A importância de congregar

Postado em
0

por Renato Gaudard

Certa vez, ouvi de um motorista de aplicativo a seguinte frase: “Eu não congrego, mas nunca deixarei o Senhor”. Será que é realmente importante o congregar? Nesta noite, falaremos mais à respeito desta importância.

Existem muitas pessoas que estão relativizando o compromisso de congregar, acreditando que não é importante essa prática. Alguém que se isola da igreja é semelhante àqueles que praticam a apneia, acham que podem passar muito tempo debaixo d’água, porém, logo mais, precisarão submergir para conseguir oxigênio. Sendo assim, da mesma forma que  os nossos pulmões precisam de oxigênio, nós precisamos congregar. Não podemos ter o entendimento de que podemos viver uma vida cristã sem congregarmos. A igreja foi criada por Deus para que nós possamos crescer em unidade.

Ser igreja é lidarmos com as adversidades, com as diferenças com os nossos irmãos. Não existe igreja perfeita! Se a encontrarmos e formos para lá, ela deixará, na mesma hora, de ser. Por outro lado, se estivermos nesse lugar de crescimento que é a igreja, de fato nós cresceremos em todas as áreas de nossas vidas. Sendo assim, quando estamos participando dos cultos, necessitamos ter a consciência de que devemos ouvir não o que queremos, mas o que precisamos.

O apóstolo Paulo no livro de 1 Coríntios 11.1-2 e 17, fala a respeito do comportamento dos cristãos da Igreja de Corinto, a respeito do congregar. Ele diz: Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei.” 

“Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior.”

Em um primeiro momento, o apóstolo Paulo louva os cristãos daquela igreja, pois guardaram os preceitos dados por ele. Mas em outro momento, não os louva, pois não se ajuntam para melhorar, mas para piorar. Muitas vezes, focamos apenas nos cultos, nas ministrações e louvor, mas não prestamos atenção em nossos irmãos e em suas necessidades.

Sendo assim, quando vamos para igreja estamos prontos para ouvir algo que não queremos ouvir? Nós vamos para igreja com essa mentalidade? É com essa disposição que devemos vir a igreja. Se nos comportamos desta maneira, seremos abençoados. A correção é difícil no início, mas se a considerarmos, usufruiremos dos seus benefícios. Existem coisas que só serão identificadas em nossas vidas se formos para a igreja, por isso da importância do congregar. O fato de congregarmos nos fará enxergar as áreas de nossas vidas que precisam de melhoria.

Quando estamos na igreja, não é suficiente estarmos somente prestando atenção ao que acontece no culto, precisamos também amar os nossos irmãos, considerando-os da maneira correta. Devemos reconhecer a importância de quem senta ao nosso lado, procurando servir-los com nossos dons e talentos. Isso aconteceu com a igreja de Corinto. Ela era aprovada sobre os ensinamentos de Paulo, todavia não prestava atenção às necessidades dos irmãos. (1 Coríntios 11.33)Todas as orientações que aprendemos de Deus, são para nos trazer para perto d’Ele e dos nossos irmãos e não para nos excluir.

Deus quer que vivamos a vida cristã em comunhão uns com os outros, amando e considerando cada um deles. Se vivermos de maneira isolada, não viveremos as bênçãos de congregarmos. Existem coisas que só conseguiremos fazer se estivermos na igreja junto com nossos irmãos.

Mais adiante, o apóstolo Paulo fala a respeito da importância dos nossos irmãos no ato de congregar:

Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação” (1 Coríntios 14:26).

Lendo este versículo, podemos entender que podemos ser abençoados através da vida dos nossos irmãos. Quando todos estão envolvidos no culto da maneira certa, podemos abençoar e sermos abençoados através dos nossos irmãos. Quando nos reunimos, existem salmos, doutrinas, revelações e interpretações para benefício de todos. Com isso, podemos usufruir desses benefícios. Que sejamos atentos também às necessidades dos nossos irmãos!

Existe poder na unidade, que Deus pode manifestar nas nossas vidas!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA