deus escolheu a festa de pentecostes para marcar a chegada do Espírito Santo?

Conhecemos o dia de pentecostes como o dia em que o Espírito caiu.

O que foi escrito nas tábuas regeu Israel por muitos anos. Aquilo que aconteceu no monte, aconteceu com 120 homens e mulheres, mas não era mais nas tábuas de pedra, era Deus tratando cada coração. Agora eles estavam debaixo da influência daquilo que o Pai tinha preparado para eles.

No ministério de Jesus, havia uma rendição ao Espírito Santo. Se o cabeça se submete à atividade do Espírito Santo, quem somos nós para dizer não?

O fogo que estava nas tábuas de pedra agora está em nosso coração. Avivamento é quando reconhecemos esse fogo e nos rendemos. Existe algo para você fazer, não se trata do “seu” ministério, mas do ministério que Deus tem pra você. Paulo incentivava Timóteo a avivar o dom que havia dentro dele, não deixar apagar. Existe uma chama que precisamos ativar.

Foram os passos de obediência na vida de Paulo que fizeram ele alcançar grandes feitos para o Senhor. Vamos cultivar uma vida de comunhão com o Senhor e, quando você menos esperar, o querer e o efetuar de Deus vai ser construído dentro de você.

Se na Velha Aliança Moisés resplandecia e a glória desvanecia, na Nova Aliança, à medida que caminhamos com o Senhor, a glória vai resplandecer ainda mais em nós.

Assim como Daniel que revelou o sonho e o significado a Nabucodonosor, e reconheceram que o revelador de mistérios era com ele, saiba que o revelador de mistérios é com você!

Se é possível sermos cartas vivas de boca fechada, imagine quando abrirmos a boca.

É preciso restaurar a vida devocional. O Senhor vai se revelar a você pela Palavra, coisas vão ser desembaraçadas, respostas vão vir e pensamentos inflamados vão se desmanchar. Avivamentos particulares. Vão chegar dias que vai ser só você, a Bíblia e o Espírito Santo, então,  haverá uma atividade celestial; vai ser tão grande que, além de cobrir a sua própria vida, o Senhor vai cobrir a vida de outras pessoas através de você.

Se o ministério da condenação houve uma glória, como não será de maior glória o ministério do Espírito Santo?

Grandes ministérios começam na vida particular, no quarto. Começam por dentro.

E acabando Salomão de orar, desceu o fogo do céu, e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do SENHOR encheu a casa (II Crônicas 7.1).

Se você se inclinar, Deus vai levar você de uma profundidade à outra. Se você ignorar isso, vai ser difícil retornar e virá uma frustração, um senso de prejuízo, porque o Espírito ia te acrescentar coisas.

Talvez não aconteceu nada até hoje, mas Deus está preparando algo para derramar sobre você. Para receber isso, você precisa estar no lugar certo, na hora certa e com a atitude certa, uma atitude de humildade.

Quando Paulo fala de oferecer sacrifício vivo, trata-se de uma entrega total. Quando nos apresentamos como sacrifícios vivos, Deus responde com fogo e glória. O ministério do Espírito, pentecostes e o fogo é aqui e agora.

Se você ficar no espírito de letargia, vai acabar resultando em morte espiritual. Assim como Jesus dizia que ajuntava seus filhos como uma galinha acolhe os pintinhos, nesta manhã ele diz: “Igreja, se submeta ao Espírito Santo, para que eu execute as coisas que tenho planejadas para vocês”.

O Espírito vai fluir de você e a presença de Deus vai ficar tão forte, ao ponto de você impactar pessoas apenas chegando perto delas. Se o ministério do Espírito era forte no ministério da lei, quanto mais agora, no ministério da graça!

*Trechos da mensagem do Manoel Dias no Acampamento Verbo da Vida 2018 em Campina Grande-PB.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA