Verbo FM

Só os fortes fogem


“Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra. Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra” (2 Timóteo 2.20-21)

Em outra versão está escrito: “há vasilhas para serem usadas a fim de servir os hóspedes, as quais são feitas do mais puro ouro… se você se afastar do pecado, será uma vasilha dessa”.

O que poderia nos fazer não ser úteis ao nosso possuidor? Mesmo Deus tendo um grande plano para a nossa vida, é possível alguns de nós sermos achados como inúteis para realizá-lo.

Nos versículos 15, 16 e 22 neste mesmo capítulo, Paulo nos deu algumas instruções de como sermos úteis ao nosso possuidor. Precisamos nós mesmos nos apresentar como obreiros aprovados, sem que nada na nossa vida nos envergonhe como cristãos, devemos manejar bem a Palavra da verdade, assim como evitar falatórios inúteis e profanos. Mas também, ele escreveu que necessitamos FUGIR da impureza, das paixões da mocidade e seguir a justiça, a fé e o amor.

Então, amados, é preciso fugir de qualquer coisa que nos provoque ou nos motive a pensar e agir errado. Paulo também falou aos Coríntios sobre isto: “Fugi da impureza”.

Infelizmente, muitos, por se acharem, ou até mesmo por serem, fortes na Palavra, na doutrina, se acham também fortes para enfrentar o que não deve ser enfrentado. Paulo não disse para resistirmos às impurezas ou às paixões da mocidade. Ele disse: FUJA! Você resiste ao diabo, mas você foge das tentações.

Não se aproxime de situações, pessoas ou coisas que poderão lhe levar a pecar. Use a sua força e o seu conhecimento da Palavra de Deus para fugir e não para ficar tentando confrontar. Os fortes fogem!

Paulo disse: “se alguém a si mesmo se purifica”… O fato de que não é Deus quem vai nos limpar deve ficar claro para nós. É a gente que se purifica. O crente deve ser como aqueles eletrodomésticos auto-limpantes. É preciso se manter limpo.

Tem muita gente chamada. Pessoas cheias de unção disponível para elas, mas não estão desfrutando dela porque as mesmas não estão limpas.

Se você recebe um hóspede em sua casa, você vai usar o quê para servi-lo? Aquilo que for do melhor material, mas que, principalmente, estiver limpo! Deus vai usar aqueles que estiverem limpos.

Alguns podem até estarem sendo usados, mas se não se mantiverem limpos, deixarão de ser! Talvez alguns em quem as pessoas colocam muitas expectativas, não possam ser úteis, porque não estão se purificando ou se mantendo limpos.

Almoçando com o Pr. Eliezer Rodrigues, ele comentou que se lembrou de algo que o Pr. Marquinhos sempre dizia, e é uma verdade. Ele costuma falar: Muitas vezes, quem a gente pensa que é, não é. E quem a gente pensa que não é, esse é.

Então, sejamos aqueles que são úteis ao nosso possuidor. Sejamos vasos de honra! Seja forte e fuja de tudo que possa lhe contaminar.

*Transcrição de uma mensagem ministrada por Renato Gaudard para os funcionários e colaboradores do MVV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!