Verbo FM

Justiça, paz e alegria

por Renato Gaudard

Sempre que nos expomos à Palavra, ela produz algo poderoso em nós e nos tornamos maduros.

Estamos em fevereiro de 2021, daqui a um mês vamos completar um ano que a pandemia começou. Um ano em que tivemos experiências inesperadas e inusitadas ao longo de 2020. Algum dia você imaginou que o ano passado pudesse ser como foi? Acredito que, assim como eu, você encarou muitas coisas novas ao longo de 2020, mas nós estamos aqui, estamos bem e vamos ficar ainda melhores.

Em março do ano passado, estávamos no Ministério Verbo da Vida e houve avalanches de decretos que fizeram as empresas fecharem, me recordo que nos reunimos com os colaboradores e o nosso apóstolo Guto Emery falou: “Nós vamos passar por esses dias como uma grande aventura da fé. Sem medo do que está por vir, não vamos perder a nossa alegria e a nossa paz”. E foi assim que nós iniciamos o ano de 2020, dentro daquele contexto de pandemia, entendendo que qualquer coisa que acontecesse, lá fora, não ia nos afetar por dentro.

Não vamos perder a nossa alegria a nossa paz. E nós respeitamos todos os decretos e continuamos avançando e crescendo, não fomos freados naquilo que entendemos ser a vontade de Deus, levar a palavra de Deus para o Brasil e para o mundo.

Mesmo com todas as restrições de não podermos nos reunir presencialmente, mesmo assim, em 2020, o ministério debaixo dessa visão, viu nascer 42 igrejas.

Infelizmente, houve igrejas que fecharam. Mas quando nos levantamos com a disposição de passar por esses dias, como uma grande aventura da fé, de fato, não perdemos nem alegria e nem a nossa paz e, com isso, abrimos o caminho para o agir de Deus, com aquilo que está proposto a nós.

De março a julho, quando as igrejas não puderam abrir, vimos mais 10 igrejas nascerem, não sei como aconteceu, mas foi exatamente assim. Só podia ser Deus!

O que é impossível para Deus?

Não posso subestimar Deus e nem aquilo que Ele pode fazer através de mim, enquanto eu estiver firme e confiando nessa Palavra. Nós crescemos e estamos maiores, e não falo em números, mas no que Deus construiu em nós, estamos mais maduros. Essa foi a nossa experiência de fé, mas você sabe o que o mundo viveu, o que aconteceu lá fora, lá foi um tempo de desespero e aflições, agonia e morte.

O mundo está de mal a pior, mas nós temos que ir de bem a melhor, porque não fazemos parte desse reino.

Você foi liberto do império das trevas e agora está no reino de Deus e esse reino é justiça, paz e alegria no Espírito Santo. De que forma você tem que viver nos dia de hoje? Em justiça, paz e alegria. Essa é a sua condição, sua localização espiritual, você não está sendo transportado, esse é o seu lugar de hoje. A sua posição em Deus como um justo perfeitamente restaurado, diante do Senhor, não há nada que interrompa a sua comunhão com Ele, você está livre, em alegria e paz.

O que talvez as pessoas lá fora estão procurando é paz, as pessoas precisam do que você tem, do que você carrega por dentro. Paz, e paz é ausência de destruição. Quem tem a paz de Deus nada teme. O que o deixa atemorizado? aperreado? Nada!

Você carrega esse poder dentro de você para andar como um justo em perfeita paz e alegria.

“Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz” (Efésios 6.10 – 15).

Paulo nos mostra que devemos ficar firmes contra as ciladas do diabo. Paulo fala de aspectos da vida cristã e ele fala sobre calçar os pés com a preparação do evangelho da paz.

Os soldados romanos precisavam dos calçados corretos, esse calçado os protegia, essas botas protegiam e os mantinham firmes na caminhada, mesmo que andassem em terrenos difíceis, esse calçado os mantinham firmes, da mesma forma, a paz de Deus vai manter os seus pés firmes, protegidos e guardados.

Você já viu alguém vivendo sem paz? Alguém sem paz é alguém inquieto, com o coração atribulado, com ansiedade. Pisar em lugares que incomodam a sola dos seus pés é um incômodo, uma agonia, inquietação, é exatamente assim que se comporta alguém sem paz no coração. Quando a gente pisa  em um terreno que produz desconforto, é como um cristão sem paz.

Quando você anda sem paz, anda em total desconforto, você não consegue dar passos largos, seus movimentos são curtos e rápidos, você gasta muita energia e produz pouco resultado.

Um homem que anda em paz sabe que seus pés estão guardados e protegidos, ele sabe que não sofrerá dano algum, porque  está com os pés guardados e isso é andar em paz. Deus tem uma vida de paz para você. Nada de tumulto, agonia, ansiedade, você não precisa temer o futuro.

Não importa o que virá, porque a paz de Deus está guardando você.

Não andeis ansiosos de coisa alguma.

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês” (Filipenses 4. 6 -9).

Você quer saber como amadurecer essa vida de paz? Não ande ansioso e aflito por nada. Nós temos os caminhos para que a paz de Deus e o Deus da paz esteja conosco. Creia na paz de Deus e no Deus da paz em sua vida em 2021. Esse ano o diabo vai  encontrá-lo bem calçado e você preparado para pisar e avançar, você não vai recuar, mas vai avançar.

Um homem de Deus sem paz pode estar vivo, mas sem condições de avançar, mas em paz você vai crescer e progredir. Em 2021 o seu ano será de paz!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!