Verbo FM

A Palavra nos cura

por Suellen Emery

Tenho pensado há um tempo sobre essa sobrecarga de atividades que vêm sobre a esposa do pastor, professora e diretora das escolas e, sei que é muita coisa, isso acarreta estresse pelas pressões. Temos observado uma onda de depressão na igreja e no mundo.

Existem causas da depressão. Depressão é uma reação natural a perda e, às vezes, esse sentimento se torna intenso e retira as pessoas da vida normal. Acontece por muitos fatores, inclusive alterações hormonais. Até a falta de ômega 3 podem levar a pessoa a não controlar o seu humor.

Percebo que existem muitas pressões no ministério, pessoas podem decepcionar você e, isso, às vezes, pode lhe causar desânimo, têm pessoas que sempre dão problema e você tem que sempre estar renovando o seu ânimo. Isso cansa as pessoas, algumas vezes. Essa tristeza, vem para as esposas de pastores.

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida”
(Provérbios 4.23)

A nossa fonte de vida é por dentro. Não podemos olhar apenas para o exterior, o que importa no ministério não é a estrutura física, mas as pessoas, elas são o tesouro de Deus, sem elas não existe igreja, se a gente desanima em estar investindo nelas, perdemos o propósito.

Por causa dessa pressão, tem ficado mais pesado trabalhar na obra, mas existe um refrigério na Palavra. Existe uma graça no ministério. Mas, às vezes, não estamos usufruindo desse poder que está disponível para nós, essa graça não vai funcionar automaticamente.

“Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos pros­perarão e você será bem-sucedido”
(Josué 1.8)

Não pense que a nossa vida vai funcionar no automático, precisamos recarregar as baterias com a oração em outras línguas. A meditação na Palavra é essencial. Se você quiser ser bem sucedida precisa ter uma vida no espírito, se fortalecendo. Meditar é preparar alguma coisa, amadurecendo longamente.

A meditação na Palavra é ler um versículo e ficar pensando, meditando nele, lendo, pensando, meditando o dia inteiro, mastigando aquelas palavras. Até que aquilo vai cair no seu coração e ali a fé será estabelecida e, ninguém pode roubar de você e vai funcionar na sua vida.

A Palavra não funciona apenas para coisas materiais, a Palavra precisa lhe melhorar por dentro, para que você possa ajudar outras pessoas na sua igreja. Você não precisa ser perfeita, estamos caminhando, mas a Palavra vai nos fortalecer.

O que sai da sua boca denuncia a sua saúde espiritual. Ouça as suas palavras, qual a sua confissão? Precisamos nos fortalecer. Meditar na Palavra traz sucesso, porque a Palavra contém os pensamentos de Deus.

Ter a mente de Cristo é ter uma mente renovada e, isso não é adquirido pela confissão, mas pela renovação da sua mente, ou seja, mude seus pensamentos e terá a mente de Cristo.

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”
(Romanos 12.2)

Como mulheres, precisamos aprender a descansar na Palavra. Se você prestar atenção, muitos problemas que você tem não são seus, são problemas dos outros que você pegou para si.

Precisamos lutar e resistir contra sintomas. Confesse a Palavra, crucifique a sua carne. A falta da prática da Palavra nos traz muitos problemas.

Não podemos ler a bíblia só pra pregar. Precisamos nos alimentar espiritualmente, porque quando o dia mau chegar podemos estar despreparadas. Ore em línguas, você pode orar em línguas executando outra tarefa, isso fará você alimentar seu homem interior.

Essa confusão e falta de paz são consequências da falta da Palavra. Sem os pensamentos de Deus você não guarda a Palavra.

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas”
(Filipenses 4.8)

Tenho me treinado a prestar atenção nos meus pensamentos. Quando vêm de Deus, de fora ou de mim. Precisamos nos treinar, uma informação segura vem do seu espírito. Isso você aprende com a prática. O mundo está tão agitado que ouvimos muitas vozes e, precisamos identificar a voz do nosso espírito nos dando informações.

Quando você confessa a Palavra você derrota satanás. Reaja com a Palavra.

“O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu disse são espírito e vida” (João 6.63)

O espírito de Deus está em você. Cuidado do que você fala e no que você faz.

Eu lhe desafio. A sua vida vai mudar se você ler, meditar na Palavra e orar em línguas.

A Palavra de Deus nos cura!

*Trechos da mensagem de Suellen Emery na reunião para esposas de pastores durante a Conferência de Mulheres Verbo da Vida em Campina Grande-PB – Outubro 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!