Princípios éticos

Postado em
0

Por: Suellen Emery

Ética é algo estabelecido para toda humanidade. São os limites e o respeito que devemos ter com o nosso próximo. A ética rege o padrão de comportamento das pessoas mesmo em culturas e países diferentes. Cada uma tem seu padrão de ética. Afinal, as regras da ética podem variar de acordo com crenças e culturas dos lugares. Muitas coisas que para nós é ético e correto em outras culturas podem nãos ser. Pode até ser crime nesses lugares.

Alguns cursos universitários a disciplina ética é recomendada, porque precisamos aprender a nos comportar eticamente na sociedade, porque muitas vezes, as pessoas não tem princípios éticos, principalmente aqui no Brasil, infelizmente, nós não vemos muita ética na conduta humana.

Quando estamos na Europa, por exemplo, você vê claramente no comportamento das pessoas e isso você percebe só observando o convívio com os europeus por alguns dias. Os americanos também são éticos, em especial nessa questão de honestidade. Aqui no Brasil é muito fácil sermos enrolados, trapaceados, e trapacear também. Isso é algo tão normal aqui que tiramos de letra.

Se você esquecer uma bolsa em um lugar pode voltar que ela estará lá no mesmo lugar. A não ser que tenha algum estrangeiro na área. Infelizmente. Certa vez, eu estava com a missionária Luciana na França e ela esqueceu o ipad dentro do metrô. Quando descemos ela percebeu que tinha esquecido. Voltamos lá, fomos para a próxima estação (que tínhamos passado) e quando chegamos lá o ipad estava na estação. Ou seja, ninguém roubou. Um funcionário entrou no metrô e pegou deixando disponível para ela vir pegar. Se fosse aqui no Brasil, era perda na certa a não ser que Deus estivesse guardando o objeto.

Tudo é uma questão de mentalidade e nós cristãos precisamos mudar a nossa mentalidade. Não é só a renovação da mente para prosperidade. As vezes, cremos em um carro, uma casa, em morar em um lugar melhor, ou adquirir bens de qualquer forma e exercemos a nossa fé, mas a nossa fé é para todas as áreas da nossa vida inclusive para o nosso crescimento espiritual, para o nosso convívio com o próximo.

O conceito de ética diz que é o conjunto de valores morais. E princípios ideais da conduta humana, sendo assim devem ser observados porque vão trazer para humanidade uma situação mais confortável, porque é o ideal de conduta.

A ética promove um bom convívio nosso em casa, na escola, no trabalho em qualquer lugar que estivermos em grupos precisamos ter princípios.

Existem alguns valores que estão se perdendo no tempo e nem se considera mais hoje em dia. Hoje, as crianças não ensinadas a dar um bom dia, boa tarde, e quando vemos alguma fazer isso raramente, falando como adultos, nos assustamos e admiramos, por que? Porque são coisas que não são mais ensinadas.

No ambiente de trabalho, por exemplo, existem pessoas diferentes, com criações diferentes de famílias diferentes com princípios diferentes. E começam os confrontos acontecerem. Por isso, precisamos praticar os princípios para ter com o próximo uma boa convivência.

No ponto de vista da filosofia a ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. Em toda sociedade existe um código de ética que são formados por diretrizes.

Portanto, em todo lugar existem regras. Eu dou a matéria ética na Escola de Ministros e uso para os alunos o exemplo das regras estabelecidas para eles como exemplo. Porque em todo lugar que você for seja na sua casa, na família, no trabalho, nas escolas, as nossas crianças nas escolas precisam de regras, na sociedade precisamos de regras para que possamos viver de maneira organizada. O ser humano precisa de limites.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA