Verbo FM

Diga não ao desperdício

Vejamos este versículo em Provérbios: “O que é negligente na sua obra é também irmão do desperdiçador (Provérbios 18 .9).

Muitas vezes, o que temos está escorrendo pelos nossos dedos por pouca coisa. Devemos ajustar a nossa vida aos nossos compromissos. Honrar as contas em dia e ser pontual com as nossas coisas.

Como está a revisão do seu carro? Essa é uma responsabilidade sua. Manter seu carro funcionando em ordem. Uma troca de óleo não é tão cara se compararmos aos danos causados pela falta dela. O que você economiza, sendo organizado, vai compensar mais tarde. Fora a segurança que você está oferecendo para a sua família.

E a conta no banco? Você tem sonhado com aquele vermelho do cheque especial?

Muitas vezes, precisamos apenas de um pouco de disciplina para lidar com essas questões bancárias. Determine para você mesmo não entrar no vermelho. Não fazer uso de recursos caros que você pega e paga alto por eles.

Estabeleça um nível de cuidado e disciplina para você. Determine um padrão para você mesmo e não o ultrapasse.

Pastores, se vocês não conseguirem fazer isso na sua vida pessoal, vocês terão problemas na igreja também. Vocês reproduzirão na igreja o modelo que você utiliza em suas contas pessoais em casa. É inevitável. Volto a dizer: temos que governar bem a nossa própria casa.

Outra coisa comum: há pessoas que o carro só anda com o combustível na reserva. Eu não sei se isso acontece com você ou não. Essa é também muito mais uma questão de visão do que de dinheiro.

Talvez você pense: “Ah Renato, você não sabe da minha condição financeira”.

O que você precisa é de dinheiro para encher o tanque uma vez. Por que ao invés de você ficar completando a reserva, você não fica completando para encher?

Se você ficar continuamente trabalhando na reserva, fatalmente irá estourar a bomba de gasolina. Então, você vai ter uma despesa para consertá-la que deveria ser a despesa do seu tanque cheio. Encha o tanque uma vez e depois fique apenas completando semanalmente, você não desperdiçará tanto e preservará o seu carro.

Isso tudo é visão. Que você levará para a sua casa, para a igreja, para os departamentos que você lidera, para o seu emprego, para tudo que você fizer na vida. Tudo começa em casa.

Você pode melhorar em todas essas coisas. Existe uma margem de crescimento para todos nós, tanto em mudanças que precisamos fazer quanto em melhorarmos a nossa organização. Ao corrigir falhas, você vai se aperfeiçoar. Ficando, assim, mais perto de explorar todo o potencial que existe dentro de você.

Você é filho de Deus. Você é muito rico, muito poderoso em Deus. Acredite nisso! Nós somos muito qualificados espiritualmente para viver no nível em que ainda estamos naturalmente. O que eu quero dizer com isso? Que tenho que buscar coisas maiores, mais excelentes. Temos que buscar níveis de maturidade maior.

Estou falando de uma estrutura espiritual que vai colocar você em condições de receber de Deus responsabilidades maiores do que as que você já tem.

Talvez algumas mulheres estejam dizendo agora: “Você está repetindo para o meu marido tudo aquilo que eu falo para ele”. Mulher, se coloque na posição de ajudadora e auxiliadora, porque a família é uma coisa só. Aquilo que for o resultado da atuação do seu marido vai refletir sobre você. Então, procure ajudar da melhor maneira que você puder e não ficar cobrando-o.

Eu, de vez em quando, pergunto para a minha esposa: “Meu bem, aonde eu posso melhorar? O que eu posso fazer para ser um marido melhor?”. Eu não sou perfeito. É importante que você seja avaliado não somente no ministério, mas em casa também.

Os candidatos ao ministério devem governar bem a sua própria casa. Isso significa que temos que entrar nos detalhes de como o “camarada” trata a família dele.

Podemos ser avaliados pela nossa família e pelos nossos filhos também. Temos que ser abertos para ouvi-los e saber o que é importante para eles.

Líder, as pessoas que estão sendo atendidas debaixo da sua liderança precisam ser atendidas nas suas necessidades. Para isso, você tem que ser aberto, pronto e disponível.

Na sua casa, os papéis são bem definidos? Você tem a sua função como marido de maneira clara? Você já sentou com a sua esposa e  filhos e estabeleceu as responsabilidades de cada um? Dose as responsabilidades na medida da maturidade de cada um, mas, faça algo!

Você precisa fazer isso! Organize-se mais e desperdice cada vez menos, principalmente o seu tempo, aproveite bem ele. Seja uma bênção para a sua família, para o corpo de Cristo, para todos a sua volta e, também, para si mesmo.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!